CNBC
US President Donald Trump boards Air Force One at Joint Base Andrews, Maryland on August 15, 2025, as he heads to Alaska to meet with Russian President. US President Donald Trump departed Washington en route to Alaska Friday for a high-risk summit with his Russian counterpart Vladimir Putin that could prove decisive for the future of Ukraine.

CNBCTrump diz que reunião com Putin foi ‘produtiva’, mas negociações sobre Ucrânia não avançam

Empresas & Negócios

Honda e Nissan do Japão devem iniciar negociações para fusão

Publicado 17/12/2024 • 16:50 | Atualizado há 8 meses

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • De acordo com jornal, as empresas consideram operar sob uma holding conjunta, que também poderá incluir a Mitsubishi Motors.
  • O possível acordo surge após as duas montadoras firmarem, em agosto, uma parceria estratégica focada no desenvolvimento conjunto de componentes automotivos e software.
  • Caso concretizada, essa fusão representaria a maior operação do setor desde a união da Fiat Chrysler com o grupo francês PSA Groupe, que deu origem à Stellantis.

Foto:

As montadoras japonesas Nissan Motor e Honda Motor devem iniciar negociações para uma fusão com o objetivo de fortalecer sua posição competitiva no setor automotivo global, informou o jornal Nikkei nesta terça-feira (17).

De acordo com a publicação, as empresas consideram operar sob uma holding conjunta, que também poderá incluir a Mitsubishi Motors, da qual a Nissan é acionista majoritária, com participação de 24%.

A Honda respondeu por meio de comunicado por e-mail que as informações não foram divulgadas oficialmente pela empresa:

“O conteúdo relatado não foi liberado pela nossa companhia. Conforme anunciado em março deste ano, Honda e Nissan estão explorando diversas possibilidades de colaboração futura, aproveitando os pontos fortes de cada uma. Informaremos nossos stakeholders sobre qualquer atualização em momento apropriado.”

O possível acordo surge após as duas montadoras firmarem, em agosto, uma parceria estratégica focada no desenvolvimento conjunto de componentes automotivos e software.

Caso concretizada, essa fusão representaria a maior operação do setor desde a união da Fiat Chrysler com o grupo francês PSA Groupe, que deu origem à Stellantis, em janeiro de 2021.

Especialistas e consultores da indústria automotiva têm defendido a aumento de fusões e aquisições para dividir custos e enfrentar a concorrência de montadoras chinesas em rápida expansão e da líder americana em veículos elétricos, Tesla.

No mercado financeiro, as ações da Honda negociadas nos Estados Unidos subiram cerca de 2% na tarde desta terça-feira, enquanto os papéis da Nissan negociados no mercado de balcão avançaram mais de 11%.

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios