Instituto Humanitas360 leva instalação brasileira feita de cânhamo à Bienal de Arquitetura de Veneza
Publicado 20/05/2025 • 08:37 | Atualizado há 4 horas
Risco de recessão não desapareceu apesar da redução das tarifas, afirma economista-chefe global do Morgan Stanley
China diz que EUA prejudicaram negociações comerciais com alerta sobre chip da Huawei
Tarifas de Trump criam a “tempestade perfeita” para golpes, diz especialista em segurança cibernética
Microsoft apresenta agente de IA do GitHub que programa para você
Warren Buffett não subirá ao palco na próxima reunião de acionistas da Berkshire Hathaway
Publicado 20/05/2025 • 08:37 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
A 19ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza, um dos eventos mais importantes da arquitetura mundial, conta neste ano com uma instalação brasileira feita com painéis de cânhamo industrial.
A obra, em cartaz até 23 de novembro na Corderie dell’Arsenale, é assinada pelo Instituto Humanitas360 (H360) e propõe ampliar o debate sobre o uso do cânhamo na construção civil, destacando seu potencial econômico, ambiental e histórico.
Com curadoria de Carlo Ratti, a instalação integra o show IntelliGens e comemora os 10 anos do H360, organização brasileira que atua nas áreas de justiça climática, política de drogas e inovação social. O projeto foi desenvolvido em parceria com os arquitetos Pedro Mendes da Rocha e Chico Gitahy, além do Instituto Ficus.
“Estamos na Bienal de Arquitetura de Veneza para mostrar que a utilização do cânhamo vai além do seu uso medicinal. É o uso industrial no desenvolvimento de uma cadeia produtiva completa para o Brasil”, disse Patrícia Villela Marino, presidente do H360. Segundo a executiva, a proposta é promover uma economia mais inclusiva e com menor impacto ambiental.
Logo na entrada da instalação, um vídeo em painel de LED com cerca de um minuto apresenta a antiga ligação entre Veneza e o cânhamo, usada na fabricação das cordas dos navios mercantes da cidade.
O material era tecido no mesmo edifício em que hoje se realiza a exposição Corderie dell’Arsenale, cuja construção atual data de 1585, atualizando o original de 1303, conhecida como “Casa del Canevo” (“Casa do Cânhamo”).
Dentro do espaço expositivo, um segundo vídeo, com cerca de quatro minutos, detalha o processo de fabricação dos painéis de cânhamo usados na instalação, além de apresentar outros materiais construtivos derivados da planta.
A produção audiovisual também percorre uma longa trajetória do cânhamo ao longo da história: desde a cultura Jomon, no Japão, há mais de seis mil anos, até seus múltiplos usos alimentares, medicinais e religiosos em diferentes civilizações.
“A mensagem final é que o futuro da humanidade pode depender muito do Cânhamo, uma das mais rápidas sequestradoras de carbono atmosférico do reino vegetal”, diz o H360.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Sergio Rial é o primeiro brasileiro em lista de conselheiros mais influentes do mundo do WSJ
Há cinco investigações de suspeita de gripe aviária em andamento no Brasil
Cerca de 20 milhões de contribuintes ainda não declararam Imposto de Renda em 2025
China corta taxas básicas de juros pela primeira vez em 7 meses para impulsionar o crescimento
Financial Times e Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC anunciam acordo inédito para série de eventos no Brasil e no exterior