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Meta remove 10 milhões de perfis no Facebook para combater spam
Publicado 14/07/2025 • 16:47 | Atualizado há 3 meses
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Publicado 14/07/2025 • 16:47 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Logo da Meta.
Kirill Kudryavtsev/AFP
A Meta anunciou nesta segunda-feira (14) que removeu cerca de 10 milhões de perfis que imitavam grandes produtores de conteúdo até a primeira metade de 2025, como parte de um esforço da empresa para combater “conteúdo spam”.
Essa repressão faz parte de um esforço amplo da Meta para tornar o feed do Facebook mais relevante e autêntico, agindo contra e removendo contas que se envolvem em comportamentos de spam, como conteúdo criado usando ferramentas de inteligência artificial.
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Como parte dessa iniciativa, a Meta também está implementando medidas mais rigorosas para promover postagens originais de criadores, conforme comunicado em um post no blog da empresa.
O Facebook também tomou medidas contra aproximadamente 500 mil contas identificadas por se envolverem em comportamentos inautênticos e spam. Essas ações incluíram a redução na visibilidade de comentários e na distribuição de conteúdo, o que visa dificultar que essas contas monetizem suas postagens.
A Meta afirmou que um conteúdo não original é quando imagens ou vídeos são reutilizados sem creditar o criador original. A empresa agora possui uma tecnologia que detecta vídeos duplicados e reduz a distribuição desse conteúdo.
A ação contra spam e conteúdo inautêntico acontece em meio a um aumento no investimento da Meta em IA, com o CEO Mark Zuckerberg anunciando na segunda-feira planos para gastar “centenas de bilhões de dólares” em infraestrutura de computação de IA para lançar o primeiro supercluster da empresa no próximo ano.
Essa iniciativa surge em um momento em que a IA facilita a produção em massa de conteúdo nas plataformas de redes sociais. Outras plataformas também estão tomando medidas para combater o aumento de conteúdo spam, de baixa qualidade, nas redes sociais, também conhecido como “sopa de IA”.
O YouTube do Google anunciou uma mudança de política neste mês que impede que conteúdos produzidos em massa ou repetitivos sejam elegíveis para gerar receita.
Esse anúncio gerou confusão nas redes sociais, com muitos usuários acreditando que isso era uma reversão na posição do YouTube sobre conteúdo de IA. No entanto, o YouTube esclareceu que a mudança de política visa restringir vídeos não originais, spam e repetitivos.
“Nós acolhemos criadores que usam ferramentas de IA para aprimorar suas narrativas, e canais que utilizam IA em seu conteúdo continuam elegíveis para monetizar”, disse um porta-voz do YouTube em um post no blog para esclarecer a nova política. A mudança de política do YouTube entrará em vigor na terça-feira (15).
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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