Lyft compra app de táxi Free Now por US$ 200 milhões para expandir presença na Europa
Publicado 16/04/2025 • 11:28 | Atualizado há 3 semanas
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Publicado 16/04/2025 • 11:28 | Atualizado há 3 semanas
KEY POINTS
O logotipo da Lyft é visto nesta ilustração tirada em 27 de junho de 2022.
REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo
A empresa norte-americana de transporte por aplicativo Lyft anunciou nesta quarta-feira (16) a compra do aplicativo europeu de táxi Free Now por 175 milhões de euros (cerca de US$ 199 milhões).
Segundo a companhia, essa será a primeira aquisição da Lyft na Europa, com conclusão prevista para o segundo semestre de 2025. Juntas, as duas empresas deverão atender mais de 50 milhões de usuários por ano.
Fundada em 2009 com o nome myTaxi, a Free Now é uma plataforma de transporte com sede em Hamburgo, na Alemanha. Desde 2019, a empresa é controlada conjuntamente pelas montadoras alemãs BMW e Mercedes-Benz.
O aplicativo está disponível em mais de 150 cidades de nove países, incluindo Irlanda, Reino Unido, Alemanha e França. Além dos serviços tradicionais de táxi e transporte por aplicativo, a Free Now também oferece opções de mobilidade como patinetes elétricos, ciclomotores elétricos e bicicletas elétricas.
De acordo com um informativo da empresa, a startup já opera com lucro na métrica de EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização), tendo registrado mais de 1 bilhão de euros em reservas brutas em 2024.
Com a aquisição da Free Now, a Lyft busca entrar no competitivo mercado europeu de transporte por aplicativo, onde enfrentará concorrência de empresas como Uber, a estoniana Bolt e a israelense Gett.
O CEO da Lyft, David Risher, disse à CNBC que a entrada na Europa só está acontecendo agora porque a empresa viu uma oportunidade de expansão após aprimorar gradualmente os serviços na América do Norte.
“Quando comecei, infelizmente, estávamos perdendo participação de mercado, perdendo dinheiro. Não estávamos entregando um bom serviço nem para os passageiros nem para os motoristas”, afirmou Risher, que completa dois anos no cargo nesta quinta-feira (17).
“Hoje, conseguimos te buscar cerca de um minuto mais rápido, o índice de cancelamento por parte dos motoristas caiu para menos de 5%, e eles estão ganhando bilhões de dólares com a plataforma. Nossa operação no Canadá dobrou este ano em comparação ao ano passado”, acrescentou.
Ele completou: “Diante da qualidade atual do nosso serviço e dos bons resultados internacionais, especialmente no Canadá, pensamos: ‘Sabe de uma coisa? A hora é agora.’”
A principal concorrente da Lyft nos Estados Unidos, a Uber, tem uma vantagem significativa, já que iniciou suas operações no Reino Unido em 2012. Desde então, enfrentou uma série de problemas regulatórios.
As autoridades de transporte de Londres tentaram proibir a Uber duas vezes por preocupações com a segurança. A empresa acabou recebendo uma nova licença para continuar operando na cidade em 2022.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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