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GRU Airport arremata 12 aeroportos regionais em leilão do governo

Publicado 27/11/2025 • 16:15 | Atualizado há 1 hora

KEY POINTS

  • Invepar, por meio da concessão de Guarulhos, arrematou 12 dos 13 aeroportos ofertados no programa AmpliAR, todos sem disputa
  • Jericoacoara (CE) foi o único terminal com competição: a Fraport venceu ao oferecer 100% de deságio e assumir R$ 98 milhões em investimentos
  • No total, o leilão garantiu cerca de R$ 700 milhões em aportes privados para modernizar aeroportos do Nordeste e da Amazônia Legal

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O processo competitivo da primeira rodada do programa AmpliAR, realizado nesta quinta-feira (27) na B3, terminou com 13 aeroportos regionais arrematados e a confirmação de cerca de R$ 700 milhões em investimentos para aviação regional no Nordeste e na Amazônia Legal. A GRU Airport, concessionária de Guarulhos controlada pela Invepar, levou 12 terminais, enquanto o aeroporto de Jericoacoara (CE) ficou com a Fraport, operadora alemã que já administra o terminal de Fortaleza.

O único ativo que atraiu disputa foi justamente Jericoacoara. A Fraport ofereceu 100% de deságio, abrindo mão do reequilíbrio econômico-financeiro previsto no contrato. A gestora XP participou com uma proposta de 5,1% e chegou a ter a chance de elevar o lance no viva-voz, mas manteve o valor inicial. A GRU Airport também apresentou oferta, de 0%.

Com o contrato, a Fraport deverá investir R$ 98,4 milhões no terminal, hoje atendido por Azul, Latam e Gol e considerado um dos principais destinos turísticos do país.

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Invepar fica com 12 aeroportos

Sem concorrência, a concessionária de Guarulhos levou os terminais de:

  • Lençóis (BA)
  • Paulo Afonso (BA)
  • Barreirinhas (MA)
  • Porto Alegre do Norte (MT)
  • Araripina (PE)
  • Garanhuns (PE)
  • Serra Talhada (PE)
  • São Raimundo Nonato (PI)
  • Canoa Quebrada (CE)
  • Cacoal (RO)
  • Vilhena (RO)
  • Araguaína (TO)

Em todos eles, a operadora ofereceu 0% de deságio, garantindo o direito ao reequilíbrio econômico-financeiro de sua concessão principal: o aeroporto de Guarulhos.

Seis terminais não receberam propostas e seguem disponíveis por 30 dias: Tarauacá (AC), Barcelos (AM), Itacoatiara (AM), Parintins (AM), Itaituba (PA) e Guanambi (BA).

Estratégia do governo

O AmpliAR foi estruturado para permitir que concessionárias que já operam grandes aeroportos assumam terminais regionais em troca de um reequilíbrio econômico-financeiro. O desenho atende, sobretudo, ao caso da Invepar, que negocia com credores para evitar recuperação judicial e vinha buscando uma extensão mais longa do contrato de Guarulhos, hoje previsto para terminar em 2034.

A inclusão de novos terminais permitirá ampliar o prazo do contrato. O modelo foi avalizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) após a determinação de que qualquer incorporação de aeroportos regionais deveria passar por licitação.

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Investimentos previstos por aeroporto

  • Paulo Afonso (BA): R$ 106,2 milhões
  • Jericoacoara (CE): R$ 101,1 milhões
  • Lençóis (BA): R$ 80,2 milhões
  • Vilhena (RO): R$ 74,6 milhões
  • Barreirinhas (MA): R$ 58,1 milhões
  • Araguaína (TO): R$ 55,5 milhões
  • São Raimundo Nonato (PI): R$ 55,5 milhões
  • Cacoal (RO): R$ 49,8 milhões
  • Canoa Quebrada (CE): R$ 43,1 milhões
  • Serra Talhada (PE): R$ 40,5 milhões
  • Porto Alegre do Norte (MT): R$ 25,3 milhões
  • Garanhuns (PE): R$ 22,1 milhões
  • Araripina (PE): R$ 19,6 milhões

O governo federal classifica o leilão como um marco para a aviação regional. Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, o AmpliAR deve levar à modernização de até 100 aeroportos nas próximas fases, com destaque para obras em pistas, pátios e terminais de passageiros.

Os contratos agora seguem para formalização com a Anac, entre dezembro de 2025 e março de 2026. A partir daí, começa a transição da gestão e a execução das obras.

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