Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Google oferece ‘desligamentos voluntários’ para equipes de hardware e plataformas
Publicado 31/01/2025 • 20:50 | Atualizado há 9 meses
Nintendo aumenta expectativa de vendas do Switch 2
Binance, cujo fundador foi perdoado por Trump, nega favorecer negócios da família do presidente
Starbucks vende controle para chineses em maior mercado de fast food do mundo
Trump desiste de comparecer à Suprema Corte em julgamento sobre tarifas
CEO da MongoDB deixa cargo e é substituído por executivo da Cloudflare
Publicado 31/01/2025 • 20:50 | Atualizado há 9 meses
KEY POINTS
Google é a principal plataforma de busca da internet.
Pixabay
O Google está oferecendo pacotes de demissão voluntária para os funcionários de sua unidade “Platforms and Devices” (Plataformas e Dispositivos) antes de cortes esperados. Essa unidade inclui mais de 25 mil funcionários, que trabalham em áreas como Android, Chrome, ChromeOS, Google Fotos, Google One, Pixel, Fitbit e Nest.
O programa de desligamento voluntário é oferecido para os funcionários em tempo integral nos Estados Unidos. A empresa não especificou o número exato de funcionários dessa unidade que estão baseados nos EUA.
Rick Osterloh, vice-presidente sênior de Plataformas e Dispositivos, informou os funcionários sobre o programa em um memorando. Ele destacou que o programa oferece aos colaboradores elegíveis a oportunidade de deixar a empresa voluntariamente com um pacote de indenização.
A medida é um indicativo de cortes previstos dentro da empresa, que continua priorizando investimentos em inteligência artificial (IA). Em outubro, a nova CFO do Google, Anat Ashkenazi, declarou que suas prioridades incluem cortes de custos, enquanto a empresa amplia seus investimentos em infraestrutura de IA em 2025.
O programa de desligamento voluntário é uma solução para os colaboradores que podem estar enfrentando dificuldades para atender às exigências do cargo, do ambiente de trabalho híbrido ou que não se sentem alinhados com a missão da divisão. De acordo com Osterloh, o programa visa melhorar a eficiência e agilidade da unidade.
Funcionários têm até 20 de fevereiro para se inscrever no programa, com a confirmação dos selecionados prevista para 25 de março. Alguns funcionários expressaram satisfação com a decisão de oferecer desligamentos voluntários antes de recorrer a demissões em massa, conforme observado em postagens internas.
Além disso, o Google anunciou recentemente a aquisição de parte da equipe de engenharia da HTC Vive, uma das principais fabricantes de headsets de realidade virtual, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento da plataforma Android XR.
Em janeiro de 2024, o Google já havia realizado cortes em suas equipes de hardware e engenharia central, além de trabalhadores do Google Assistant.
Com o crescimento da receita da divisão Platforms and Devices para US$ 10,66 bilhões no terceiro trimestre, a unidade tem mostrado um bom desempenho, apesar de não gerar tanto lucro quanto o setor de anúncios de busca do Google.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção
2
Começa venda de ingressos para final da Libertadores; confira os preços
3
Decisão contra 99Food reacende debate sobre concorrência do delivery; iFood já respondeu por abuso em contratos
4
Primeiro data center do Brasil voltado à exportação será construído no Ceará; TikTok deve ser único cliente
5
SÉRIE EXCLUSIVA — O escândalo Ambipar: o sumiço de R$ 4,7 bilhões do caixa e a suspeita de megafraude