Consumo nos lares brasileiros recua 4,25% em fevereiro, mas cresce na comparação anual
Publicado 20/03/2025 • 14:37 | Atualizado há 2 meses
UE lança disputa contra tarifas dos EUA ao definir 95 bilhões de euros em contramedidas
“O dia mais sortudo da minha vida”: Warren Buffett diz que nascer americano o ajudou a construir sua fortuna
Trump se concentra nas altas tarifas impostas à China antes das negociações comerciais
Maersk reduz perspectivas do mercado de contêineres devido às tensões tarifárias entre EUA e China
Inside India CNBC: a Índia parece pronta para um acordo com os EUA — mas a que custo?
Publicado 20/03/2025 • 14:37 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
O consumo nos lares brasileiros registrou queda de 4,25% em fevereiro na comparação com janeiro deste ano, segundo levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A entidade justifica que essa retração é sazonal e típica do início do ano. No entanto, em relação a fevereiro de 2024, o consumo apresentou crescimento de 2,25%.
Para o vice-presidente da Abras, Marcio Milan, o avanço na comparação anual reflete a expansão da renda, a redução da taxa de desemprego e a continuidade dos programas sociais. Todos os indicadores apresentados pela Abras são deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA/IBGE) e abrangem todos os formatos de supermercados.
“Nos dois primeiros meses do ano, o orçamento das famílias foi pressionado por despesas obrigatórias, como reajustes das mensalidades escolares, transporte e tributos”, ressalta Milan, destacando que a priorização de gastos fixos reduz o consumo de outros itens no período. Além disso, o executivo observa que a realização do Carnaval em março — diferentemente de 2024, quando ocorreu em fevereiro — também influenciou o desempenho mensal.
O preço da cesta AbrasMercado, composta por 35 produtos de largo consumo, subiu 0,73% em fevereiro ante janeiro, passando de R$ 800,75 para R$ 806,61 na média nacional. O destaque do mês foi o aumento no preço dos ovos (15,39%), seguido pelo café torrado e moído (10,77%).
A alta atípica no preço dos ovos, observada desde a segunda quinzena de janeiro, fez do item o produto com maior variação na passagem de janeiro para fevereiro. As maiores elevações foram registradas nas regiões Sul (23,24%), Centro-Oeste (20,76%), Norte (18,38%), Nordeste (16,67%) e Sudeste (15,12%).
Já o café torrado e moído manteve a tendência de alta, com avanço de 10,77%. No acumulado do ano, a variação já supera 20,25%, e em 12 meses, atinge 66,19%.
No recorte da cesta de alimentos básicos, composta por 12 produtos, houve alta de 0,70% em fevereiro na comparação com janeiro, passando de R$ 345,56 para R$ 347,99 na média nacional. Entre os itens que registraram queda nos preços, destacam-se: feijão (-3,33%), óleo de soja (-1,98%), arroz (-1,61%), farinha de mandioca (-1,61%), leite longa vida (-1,04%), açúcar refinado (-0,28%) e massa sêmola de espaguete (-0,16%).
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Saiba quem foi Leão XIII e como ele inspira o novo papa
Europa quer acabar com as importações de gás russo. Aliados de Moscou na UE dizem que é um “erro grave”
Quem é Robert Prevost, o novo papa eleito com o nome de Leão XIV
Itaú Unibanco tem lucro líquido gerencial de R$ 11,128 bi no 1º tri, alta de 13,9% em um ano
Trump diz que 10% é o piso para tarifas; ‘Algumas serão muito maiores’