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Fusão entre Petz e Cobasi preocupa concorrência e pode elevar preços, diz especialista

Publicado 10/12/2025 • 21:46 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • Cade aprovou a fusão entre Petz e Cobasi, mas com restrições, sem garantia de que isso evitará forte concentração de mercado
  • Especialista alerta para risco de “ampulheta”: poder excessivo do novo grupo sobre fornecedores, possível aumento de preços e redução de opções ao consumidor
  • Cade promete vigilância intensa para evitar abuso de posição dominante

A aprovação da fusão entre Petz e Cobasi, as duas maiores redes de produtos pet do Brasil, reacendeu o debate sobre concentração de mercado no varejo especializado. Juntas, as empresas somam 515 lojas e um faturamento estimado em R$ 7 bilhões, dentro de um setor que movimenta cerca de R$ 80 bilhões por ano no país.

Apesar do aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a operação só foi aprovada mediante restrições importantes, como a obrigação de vender 26 lojas no Estado de São Paulo, além de limites para cláusulas de exclusividade. Mesmo assim, especialistas avaliam que o risco de concentração permanece elevado.

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Em entrevista ao Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC, o presidente da Comissão Especial de Direito da Concorrência e Regulação Econômica da OAB-SP, Ricardo Inglez de Souza, disse que não é possível garantir que os remédios impostos pelo Cade sejam suficientes.

Segundo ele, o Cade trabalha por cenários e cria “possibilidades de estruturas diferentes de mercado”, combinando desinvestimentos e regras comportamentais.

Souza lembrou que medidas semelhantes já foram adotadas em outros casos, como Ambev e BRF, e que o voto vencedor do conselheiro Eduardo Levi aposta na capacidade de um possível comprador das 26 lojas disputar espaço com o novo gigante do setor. “Ele tem a força para concorrer com a empresa resultante da operação”, disse.

Um dos principais alertas, segundo o especialista, vem do Departamento de Estudos Econômicos do próprio Cade. A fusão pode criar o que ele chama de mercado em “forma de ampulheta”: muitos fornecedores na base, milhares de consumidores no topo, mas um “gargalo” concentrado no varejo.

Nesse cenário, Petz e Cobasi teriam enorme poder de barganha sobre fabricantes de ração, acessórios e itens de higiene animal. Para o consumidor, isso pode significar preços mais altos e redução de variedade nas prateleiras.

“O aumento de preço é o mais contundente, mas realmente não seria o único risco”, disse. Ele explica que, ao centralizar o poder de compra, o grupo pode excluir fornecedores menores, que deixariam de ter acesso à gôndola, reduzindo as opções disponíveis ao público.

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Online importa, mas não elimina o risco

O Cade também considerou que o comércio online é mais competitivo e menos concentrado, com barreiras de entrada mais baixas. Isso teria pesado para aprovação da fusão. Mas, embora Petz e Cobasi também liderem o digital, a distância para os concorrentes é menor nesse ambiente.

Ainda assim, Souza destaca que isso não neutraliza o risco no varejo físico. “Em termos de número de lojas, a combinação da Petz com a Cobasi cria um player muito, muito, muito grande.”

A fusão ainda não detalhou se as empresas vão manter marcas distintas. Para Souza, porém, é provável que a marca Petz prevaleça.

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