Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Spark: programa do Sebrae incentiva universitários a criar startups
Publicado 04/02/2025 • 07:07 | Atualizado há 10 meses
Millennials casados enfrentam o ‘precipício do divórcio cripto’; entenda
Governo Trump perdoa multa milionária de companhia aérea americana; entenda
Fed deve cortar juros em dezembro e redesenhar estratégia de bancos centrais no mundo
Reino Unido mira ‘nova era nuclear’, mas esbarra em falhas estruturais e disputa global por tecnologia
Acordo entre Netflix e Warner Bros. pode ser mais complexo do que parece, entenda
Publicado 04/02/2025 • 07:07 | Atualizado há 10 meses
KEY POINTS
Foto: Pixabay
O Sebrae-SP está com 10 mil vagas abertas para o programa Spark, voltado para universitários que desejam tirar suas ideias ou projetos acadêmicos do papel e transformá-los em startups de sucesso. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 31 de março. O programa tem como objetivo incentivar e capacitar os alunos para que eles possam desenvolver negócios inovadores e de tecnologia.
O Spark é promovido pelo Sebrae for Startups, uma iniciativa do Sebrae-SP dedicada ao apoio às startups paulistas, e busca mostrar o potencial das ideias acadêmicas na criação de novos negócios. O programa oferece uma jornada de capacitação que inclui workshops, mentorias e eventos imersivos, ajudando os participantes a entenderem a viabilidade do seu projeto no mercado.
Alessandra Ruchet, gestora do Spark, explica que o programa vai além de ensinar conceitos de empreendedorismo. “A proposta é mostrar para o aluno, dentro do ambiente acadêmico, se o que ele está estudando e desenvolvendo envolve um problema real. Os especialistas auxiliam na análise de mercado e na verificação de um cenário promissor para o lançamento da startup.”
No ano passado, o programa contou com a participação de mais de mil estudantes de 180 cidades e com a colaboração de 200 instituições de ensino. Durante o período de inscrição, o Sebrae-SP promoverá palestras nas universidades para atrair mais alunos interessados em empreender no setor de tecnologia.
O programa Spark é dividido em duas fases. Na primeira, os participantes terão acesso a workshops online sobre temas como validação de negócios, construção do MVP (Produto Mínimo Viável), marketing, ecossistema de startups e estratégias de pitch. Esses encontros são fundamentais para preparar os alunos para a construção e apresentação dos seus projetos.
Após essa etapa inicial, os projetos serão analisados por especialistas, que fornecerão feedbacks detalhados. Os melhores projetos, selecionados por uma banca avaliadora, terão a chance de participar do Bootcamp, um evento de três dias realizado em São Paulo, onde os participantes poderão aprimorar seus negócios por meio de mentorias, networking e palestras.
O programa terá 60 projetos selecionados, sendo 30 da cidade de São Paulo e 30 do interior do estado. O Sebrae-SP oferece, inclusive, passagens e hospedagem para os participantes do interior paulista, garantindo que todos tenham acesso às oportunidades de aprendizado e crescimento oferecidas durante o Bootcamp.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Flamengo: quanto o time pode faturar se vencer o Intercontinental da FIFA?
2
Liquidação do Banco Master tem recorde de credores; veja os valores que o FGC pode pagar
3
Bets movimentaram R$ 27,7 bilhões no Brasil até setembro
4
Hapvida: ANS decide nesta sexta se empresa terá de refazer balanços e devolver quase R$ 1 bilhão
5
O que a Kalshi faz? Conheça a startup que tornou brasileira bilionária