Gamificação ganha espaço no treinamento corporativo, avalia CEO da Benkyou
Publicado 22/04/2025 • 13:21 | Atualizado há 4 horas
ALERTA DE MERCADO
Tesla tem resultados decepcionantes no 1º tri com queda de 20% na receita automotiva
Trump vai se reunir com executivos da Walmart, Target e Home Depot para discutir tarifas
China promete retaliação contra países que apoiarem os esforços dos EUA para isolá-la
Trump pode fazer mudanças radicais no Departamento de Estado dos EUA, segundo documento obtido pela CNBC
Especialistas veem riscos maiores de estagflação. Veja o que isso significa para o bolso americano
Global Payments anuncia acordo de US$ 24 bilhões para comprar a Worldpay
Publicado 22/04/2025 • 13:21 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
Com a atuação dos funcionários em diferentes formatos e a busca das empresas por redução de custos, o uso da gamificação em treinamentos corporativos tem se intensificado. A avaliação é de Patrícia Rodrigues, CEO da Benkyou.
Em entrevista ao Real Time, do Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC, ela afirma que a gamificação é aplicada de forma ampla por empresas como o Grupo Boticário, onde é utilizada há seis anos com 3.400 colaboradores da área de operações. “Ela é uma forma eficiente de entregar resultados, aumentar o engajamento e a motivação dos colaboradores, principalmente no desempenho em vendas”, afirmou.
No caso da fabricante de papéis Ibema, a Benkyou desenvolveu uma réplica virtual da fábrica por meio da tecnologia de gêmeos digitais. A CEO explicou que a criação de ambientes simulados permite a realização de treinamentos em um ambiente seguro e controlado. “A gente replica o ambiente da fábrica dentro do game. Com isso, é possível fazer toda a integração dos colaboradores, reduzindo custos com deslocamento e diminuindo a curva de aprendizagem.”
Ela afirmou que esse tipo de simulação permite ainda o treinamento em processos críticos, sem riscos para os trabalhadores. “A gente consegue tratar temas críticos simulando operações que as pessoas podem treinar no ambiente virtual”, disse.
De acordo com Patrícia, estudos como os da KPG mostram que a gamificação pode gerar mais de 15% de melhoria em indicadores operacionais. A CEO também citou dados da revista Forbes, segundo os quais cerca de 40% das mil maiores empresas listadas pela Fortune utilizam atualmente gamificação em suas rotinas de treinamento.
A executiva afirmou que a Benkyou atende empresas de diversos setores e perfis. A adaptação dos conteúdos é feita segundo o público-alvo de cada organização. “Temos mundos digitais personalizados, mas também ambientes prontos para quem não precisa de uma réplica exata da sua estrutura. A gente faz isso a quatro mãos com o cliente”, explicou.
Para Patrícia, a substituição de treinamentos presenciais por ambientes gamificados atende a uma demanda crescente por formas mais dinâmicas de capacitação. Ela afirmou que, tradicionalmente, treinamentos são vistos como cansativos. “A gamificação traz ambientes 3D, desafios, quizzes, missões e enigmas. Trabalhamos com árvore de decisão e feedback imediato para o colaborador.”
A CEO ressaltou que o uso de gamificação vem se expandindo não apenas para temas técnicos, mas também para o processo de integração de novos colaboradores. “A gente consegue reproduzir todo o processo de boas-vindas e capacitar desde o início. Vejo uma tendência de adoção por empresas de todos os tamanhos.”
Patrícia disse ainda que a tendência é de crescimento da gamificação como prática corporativa. Segundo ela, a combinação entre gêmeos digitais e ambientes interativos contribui para reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar o bem-estar dos funcionários.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
O vice-presidente dos EUA, Vance, afirma que há “progressos” em conversas comerciais com a Índia
BTG Pactual eleva participação no Méliuz para 6,27% das ações ordinárias
Funeral do Papa Francisco é marcado para o sábado (26)
CNBC Daily Open: Investidores ficam cautelosos com ativos dos EUA enquanto Trump intensifica ataques a Powell
CEO da Lindt diz que não há recuperação à vista para o mercado de cacau em dificuldades e fala de impactos limitados das tarifas de Trump no negócio