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PepsiCo compra marca de refrigerante “saudável” Poppi por quase US$ 2 bilhões

Publicado 17/03/2025 • 15:26 | Atualizado há 3 meses

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Redação CNBC

KEY POINTS

  • A PepsiCo está comprando a marca de refrigerante prebiótico Poppi por US$ 1,95 bilhão (R$ 11,13 bilhões), o que inclui US$ 300 milhões (R$ 1,71 bilhão) em benefícios fiscais previstos.
  • Os fundadores da Poppi, Allison e Stephen Ellsworth, lançaram a marca em 2018, no mesmo ano em que a rival Olipop foi fundada.
  • A rival da Pepsi, a Coca-Cola, lançou recentemente sua própria marca de refrigerante prebiótico, chamada Simply Pop.
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Fachada da PepsiCo Brasil

Foto: Joel Silva/PepsiCo/Divulgação

A PepsiCo anunciou nesta segunda-feira (17) que está adquirindo a marca de refrigerante prebiótico Poppi por quase US$ 2 bilhões (aproximadamente R$ 11,42 bilhões, na cotação atual).

Embora o consumo de refrigerantes tenha caído amplamente nas últimas duas décadas nos Estados Unidos, os refrigerantes prebióticos, impulsionados pelos novatos da indústria Poppi e Olipop, conquistaram consumidores preocupados com a saúde nos últimos cinco anos.

O crescimento da categoria a torna atraente para a Pepsi e sua rival, a Coca-Cola, que recentemente lançou sua própria marca de refrigerantes prebióticos, Simply Pop. A Pepsi supostamente pretendia lançar seu próprio refrigerante funcional sob sua marca Soulboost, mas cancelou esses planos, abrindo caminho para um acordo com a Poppi.

A Pepsi informou que planeja comprar a startup por US$ 1,95 bilhão (R$ 11,13 bilhões). O acordo inclui US$ 300 milhões (R$ 1,71 bilhão) em benefícios fiscais previstos, tornando o preço líquido da aquisição US$ 1,65 bilhão (R$ 9,42 bilhões).

Pagamentos adicionais da Pepsi

A Pepsi também terá que fazer pagamentos adicionais se a Poppi alcançar certos marcos de desempenho dentro de um período definido após a conclusão da aquisição. A empresa não informou quando espera que o acordo seja concluído, pois ainda depende da aprovação regulatória.

Os fundadores da Poppi, Allison e Stephen Ellsworth, lançaram a marca em 2018, no mesmo ano em que a concorrente Olipop foi fundada. A fórmula da Poppi inclui vinagre de maçã, prebióticos e somente cinco gramas de açúcar.

Em 2023, as vendas anuais da Poppi ultrapassaram US$ 100 milhões (R$ 571 milhões).

Recentemente, a empresa fez sua segunda aparição consecutiva no Super Bowl com um anúncio durante o jogo, demonstrando seu poder financeiro e o desejo de atingir um público ainda maior.

Mas, à medida que as vendas da Poppi cresceram, ela também atraiu reações negativas por suas questões de saúde. Por exemplo, a empresa enfrentou uma ação coletiva que alegava que suas bebidas não eram tão saudáveis ​​quanto sua embalagem dizia. A Poppi e o autor moveram uma ação para resolver o processo na última sexta-feira (14) por US$ 8,9 milhões (R$ 50,82 milhões), segundo os autos do tribunal.

Por sua vez, a rival Olipop foi avaliada em US$ 1,85 bilhão (R$ 10,56 bilhões) durante sua última rodada de financiamento, anunciada em fevereiro. Em 2023, o fundador e CEO da Olipop, Ben Goodwin, disse à CNBC que as gigantes dos refrigerantes PepsiCo e Coca-Cola já haviam batido na porta sobre uma possível venda.

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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

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