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Ray Dalio e JPMorgan investem US$150 milhões em startup de snacks saudáveis
Publicado 29/10/2025 • 10:00 | Atualizado há 12 horas
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Publicado 29/10/2025 • 10:00 | Atualizado há 12 horas
KEY POINTS
Divulgação Fruitist
Fruitist levanta US$ 150 milhões com J.P. Morgan e é avaliada em US$ 1 bilhão
A Fruitist, empresa de snacks saudáveis conhecida por seus mirtilos gigantes (jumbo blueberries), levantou US$ 150 milhões em uma rodada de financiamento de capital próprio (equity funding) liderada pelo novo investidor J.P. Morgan Asset Management, com o family office do bilionário Ray Dalio dobrando sua aposta em seu investimento existente na startup de agricultura
A empresa, avaliada em mais de US$ 1 bilhão, está expandindo rapidamente a distribuição em um mercado de snacks estimado em US$ 800 bilhões e no qual os consumidores estão gastando mais dinheiro em opções mais saudáveis e com preços premium.
A Fruitist levantou agora um total de US$ 443 milhões em capital próprio de investidores e diz que o novo capital a ajudará a avançar mais profundamente nos pontos de venda em todo o mundo. Nos EUA, suas berries já são vendidas na Costco, Giant, Publix, ShopRite, Sprouts, Trader Joe’s, Wakefern, Walmart e Whole Foods, entre outras lojas.
A empresa também planeja expandir a distribuição de seus pacotes de mirtilos frescos de dose única e grab-and-go (pegar e levar), Fruitist Snack Cups, lançados recentemente, citando o crescimento explosivo no mercado europeu, e seus novos mirtilos ainda maiores, Legend Super Jumbo.
A empresa disse à CNBC no início deste ano que as vendas anuais ultrapassaram US$ 400 milhões e afirma que as vendas de seus mirtilos triplicaram. A Fruitist não forneceu um novo número de vendas ou nova avaliação com a última rodada de investidores.
A Aliment Capital e Steve Kaplan, co-fundador da Oaktree Capital Management, também participaram do novo financiamento.
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“Estamos investindo no crescimento em volume, mais capacidade de produção”, disse o CEO e co-fundador da Fruitist, Steve Magami, citando suas operações agrícolas em oito países. “O dinheiro está indo para o aumento de volumes porque a demanda é muito maior do que podemos fornecer”, ele disse.
A maioria do novo dinheiro dos investidores financiará novo plantio e investimentos em armazenamento refrigerado (cold storage) e infraestrutura, incluindo automação, para aumentar o controle sobre a qualidade e a distribuição.
“Acreditamos que a Fruitist, com controle de sua cadeia de valor, significativa oportunidade de crescimento orgânico à frente e posicionamento como força motriz da premiumização de berries e da categoria ‘melhor para você’, alcançará uma expansão duradoura”, disse Brad Demong, managing director do J.P. Morgan Asset Management, em um comunicado anunciando o acordo.
Os Fruitist Snack Cups, lançados recentemente, aumentaram a distribuição de um ponto inicial de 30 lojas na Espanha em abril para 750 lojas, e Magami disse que o número está a caminho de 1.000 lojas e também para os EUA, onde ele disse que a maioria dos parceiros de varejo adicionará o produto em pelo menos um pequeno número de seus locais.
A Fruitist ficou em 18º lugar na lista CNBC Disruptor 50 de 2025.
“Vemos um setor de snacks em US$ 600 milhões a US$ 800 milhões, e vemos o setor de snacks saudáveis como um oitavo desse total, e sabemos que nossos produtos se classificam no extremo direito do quadrante superior direito”, disse Magami. Ele acrescentou que a empresa não vê players tradicionais do setor de berries, como a Driscoll’s, como concorrência, descrevendo-os como “mais uma commodity.”
“Com o tempo, as pessoas perceberão que os mirtilos comuns são mais para o liquidificador e bolos, e estas são berries de snacking para substituir uma refeição”, disse ele.
Sally Lyons Wyatt, chief advisor de insights de bens de consumo e serviços de alimentação na consultoria Circana, disse que o setor de snacks saudáveis, frequentemente chamado de segmento “melhor para você” (better for you), está registrando um crescimento notável em um mercado de snacks relativamente estável.
“As berries são ricas em antioxidantes e uma das frutas mais saudáveis nesta história de snacking”, disse Lyons Wyatt.
Embora tenha se recusado a comentar sobre qualquer cronograma de oferta pública inicial (IPO), Magami disse que a firma está monitorando de perto o IPO planejado da Once Upon a Farm, de Jennifer Garner, que recentemente solicitou a abertura de capital.
Matthew Kennedy, da firma de pesquisa de IPO Renaissance Capital, diz que para os investidores de olho em empresas como Fruitist e Once Upon a Farm, o crescimento é um fator tão, senão mais, impulsionador do que o tema de snacking saudável. Kennedy disse que o espaço de alimentos teve “muitos perdedores” este ano, mas acrescentou: “é especialmente impressionante se uma empresa é capaz de vender um produto premium e ganhar participação de mercado enquanto o resto da indústria está sob pressão.”
“As empresas geralmente abrem capital quando as tendências de crescimento parecem mais otimistas, então o maior risco para os investidores é quando esse crescimento é insustentável, seja porque foi uma moda passageira (fad), ou porque há uma base inicial de clientes realmente dedicada que não se traduz no mercado mais amplo”, ele disse.
A Circana tem monitorado o consumidor gravitando em direção às berries por anos, “e a cada ano, é um desses produtos que continua a superar a maioria dos snacks embalados tradicionais”, disse Lyons Wyatt. “Continuará a ganhar força e vemos que será um grande sucesso em todo o mundo porque entrega todos os aspectos do que os consumidores estão buscando”, disse ela, mas acrescentou que a maior limitação para uma adoção mais ampla pelo consumidor é o preço.
“Estes são precificados em torno de US$ 6 por clamshell (embalagem plástica tipo concha)”, disse Magami. “Não estamos vendendo morangos champagne por US$ 19. Estamos focados em construir um negócio durável, crescer a marca e temos um runway substancial à frente”, disse ele. “Alcançaremos um crescimento bem acima da média, o que é raro neste setor.”
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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