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Mark Zuckerberg critica Apple por falta de inovação e ‘regras arbitrárias’
Publicado 11/01/2025 • 17:53 | Atualizado há 10 meses
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Publicado 11/01/2025 • 17:53 | Atualizado há 10 meses
KEY POINTS
Mark Zuckerberg, CEO da Meta.
Foto: Anurag R Dubey/Wikipedia Commons
Em entrevista ao podcast “The Joe Rogan Experience”, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, não poupou críticas à Apple. Ele acusou a gigante da tecnologia de estagnação na inovação e de estabelecer “regras arbitrárias” em sua plataforma.
“Por um lado, o iPhone foi incrível, porque agora praticamente todo mundo no mundo tem um telefone, e isso permite coisas incríveis”, afirmou Zuckerberg. “Mas, por outro lado, eles usam essa plataforma para impor muitas regras que parecem arbitrárias, e acho que já faz tempo que não inventam nada realmente impressionante. Steve Jobs criou o iPhone, e agora, 20 anos depois, eles apenas se apoiam nisso.”
Zuckerberg também mencionou que as vendas de iPhones estão em declínio porque os consumidores demoram mais para trocar de aparelho, já que os novos modelos oferecem poucas inovações em relação aos anteriores.
“Como eles continuam lucrando como empresa? Basicamente, apertando os consumidores, cobrando taxas de 30% dos desenvolvedores e incentivando a compra de mais acessórios, como os AirPods”, disse. “Os AirPods são legais, mas eles restringem muito a capacidade de outros fabricantes criarem produtos compatíveis com o iPhone.”
A Apple justifica suas políticas alegando priorizar a privacidade e segurança dos consumidores, mas Mark Zuckerberg rebateu. Segundo ele, o problema poderia ser resolvido com a criação de melhores protocolos de segurança e criptografia.
“É inseguro porque eles não colocaram segurança no sistema, e agora usam isso como desculpa para permitir que apenas seus produtos se conectem facilmente”, argumentou. Zuckerberg também afirmou que, se a Apple deixasse de aplicar essas “regras aleatórias”, os lucros da Meta poderiam dobrar.
O CEO da Meta ainda comentou sobre o Vision Pro, o headset de realidade aumentada da Apple, que teve vendas decepcionantes nos EUA. Comparando com o Meta Quest, headset da Meta, Zuckerberg reconheceu o esforço da Apple, mas apontou falhas.
“Eu acho que o Vision Pro é uma das maiores apostas deles em algo novo em muito tempo”, disse. “Não quero criticá-los muito, porque também fazemos coisas em que a primeira versão não é tão boa, e é justo avaliar na terceira versão. Mas, nesse primeiro lançamento, não foi um sucesso absoluto.”
Zuckerberg acrescentou: “Ouvi dizer que ele é muito bom para assistir a filmes.”
A Apple não respondeu imediatamente às solicitações de comentário feitas pela CNBC.
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