Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Saiba como a inteligência artificial está transformando a Fórmula 1
Publicado 25/12/2024 • 11:49 | Atualizado há 11 meses
Startup de IA de US$ 4 bi apoiada pela Nvidia anuncia grande expansão em Londres
Ações de montadoras sul-coreanas disparam após os EUA confirmarem redução de tarifas para 15%
Costco processa Trump e pede suspensão de tarifas até decisão da Suprema Corte
Apple confirma saída do chefe de IA e nomeia ex-Google para liderar a área
Instagram passa a exigir que funcionários voltem ao regime presencial nos EUA
Publicado 25/12/2024 • 11:49 | Atualizado há 11 meses
KEY POINTS
Lando Norris (GBR, McLaren)
Foto: Steffen Prößdorf/Wikipedia Commons
A inteligência artificial (IA) está se tornando uma ferramenta importante na Fórmula 1, e equipes como a McLaren estão explorando seu uso para melhorar o desempenho dentro e fora das pistas.
No McLaren Technology Center (MTC), na cidade de Woking, na Inglaterra, a equipe compartilhou como utiliza IA para obter vantagem competitiva.
Dan Keyworth, diretor de tecnologia de negócios da McLaren, afirmou que ferramentas de IA generativa permitem simular cenários, como o momento ideal para trocas de pneus ou decisões estratégicas durante uma corrida.
Essas simulações, segundo ele, podem produzir resultados cada vez mais precisos, ajudando a equipe a se preparar para situações inesperadas.
Além disso, a McLaren emprega “gêmeos digitais” — réplicas virtuais em 3D de seus carros — para testar condições que os veículos enfrentarão nas pistas, otimizando o desempenho antes das corridas. Conforme Keyworth, a IA também é usada em operações diárias e na comercialização da marca, oferecendo estratégias de engajamento baseadas em dados.
A McLaren não é a única equipe que usa IA: Aston Martin Aramco e Red Bull Racing também utilizam tecnologias avançadas, incluindo aprendizado de máquina e centros de dados móveis, para melhorar sua tomada de decisão. Para a McLaren, a conectividade garante que dados em tempo real sejam acessados globalmente durante as corridas.
Na área comercial, a McLaren está investindo em IA para criar experiências personalizadas para fãs em mercados emergentes, como os Estados Unidos, onde a Fórmula 1 tem crescido em popularidade. A IA ajuda a direcionar informações específicas, conectando a marca aos fãs de forma eficaz.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Banco Master: o que falta para os pagamentos começarem?
2
Telefone retrô conectado por Bluetooth viraliza e rende US$ 120 mil em três dias
3
Quais os próximos jogos do Flamengo? Veja datas e horários
4
Entenda a crise do Grupo Mateus por trás de erro bilionário no balanço
5
Omnicom demite mais de 4 mil funcionários e inicia reestruturação global após compra da IPG