Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Atendimento ruim faz 80% dos consumidores desistirem da compra, mostra pesquisa
Publicado 25/04/2025 • 14:22 | Atualizado há 4 meses
Apple está bem posicionada no ranking da IA mesmo sem tecnologia própria, aponta analista da CNBC
Casa Branca critica saída do fundo soberano norueguês de US$ 2 trilhões da Caterpillar
Crescimento do mercado de trabalho nos EUA registra desaceleração em agosto
Porsche sai do principal índice alemão pressionada por tarifas dos EUA
Vestida na polêmica, American Eagle fatura alto com campanha estrelada por Sydney Sweeney; ações sobem 20%
Publicado 25/04/2025 • 14:22 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
Imagens de loja de roupas.
Pexels
Cerca de 80% dos consumidores brasileiros já desistiram de uma compra após enfrentarem problemas com o atendimento. É o que mostra a pesquisa “Dados sobre Consumo e Fidelização no Brasil”, realizada pela Neogrid em parceria com o Opinion Box.
O levantamento mostra que o atendimento é um fator decisivo para manter e fidelizar o consumidor: 76% dos entrevistados o consideram “muito importante”, enquanto apenas 6% se dizem neutros e menos de 2% afirmam que ele tem pouca ou nenhuma relevância.
“A insatisfação com o atendimento impacta diretamente a fidelidade do consumidor e, consequentemente, os resultados das marcas”, diz Tiago Senna, Head de Execução do Varejo da Neogrid. “Oferecer uma experiência fluida e personalizada é essencial, especialmente em um ambiente digital cada vez mais competitivo.”
Leia também:
Vendas do varejo caem 4,0% em março ante mesmo período de 2024, diz ICVA da Cielo
A pesquisa também mostra a importância da experiência online para o consumidor: 60% dos consumidores valorizam sites e aplicativos funcionais, rápidos e intuitivos. Para conquistar a confiança do público, as marcas precisam investir em páginas bem estruturadas, com imagens atualizadas e descrições claras de produtos.
O estudo ainda aponta a importância da personalização. Para 84% dos entrevistados, receber ofertas com base no histórico de compras é um benefício, enquanto apenas 9% não enxergam vantagem nesse tipo de abordagem e 7% não têm opinião formada.
“Esses dados reforçam a importância de experiências mais alinhadas às preferências individuais como estratégia para impulsionar vendas e fortalecer a reputação da marca”, complementa Senna.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Decisões do Banco Central favorecem BTG e geram R$ 11 bilhões em créditos contra a União, diz denúncia
ChatGPT terá controle parental após morte de adolescente
Banco Master espera explicações do BC para tentar reverter decisão que vetou venda ao BRB
Raízen e FEMSA encerram sociedade no OXXO e lojas de conveniência Select
Missão contra tarifaço: secretário de Trump diz a empresários que impasse com o Brasil é mais político que econômico