Spark: programa do Sebrae incentiva universitários a criar startups
Publicado 04/02/2025 • 07:07 | Atualizado há 3 meses
CEO Mercado Livre diz que a guerra comercial EUA-China é uma grande oportunidade para a América Latina
Compre agora, abasteça ou adie: o que os americanos estão aproveitando ou evitando devido às tarifas?
Luigi Mangione se declara inocente em tribunal federal pelo assassinato do CEO da UnitedHealthcare
Tarifas de Trump prejudicarão mais americanos de baixa renda do que ricos, diz estudo
China promete apoiar empresas à medida que guerra comercial com os EUA se agrava
Publicado 04/02/2025 • 07:07 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Foto: Pixabay
O Sebrae-SP está com 10 mil vagas abertas para o programa Spark, voltado para universitários que desejam tirar suas ideias ou projetos acadêmicos do papel e transformá-los em startups de sucesso. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 31 de março. O programa tem como objetivo incentivar e capacitar os alunos para que eles possam desenvolver negócios inovadores e de tecnologia.
O Spark é promovido pelo Sebrae for Startups, uma iniciativa do Sebrae-SP dedicada ao apoio às startups paulistas, e busca mostrar o potencial das ideias acadêmicas na criação de novos negócios. O programa oferece uma jornada de capacitação que inclui workshops, mentorias e eventos imersivos, ajudando os participantes a entenderem a viabilidade do seu projeto no mercado.
Alessandra Ruchet, gestora do Spark, explica que o programa vai além de ensinar conceitos de empreendedorismo. “A proposta é mostrar para o aluno, dentro do ambiente acadêmico, se o que ele está estudando e desenvolvendo envolve um problema real. Os especialistas auxiliam na análise de mercado e na verificação de um cenário promissor para o lançamento da startup.”
No ano passado, o programa contou com a participação de mais de mil estudantes de 180 cidades e com a colaboração de 200 instituições de ensino. Durante o período de inscrição, o Sebrae-SP promoverá palestras nas universidades para atrair mais alunos interessados em empreender no setor de tecnologia.
O programa Spark é dividido em duas fases. Na primeira, os participantes terão acesso a workshops online sobre temas como validação de negócios, construção do MVP (Produto Mínimo Viável), marketing, ecossistema de startups e estratégias de pitch. Esses encontros são fundamentais para preparar os alunos para a construção e apresentação dos seus projetos.
Após essa etapa inicial, os projetos serão analisados por especialistas, que fornecerão feedbacks detalhados. Os melhores projetos, selecionados por uma banca avaliadora, terão a chance de participar do Bootcamp, um evento de três dias realizado em São Paulo, onde os participantes poderão aprimorar seus negócios por meio de mentorias, networking e palestras.
O programa terá 60 projetos selecionados, sendo 30 da cidade de São Paulo e 30 do interior do estado. O Sebrae-SP oferece, inclusive, passagens e hospedagem para os participantes do interior paulista, garantindo que todos tenham acesso às oportunidades de aprendizado e crescimento oferecidas durante o Bootcamp.
Mais lidas
Trump cita Brasil como exemplo de país que "ficou rico" cobrando taxas de importação
Tarifas de Trump terão impacto negativo nos anúncios online da Alphabet, insinuam executivos
Após decisão de Moraes por condenação na Lava Jato, ex-presidente Fernando Collor é preso
Esteves se enganou: popularidade de Lula não chegou ao fundo do poço
Trump assina ordem para impulsionar mineração em alto-mar, buscando romper a dominância da China em minerais críticos