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Fox transmite Super Bowl no Tubi como parte de estratégia para ampliar streaming

Publicado 04/02/2025 • 10:24

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • A última vez que a Fox Corp. transmitiu o Super Bowl, a emissora chamou atenção com comerciais sobre seu serviço de streaming, o Tubi.
  • Neste ano, a empresa decidiu dar um passo ainda maior ao disponibilizar gratuitamente o maior evento do futebol americano em sua plataforma de streaming com anúncios.
  • “Não se trata de surpreender os espectadores, mas sim de consolidar nossa credibilidade — ser um serviço com capacidade para transmitir o Super Bowl”, disse Nicole Parlapiano, diretora de marketing do Tubi.
Los Angeles Rams e the New England Patriots, em 2019

Los Angeles Rams e the New England Patriots, em 2019

Ryan Kang/NFL

A última vez que a Fox Corp. transmitiu o Super Bowl, a emissora chamou atenção com comerciais sobre seu serviço de streaming, o Tubi. Neste ano, a empresa decidiu dar um passo ainda maior ao disponibilizar gratuitamente o maior evento do futebol americano em sua plataforma de streaming com anúncios.

“Não se trata de surpreender os espectadores, mas sim de consolidar nossa credibilidade — ser um serviço com capacidade para transmitir o Super Bowl”, disse Nicole Parlapiano, diretora de marketing do Tubi.

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O Tubi exibirá a mesma transmissão do Super Bowl da Fox, incluindo os comerciais. Embora a maior parte da audiência ainda esteja na emissora principal, a transmissão do jogo na plataforma indica que a Fox está apostando alto em seu serviço de streaming.

O Tubi oferecerá duas transmissões da partida entre o atual campeão Kansas City Chiefs e o Philadelphia Eagles, que acontece no domingo: a principal, da Fox, e a versão em espanhol, da Fox Deportes.

Além do pré-jogo, a plataforma também contará com um evento exclusivo no tapete vermelho antes da partida, voltado para os espectadores que se interessam mais pelas aparições de celebridades, pelo show do intervalo e pelos comerciais.

O aplicativo do Tubi, disponível em todos os dispositivos de streaming, televisores e celulares, passou por uma reformulação temática em razão do Super Bowl desde a semana passada. Agora, os usuários podem assistir a jogos passados do evento, apresentações do intervalo e outros conteúdos relacionados à NFL.

O que é o Tubi?

As empresas tradicionais de mídia têm enfrentado desafios para tornar seus serviços de streaming por assinatura lucrativos, já que os consumidores estão deixando os pacotes de TV paga. Muitas dessas empresas recorreram aos esportes ao vivo, especialmente à NFL, para fortalecer suas plataformas.

A Fox, no entanto, adotou uma estratégia diferente com o Tubi — pelo menos até agora.

O grupo adquiriu o serviço de streaming em 2020 por cerca de US$ 440 milhões (R$ 2,5 bilhões).

Enquanto concorrentes como a Paramount Global compraram o Pluto e a Comcast adquiriu o Xumo para impulsionar suas plataformas de streaming, a Fox manteve o Tubi como sua principal aposta e evitou lançar um serviço por assinatura.

“O Tubi saiu praticamente do zero há quatro anos para se tornar um ativo relevante para nós”, disse Steve Tomsic, diretor financeiro da Fox, durante uma teleconferência com investidores em novembro.

Diferente de gigantes como Netflix, Max (da Warner Bros. Discovery) e Disney+ — que funcionam com assinaturas —, serviços como Tubi e Pluto são gratuitos e sustentados apenas por publicidade.

Eles oferecem uma grade de canais que lembra os guias de TV tradicionais, além de uma vasta biblioteca de filmes e séries. O Tubi também investe em produções originais, mas em escala muito menor que a Netflix, que destina bilhões para esse segmento. Além disso, plataformas como Tubi e Pluto raramente transmitem esportes ao vivo.

A audiência e a receita do Tubi vêm crescendo gradualmente.

Em 2022, a receita do serviço ultrapassou pela primeira vez a arrecadação publicitária da Fox Entertainment. No ano seguinte, o Tubi entrou no relatório “The Gauge”, da Nielsen, que mede mensalmente a audiência total de TV e streaming (excluindo dispositivos móveis e desktops). Na ocasião, a Nielsen apontou que o Tubi representava 1% do tempo total de visualização de TV nos Estados Unidos. Em dezembro, esse número subiu para 1,7%.

O Tubi também ajudou a Fox a crescer em um período de baixa no mercado publicitário das mídias tradicionais. A empresa afirmou que a plataforma se beneficiou de grandes eventos, como o recente ciclo eleitoral nos EUA.

Atualmente, o Tubi tem 97 milhões de usuários ativos mensais e ultrapassou a marca de 10 bilhões de horas de streaming em 2024, segundo Parlapiano. Sua audiência é composta majoritariamente por millennials, geração Z e mulheres, com mais de 34% dos usuários na faixa etária de 18 a 34 anos. Além disso, 77% dos espectadores do Tubi não possuem TV a cabo.

Ainda há espaço para o Tubi crescer, segundo o CFO Tomsic, que destacou no evento UBS Global Media and Communications, em dezembro, que o serviço ainda não é amplamente reconhecido pelos consumidores e profissionais do mercado publicitário.

A estratégia FAST da Fox

Embora o Tubi ainda não seja lucrativo, ele também não tem gerado os mesmos prejuízos que os serviços de streaming por assinatura vêm causando a seus concorrentes.

Desde que vendeu seus estúdios de entretenimento para a Disney em 2019, a Fox tem concentrado sua estratégia em esportes e notícias na TV tradicional. Além de ressaltar a audiência desses segmentos, executivos da empresa frequentemente apontam o Tubi como um fator positivo para o crescimento do grupo.

“A Fox evitou os bilhões de dólares em prejuízos que outras empresas de mídia tiveram ao desenvolver suas próprias plataformas de streaming”, disse Robert Fishman, analista da MoffettNathanson. Ele destacou que esportes ao vivo geralmente não são oferecidos em serviços FAST (sigla para “free ad-supported streaming television”, ou TV gratuita com suporte de anúncios).

A exibição do Super Bowl no Tubi deve ampliar ainda mais seu alcance.

“O maior e mais poderoso evento esportivo sendo usado para atrair atenção ao Tubi faz todo o sentido”, afirmou Fishman.

A Fox tentou expandir sua estratégia de streaming esportivo ao se associar à Disney e à Warner Bros. Discovery no projeto Venu, uma plataforma que reuniria transmissões ao vivo dos três grupos. No entanto, o lançamento foi interrompido por um processo judicial, e as empresas recentemente desistiram da iniciativa.

“Depois do Venu, a Fox precisa explicar melhor aos investidores como pretende levar seus valiosos ativos esportivos ao mundo do streaming”, disse Fishman.

Nos últimos meses, executivos da Fox destacaram que grande parte da audiência do Tubi vem de conteúdos sob demanda, e não dos canais programados. A empresa divulgará seu próximo balanço financeiro na terça-feira.

Embora o Super Bowl possa impulsionar o Tubi, a transmissão também é uma vantagem para a própria NFL.

Apesar do sucesso da liga e do crescimento expressivo dos contratos de direitos de mídia, a NFL tem apostado no streaming como chave para atrair novas audiências e fortalecer sua base de fãs no futuro.

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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

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