Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Games e IA expandem receita trimestral da gigante chinesa Tencent
Publicado 13/08/2025 • 06:21 | Atualizado há 3 horas
Games e IA expandem receita trimestral da gigante chinesa Tencent
Sphere de Las Vegas vende 120 mil ingressos para sessões ‘revolucionárias’ de ‘O Mágico de Oz’
Casa Branca reduz expectativas para cúpula entre Trump e Putin
Aaron Rodgers, da NFL, aposta em startup para criar o “LinkedIn dos atletas”
Candidatos ao Fed, Miran e Bullard dizem que tarifas de Trump não causam inflação
Publicado 13/08/2025 • 06:21 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
Tencent
Divulgação
Nesta quarta-feira (13), a Tencent divulgou um aumento de 15% na receita do segundo trimestre de 2025, impulsionada pelo forte desempenho de sua unidade de jogos e pelos investimentos em inteligência artificial (IA).
Principais resultados do 2º trimestre de 2025:
A receita com jogos domésticos — que corresponde às vendas na China — cresceu 17% em relação a 2024, totalizando 40,4 bilhões de yuans, impulsionada pelo recém-lançado “Delta Force” e por títulos consagrados como “Honor of Kings”, “VALORANT” e “Peacekeeper Elite”.
No segmento internacional, a receita de jogos subiu 35% na base anual, para 18,8 bilhões de yuans, com destaque para “PUBG Mobile” e o lançamento “Dune: Awakening”.
A empresa também registrou alta de 20% na receita de serviços de marketing, que chegou a 35,8 bilhões de yuans, apoiada por melhorias baseadas em IA na plataforma de publicidade e no ecossistema de transações do Weixin.
“No segundo trimestre de 2025, registramos crescimento de dois dígitos na receita e no lucro operacional não-IFRS em relação ao ano anterior, enquanto investimos e nos beneficiamos da aplicação da IA”, afirmou o CEO Ma Huateng.
Os gastos de capital aumentaram 119%, alcançando 19,1 bilhões de yuans, destinados a atualizações de IA para publicidade, jogos e o serviço de mídia social Weixin.
A unidade de música apresentou desempenho acima do esperado, segundo a analista Alicia Yap, do Citi, graças ao crescimento das receitas de música online — tanto por assinatura quanto gratuitas. A Tencent Music fechou o trimestre com 124 milhões de assinantes, ligeiramente acima dos 123 milhões do trimestre anterior.
De acordo com Yap, a expectativa para o segundo semestre é de crescimento acelerado nas receitas de assinaturas, fortalecimento da economia dos fãs, aumento de receitas de shows e publicidade.
Assim como outras empresas de computação em nuvem, a Tencent tem reforçado a oferta de ferramentas de IA para diferenciar seus serviços e expandir receitas. No início deste ano, anunciou planos para levar sua infraestrutura de nuvem para a Europa, entrando na disputa com as gigantes Amazon, Microsoft e Google (Alphabet), que juntas detêm 70% do mercado europeu.
“Estamos empenhados em ampliar os benefícios da IA para consumidores e empresas, criando mais casos de uso no Weixin, impulsionando nosso aplicativo nativo de IA Yuanbao e aprimorando as capacidades dos nossos modelos de base HunYuan”, acrescentou Huateng.
— Arjun Kharpal, da CNBC, colaborou com esta reportagem.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
'Por que demorou tanto?', questionam CEOs e empresários do setor farmacêutico sobre prisão de Sidney Oliveira
Oxxo, Kalunga e Rede 28 são citadas em inquérito de corrupção que prendeu dono da Ultrafarma
Preços dos alimentos seguem altos nos EUA — e podem subir ainda mais com novas tarifas
ChatGPT-5: expectativas, frustrações e o que muda no uso da IA
EUA voltam a criticar Brasil em meio à escalada da guerra comercial