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Consumo nos lares brasileiros recua 4,25% em fevereiro, mas cresce na comparação anual

Publicado 20/03/2025 • 14:37 | Atualizado há 17 horas

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • O consumo nos lares brasileiros recuou 4,25% em fevereiro, em relação a janeiro deste ano. Os dados compõem o levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que justifica que este movimento é sazonal e típico do início do ano. Por outro lado, o consumo apresentou crescimento de 2,25% quando comparado com fevereiro de 2024.
  • Para o vice-presidente da Abras, Marcio Milan, esse crescimento na comparação anual reflete a expansão da renda, redução da taxa de desemprego e a continuidade dos programas sociais. Todos os indicadores apresentados pela Abras são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA/IBGE) e abrangem todos os formatos de supermercados.
  • O preço da cesta AbrasMercado (composta por 35 produtos de largo consumo) subiu 0,73% em fevereiro ante janeiro, passando de R$ 800,75 para R$ 806,61 na média nacional. O destaque do mês foi o encarecimento nos preços dos ovos (15,39%), seguida pelo café torrado e moído (10,77%).

O consumo nos lares brasileiros registrou queda de 4,25% em fevereiro na comparação com janeiro deste ano, segundo levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A entidade justifica que essa retração é sazonal e típica do início do ano. No entanto, em relação a fevereiro de 2024, o consumo apresentou crescimento de 2,25%.

Para o vice-presidente da Abras, Marcio Milan, o avanço na comparação anual reflete a expansão da renda, a redução da taxa de desemprego e a continuidade dos programas sociais. Todos os indicadores apresentados pela Abras são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA/IBGE) e abrangem todos os formatos de supermercados.

“Nos dois primeiros meses do ano, o orçamento das famílias foi pressionado por despesas obrigatórias, como reajustes das mensalidades escolares, transporte e tributos”, ressalta Milan, destacando que a priorização de gastos fixos reduz o consumo de outros itens no período. Além disso, o executivo observa que a realização do Carnaval em março — diferentemente de 2024, quando ocorreu em fevereiro — também influenciou o desempenho mensal.

Ovos e café lideram altas de preços

O preço da cesta AbrasMercado, composta por 35 produtos de largo consumo, subiu 0,73% em fevereiro ante janeiro, passando de R$ 800,75 para R$ 806,61 na média nacional. O destaque do mês foi o aumento no preço dos ovos (15,39%), seguido pelo café torrado e moído (10,77%).

A alta atípica no preço dos ovos, observada desde a segunda quinzena de janeiro, fez do item o produto com maior variação na passagem de janeiro para fevereiro. As maiores elevações foram registradas nas regiões Sul (23,24%), Centro-Oeste (20,76%), Norte (18,38%), Nordeste (16,67%) e Sudeste (15,12%).

Já o café torrado e moído manteve a tendência de alta, com avanço de 10,77%. No acumulado do ano, a variação já supera 20,25%, e em 12 meses, atinge 66,19%.

No recorte da cesta de alimentos básicos, composta por 12 produtos, houve alta de 0,70% em fevereiro na comparação com janeiro, passando de R$ 345,56 para R$ 347,99 na média nacional. Entre os itens que registraram queda nos preços, destacam-se: feijão (-3,33%), óleo de soja (-1,98%), arroz (-1,61%), farinha de mandioca (-1,61%), leite longa vida (-1,04%), açúcar refinado (-0,28%) e massa sêmola de espaguete (-0,16%).

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