05/10/2024 - Elon Musk durante comício político com Donald Trump

CNBC Trump diz que Musk ficou “louco” e sugere encerrar contratos do governo com suas empresas

Serviços & Varejo

Diversificação de portfólio e tecnologia impulsionam resultados da Porto em 2025

Publicado 05/06/2025 • 07:01 | Atualizado há 1 dia

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • Em entrevista ao Jornal Times Brasil, o CFO da empresa, Celso Damadi, atribuiu o desempenho à expansão das verticais de saúde, banco e serviços, à atuação dos corretores e à adoção de ferramentas de inteligência artificial.
  • Segundo Damadi, a mudança de nome de Porto Seguro para Porto reflete o reposicionamento da companhia como uma holding com quatro verticais: Porto Seguro, Porto Saúde, Porto Bank e Porto Serviços.

A Porto encerrou o primeiro trimestre de 2025 com lucro líquido de R$ 832 milhões, um aumento de 28% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em entrevista ao Jornal Times Brasil, o CFO da empresa, Celso Damadi, atribuiu o desempenho à expansão das verticais de saúde, banco e serviços, à atuação dos corretores e à adoção de ferramentas de inteligência artificial.

Segundo Damadi, a mudança de nome de Porto Seguro para Porto reflete o reposicionamento da companhia como uma holding com quatro verticais: Porto Seguro, Porto Saúde, Porto Bank e Porto Serviços. A marca Porto passou a representar o grupo como um ecossistema diversificado, com atuação em diferentes setores.

Leia mais:

“Foco é entender e superar as barreiras de acesso à saúde”, diz presidente da Roche Farma Brasil

No segmento de saúde, a empresa alcançou 700 mil vidas no trimestre, frente a 250 mil três anos antes. O crescimento foi de 24% em vidas e 35% em prêmios. Já a carteira de cartão de crédito conta com 4 milhões de cartões ativos, somando R$ 20 bilhões, enquanto o consórcio administra R$ 80 bilhões em cartas.

A receita total da Porto no trimestre foi de R$ 10 bilhões, um aumento de 15%. Damadi destacou a contribuição dos 45 mil corretores parceiros, que passaram a comercializar também os produtos das novas verticais. “Os corretores estão vendendo saúde, banco e outros serviços, o que amplia nosso alcance comercial”, afirmou.

Sobre o impacto da inteligência artificial, Damadi afirmou que a tecnologia tem sido usada para qualificar as vendas, reduzir custos de aquisição de clientes e aumentar a taxa de conversão. “A IA permite entender melhor o perfil de cada cliente e direcionar ofertas mais adequadas, o que beneficia o cliente, o corretor e a empresa”, explicou. Segundo ele, a Porto investe há uma década na consolidação de bases de dados para viabilizar o uso da tecnologia.

Em 2024, o lucro líquido da companhia foi de R$ 2,6 bilhões, com retorno sobre patrimônio de 20%. No primeiro trimestre de 2025, o retorno alcançou quase 24%. Damadi observou que o seguro automotivo, antes responsável por 40% do lucro, agora representa 25%, com crescimento de 150 mil veículos na base.

A seguradora continua como área central da estratégia. De acordo com Damadi, o seguro residencial gera aproximadamente 14 mil atendimentos mensais, o que mantém o vínculo constante com o cliente e permite a oferta de outros produtos. Em termos regionais, a Porto é líder em praças como São Paulo e Rio de Janeiro, mas ainda tem espaço para expansão no Sul, Nordeste e Centro-Oeste.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Serviços & Varejo