Donald Trump.

CNBC Trump prevê aumento de impostos para os ricos — veja como uma taxa máxima de 39,6% se compara aos níveis históricos

Serviços & Varejo

Ferrero aposta em sabores americanos para impulsionar Nutella e Rocher nos EUA

Publicado 09/05/2025 • 11:23 | Atualizado há 9 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • A Ferrero North America está acrescentando amendoim a Nutella, transformando as tradicionais esferas de Ferrero Rocher em quadrados e adicionando sabor de Dr Pepper aos Tic Tacs, tudo isso com o objetivo de conquistar mais consumidores nos Estados Unidos.
  • A fabricante de doces anunciou sua nova linha de produtos antes da Sweets and Snacks Expo, feira anual que começa na segunda-feira em Indianápolis.
  • A empresa pretende exibir sua maior seleção de lançamentos até hoje, incluindo Butterfinger Marshmallow e Crunch White.

Pixabay

A Ferrero North America está acrescentando amendoim a Nutella, transformando as tradicionais esferas de Ferrero Rocher em quadrados e adicionando sabor de Dr Pepper aos Tic Tacs. Tudo isso com o objetivo de conquistar mais consumidores nos Estados Unidos.

A fabricante de doces anunciou sua nova linha de produtos antes da Sweets and Snacks Expo, feira anual que começa na segunda-feira em Indianápolis. A empresa pretende exibir sua maior seleção de lançamentos até hoje, incluindo Butterfinger Marshmallow e Crunch White.

Leia também:

Francesco Rivella, ‘pai da Nutella’, morre aos 97

Kinder aposta em parceria com DC e Funko para triplicar vendas e expandir mercado

Fundada na Itália e hoje sediada em Luxemburgo, a Ferrero chegou à América do Norte há quase meio século, mas só começou a investir de fato no mercado nos últimos dez anos. Recentemente, trouxe algumas de suas marcas globais para os EUA, como a Kinder, fabricante dos Kinder Buenos e dos ovos Kinder Joy.

A expansão da Ferrero nos EUA também ocorreu por meio de uma série de aquisições: Fannie May, Ferrara (dona da Brach’s), o negócio de doces da Nestlé nos Estados Unidos e a Wells Enterprises, dona da Halo Top. O acordo com a Nestlé, em especial, adicionou ao portfólio da Ferrero as marcas Nerds, Butterfinger e Raisinets.

Segundo a Evercore ISI, a Ferrero se tornou a terceira maior empresa de doces dos EUA, ficando atrás apenas da Hershey e da Mars. Mas, para reduzir essa distância, ainda há muito caminho pela frente. Dados da Circana citados pelo banco mostram que o Ferrero Rocher detinha 2% do mercado de chocolates dos EUA nas 12 semanas encerradas em 6 de abril, bem abaixo das participações de dois dígitos de marcas como Hershey’s, Reese’s e M&M’s, da Mars.

“Sr. Ferrero foi muito claro: os EUA são o maior mercado do mundo, o mais importante. Vamos vencer nos EUA”, disse Michael Lindsey, presidente e diretor de negócios da Ferrero North America, à CNBC, referindo-se ao presidente executivo da empresa, Giovanni Ferrero.

Enquanto empresas de capital aberto como Hershey e Mondelez enfrentaram dificuldades nas vendas nos últimos meses, o braço norte-americano da Ferrero teve crescimento de 3,4% em receita em dólar nos 52 semanas encerradas em 20 de abril, segundo a companhia. A controladora, de capital fechado, registrou aumento de 8,9% no faturamento no ano fiscal encerrado em 31 de agosto, segundo revelou a própria Ferrero.

Agora, a empresa está apostando no crescimento orgânico, por meio de inovações pensadas especialmente para o público norte-americano.

“Você precisa americanizar o produto em algum momento para alcançar o próximo nível de aceitação com o consumidor americano”, disse Lindsey. “De forma simples, nossa estratégia é pegar essas marcas globais de sucesso, ou as grandes marcas americanas recém-adquiridas, e dar a elas um toque local que o consumidor dos EUA ainda não viu, mas que, com sorte, vai adorar.”

Americanizando Ferrero Rocher e Nutella

A Ferrero planeja dar toques americanos a muitos de seus principais produtos.

O icônico bombom Ferrero Rocher será transformado em quadrados com casca de chocolate, avelãs e recheio cremoso. O produto será lançado em pelo menos cinco versões, ao leite, meio amargo, branco, caramelo e sortido, e chegará às prateleiras em setembro.

O Ferrero Rocher não é a única marca a ganhar uma mudança significativa.

Pela primeira vez em seis décadas, o Nutella vai ganhar um novo sabor: Nutella Peanut. A nova versão mistura o sabor clássico do Nutella, feito de cacau e avelã, com amendoim torrado. O lançamento nos supermercados está previsto para a próxima primavera (no hemisfério norte).

Embora o lançamento aconteça primeiro nos EUA, Lindsey afirmou que já tem recebido ligações de colegas internacionais animados com a novidade.

“Presumo que será um grande sucesso e, assim que possível, começaremos a exportar para outros países”, disse.

Dado o gosto popular por amendoim e pelo próprio Nutella, Lindsey acredita que o Nutella Peanut será um sucesso especialmente no Sudeste Asiático e no Golfo Pérsico. A Arábia Saudita, segundo ele, é o país com maior consumo per capita de Nutella no mundo.

A Ferrero está investindo US$ 75 milhões para apoiar a produção do Nutella Peanut em sua fábrica localizada em Franklin Park, Illinois. A empresa também está expandindo uma planta de produção em Ontário, no Canadá, para fabricar os quadrados de Ferrero Rocher e os biscoitos Nutella Biscuits.

A empresa também está comprando avelãs do Oregon, nos EUA, como parte do esforço para localizar sua cadeia de suprimentos para esse ingrediente essencial tanto do Nutella quanto do Ferrero Rocher.

Os investimentos da Ferrero na cadeia de suprimentos norte-americana foram iniciados antes das tarifas impostas pelo governo Trump a dezenas de países, mas o momento acabou sendo favorável.

“Isso já estava em andamento há anos e fazia parte da estratégia de longo prazo do Sr. Ferrero desde que ele entrou no mercado americano, há cerca de 10 ou 15 anos. […] É claro que os acontecimentos recentes tornaram ainda mais importante a localização da cadeia de suprimentos”, afirmou Lindsey, acrescentando que a empresa passou de 300 funcionários nos EUA há dez anos para mais de 5 mil atualmente.

E os investimentos da Ferrero nos EUA não se limitam à cadeia de suprimentos. Lindsey revelou que a empresa pretende apostar pesado no marketing de suas marcas.

“Sem dar muito spoiler, podem esperar nos ver nos maiores eventos esportivos do mundo a partir do ano que vem — digamos, fevereiro de 2026 e também no verão de 2026”, disse ele, insinuando campanhas publicitárias durante o Super Bowl e a Copa do Mundo.

Afinal, o que poderia ser mais americano do que futebol?

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Serviços & Varejo