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Terminal de Imbituba (SC) recebe R$ 75 milhões em investimentos e busca ampliar operações

Publicado 13/03/2025 • 20:55 | Atualizado há 14 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • O Terminal de Contêineres de Imbituba, administrado pela Santos Brasil, está passando por uma expansão significativa com um investimento total de R$ 75 milhões. A iniciativa visa melhorar a infraestrutura, otimizar a movimentação de cargas e ampliar a capacidade operacional do porto localizado em Santa Catarina.
  • No ano passado, foram aplicados R$ 26 milhões no terminal, e para este ano está prevista a injeção de mais R$ 49 milhões.
  • Segundo Bruno Stupello, diretor de operações portuárias da Santos Brasil, os investimentos estão focados na modernização da estrutura e no aprimoramento da logística.

O Terminal de Contêineres de Imbituba, administrado pela Santos Brasil, está passando por uma expansão significativa com um investimento total de R$ 75 milhões. A iniciativa visa melhorar a infraestrutura, otimizar a movimentação de cargas e ampliar a capacidade operacional do porto localizado em Santa Catarina.

No ano passado, foram aplicados R$ 26 milhões no terminal, e para este ano está prevista a injeção de mais R$ 49 milhões. Segundo Bruno Stupello, diretor de operações portuárias da Santos Brasil, os investimentos estão focados na modernização da estrutura e no aprimoramento da logística.

“A Santos Brasil está se preparando. Vem se preparando ao longo dos últimos anos com investimentos relevantes no terminal de contêineres de Imbituba, um dos três terminais de contêineres que a empresa tem. Esses investimentos em Imbituba estão relacionados à aquisição de novos equipamentos, à reforma e manutenção de equipamentos que já existiam no terminal”, explica Stupello em entrevista ao jornal Radar, do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.

Os equipamentos adquiridos realizam a movimentação dos contêineres do navio para terra. Além disso, há um investimento significativo em tecnologia para rastreamento das operações e em aumento do quadro de funcionários.

“O aumento do nosso quadro de funcionários para que as movimentações que estão sendo feitas e que a gente pretende que sejam feitas no terminal sejam feitas na qualidade Santos Brasil”, afirma o diretor.

Ele também destacou que o crescimento da equipe superou 50%, com 60 novas contratações no último ano, passando de cerca de 120 funcionários para mais de 180. A contratação de mão de obra, no entanto, apresenta desafios devido à legislação do setor portuário, que exige que trabalhadores sejam cadastrados em órgãos reguladores.

“A questão de mão de obra no setor portuário é um ponto crítico que vem sendo trabalhado há muito tempo pelos terminais e por associações do setor. Nós temos uma legislação que determina a contratação exclusiva de pessoas com cadastro em órgãos gestores de mão de obra, e isso dificulta a contratação no setor”, esclarece Stupello. No entanto, ele afirma que a empresa tem conseguido superar essa barreira por meio de acordos coletivos.

Com os investimentos, a Santos Brasil pretende consolidar Imbituba como um polo logístico estratégico na região Sul, atraindo novas rotas marítimas. “O ano passado nós tínhamos ali da ordem de 120 funcionários e foram mais de 60 contratações ao longo do ano passado e previstas para este ano, então é um aumento bastante significativo para atender às movimentações das novas linhas que estão operando com a gente no terminal de Imbituba”, destaca.

Além da modernização, a localização estratégica e a profundidade natural do canal de navegação do Porto de Imbituba são fatores que impulsionam sua competitividade. “A localização é privilegiada. Nós temos ali a profundidade do canal de navegação, que é bastante alta. Ela tem uma profundidade natural que tem uma menor necessidade de dragagem, tem águas abrigadas e está numa região onde tem origem e destino de muitas cargas do centro de Santa Catarina, do Centro-Sul de Santa Catarina e do Norte do Rio Grande do Sul”, explica Stupello.

A empresa está realizando estudos para aumentar a capacidade de recebimento de embarcações ainda maiores, como os navios de 366 metros de comprimento e 52 metros de largura, os maiores que operam na costa brasileira. “Nós estamos nesse momento, inclusive, fazendo uma simulação, fazendo estudos junto com a praticagem, junto com a Marinha do Brasil e com a autoridade portuária para que o Porto de Imbituba, para que o terminal da Santos Brasil em Imbituba, consiga receber navios ainda maiores”, revela.

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