Carnaval é espécie de ‘aniversário’ para a Xeque Mate, diz executivo da empresa
Publicado 28/02/2025 • 17:14 | Atualizado há 2 meses
Como a Amazon planeja alcançar Google e Microsoft na corrida pela computação quântica
Bill Gates pretende doar quase toda sua fortuna e encerrar a Fundação Gates até 2045
Livros autografados por Warren Buffett alcançam até US$ 100 mil em leilão durante encontro da Berkshire
Agenda cripto de Trump está sendo ameaçada por busca por lucros pessoais
Google concorda em pagar multa de US$ 1,4 bilhão por violação de privacidade de dados no Texas
Publicado 28/02/2025 • 17:14 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Xeque Mate.
Divulgação Xeque Mate.
O Carnaval é considerado um ‘filão’ pela Xeque Mate, empresa de bebida enlatada de rum, mate, guaraná e limão que tem ganhado mais adeptos – sobretudo entre os mais jovens.
“O Carnaval é uma espécie de ‘aniversário’ para a gente, não só porque se vende mais bebidas em nosso país tropical, mas também porque a Xeque Mate se popularizou no Brasil após o sucesso no Carnaval de Belo Horizonte”, afirma Alex Freire, diretor executivo da empresa.
Criada por uma dupla de universitários da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) há quase dez anos, a Xeque Mate viu seu faturamento aumentar.
Atualmente, a empresa está presente em 15 estados brasileiros, com mais de 10 mil pontos de venda.
O diretor executivo da empresa diz que a Xeque deve muito ao sucesso da bebida a esta época do ano em específico, já que acabou se popularizando dentro dos blocos. Em 2025, a empresa vai investir R$ 15 mil em patrocínio para cinco deles: 3 em Belo Horizonte, 1 em São Paulo e 1 no Rio de Janeiro.
“Neste ano, vamos terminar de nos consolidar em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, mas movimentando ainda mais a expansão nacional. A logística de distribuição é bem desafiadora. Temos que fazer um ‘trabalho de formiguinha’ para entrar nos principais mercados, colhendo os frutos pouco a pouco”, diz Freire.
Segundo ele, o desafio da entrega também justifica o produto ser vendido em lata. “No início, tivemos o produto envasado em vidro, mas a lata é a melhor opção em termos logísticos e sustentáveis.”
Segundo um levantamento realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), os principais produtos e serviços consumidos para o Carnaval em capitais conhecidas pela festa – Recife, Rio de Janeiro e Salvador – apresentaram elevação média de preço de 4,42% no acumulado dos últimos 12 meses, alta considerada relevante em relação ao ano anterior, quando a inflação da festividade nesses lugares ficou em -1,83%.
Cervejas e chopps – alguns dos maiores concorrentes do Xeque Mate, por exemplo – acumularam alta de 4,39% no Rio de Janeiro, 2,63% no Recife e 2,53% em Salvador, segundo a FGV. A companhia observa este movimento e atribui a um maior refinamento do gosto do consumidor nos últimos tempos.
“Acreditamos que tenha mercado para todo mundo. O fato é que, hoje, o consumidor está bem mais exigente com o sabor e qualidade das bebidas prontas pra beber, o que desafia os produtores a desenvolverem mais opções, e melhores. Então, a concorrência é boa para todos, um ganha-ganha”, afirma Alex Freire, diretor executivo da empresa.
Para este ano, a Xeque Mate deve lançar a opção ‘zero’, sem álcool e com menos açúcar, sobretudo para quem controla a ingestão desses ingredientes. “Também neste ano teremos um novo drink em lata, que anunciaremos em breve”, diz.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
EUA e China iniciam negociações para tentar "acalmar" a guerra comercial
China chama primeiras discussões comerciais com EUA de 'passo importante' para resolver tarifas
Menções a "tarifas" ultrapassa "IA" em reuniões de resultados, à medida que a luta comercial de Trump altera as perspectivas
Agenda cripto de Trump está sendo ameaçada por busca por lucros pessoais
Mesmo com juros elevados, maiores bancos privados expandem carteira de crédito em 10,5% sobre 2024