CNBC
Turistas tirando fotos durante a viagem

CNBCAntiturismo, bem-estar e IA: 5 tendências que devem moldar as viagens em 2026

Empresas & Negócios

Polêmica envolvendo a Havaianas repercute na imprensa internacional

Publicado 25/12/2025 • 14:10 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • A campanha de fim de ano da Havaianas, estrelada pela atriz Fernanda Torres, repercutiu na imprensa internacional.
  • O comercial, lançado às vésperas do Natal, foi interpretado por grupos conservadores como uma mensagem política e acabou destacada por veículos como Le Monde, The New York Times, The Guardian e El País.

Reprodução

The New York Times e o jornal britânico The Guardian

A campanha de fim de ano da Havaianas, estrelada pela atriz Fernanda Torres, repercutiu na imprensa internacional. O comercial, lançado às vésperas do Natal, foi interpretado por grupos conservadores como uma mensagem política e acabou destacada por veículos como Le Monde, The New York Times, The Guardian e El País.

No comercial, a atriz brinca com a expressão popular “começar o ano com o pé direito”, tradicionalmente associada à sorte.

Desculpas, mas eu não quero que você comece 2026 com o pé direito. Não é nada contra a sorte, mas vamos combinar que sorte não depende de você. Depende da sorte. O que eu desejo é que você comece o ano novo com os dois pés. Os dois pés na porta, os dois pés na estrada. Os dois pés na jaca. Os dois pés onde você quiser — vai com tudo. De corpo e alma, da cabeça aos pés. Havaianas, todo mundo usa”, diz Fernanda.

A mensagem, no entanto, foi lida por políticos e influenciadores alinhados à direita como uma “indireta” de cunho político. Nas redes sociais, surgiram acusações de que a marca estaria misturando publicidade com ideologia e adotando um suposto viés de esquerda. Parte dos usuários passou a defender o boicote à Havaianas e a substituição do produto por marcas concorrentes.

A polêmica teve até reflexos no mercado financeiro. Na sessão seguinte à repercussão, as ações da Alpargatas, dona da Havaianas, recuaram 2,39%, reduzindo o valor de mercado da companhia para R$ 152 milhões, segundo cálculos da Elos Ayta Consultoria. No pregão seguinte, porém, o movimento foi revertido.

A repercussão chamou a atenção da imprensa internacional. O jornal francês Le Monde destacou que “a famosa marca brasileira de chinelos Havaianas está enfrentando pedidos de boicote por parte de figuras políticas brasileiras que consideram a propaganda tendenciosa contra a direita, com a proximidade das eleições presidenciais do próximo ano”.

o The New York Times afirmou que o comercial “incomodou os brasileiros conservadores, que o viram como uma tentativa pouco disfarçada de incitar os brasileiros a não votarem em candidatos de direita”, ressaltando que a peça foi lançada poucos dias antes do Natal.

Leia também:

Leia também:

No Reino Unido, o The Guardian enquadrou o episódio dentro da reorganização da direita brasileira. “Sem liderança desde que seu principal representante foi preso por tentativa de golpe, a extrema direita brasileira encontrou um novo inimigo: a marca de chinelos Havaianas, que foi ‘cancelada’ pelos apoiadores de Jair Bolsonaro por causa de um comercial de televisão”, escreveu o jornal.

O espanhol El País adotou um tom mais cultural ao contextualizar o peso simbólico da marca no país. “Poucas coisas são tão onipresentes no Brasil quanto as chinelas”, afirmou o jornal, ao descrever as Havaianas como “um símbolo puramente brasileiro” e “praticamente um emblema nacional, uma daquelas marcas que todo mundo gosta… até agora”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios

;