Starbucks e outras varejistas são afetadas por ataque cibernético a provedor
Publicado ter, 26 nov 2024 • 11:07 AM GMT-0300 | Atualizado há 79 dias
Musk vai retirar oferta se OpenAI continuar sem fins lucrativos, dizem advogados
Com Trump apostando na criptografia, touros do bitcoin acreditam que trilhões nos balanços corporativos serão os próximos
67% dos americanos endividados com cartão cometem esse ‘grande erro’, diz especialista
AppLovin dispara 33% após queda dos lucros; veja detalhes
Apesar de tarifas de Trump, Coreia do Sul ainda é porto seguro para GM e Hyundai
Publicado ter, 26 nov 2024 • 11:07 AM GMT-0300 | Atualizado há 79 dias
KEY POINTS
Fachada de uma loja da Starbucks.
Pixabay
A Starbucks, a rede britânica de supermercados Sainsbury’s e outras varejistas foram afetadas por um ataque cibernético contra um grande provedor de tecnologia de cadeia de suprimentos. As empresas estão enfrentando dificuldades para gerenciar operações, como escalas de trabalho e controle de estoques.
A Blue Yonder, uma das maiores fornecedoras de software de cadeia de suprimentos do mundo, informou na segunda-feira (25) que está trabalhando para restaurar os serviços após o ataque ocorrido na semana passada, que causou interrupções nos sistemas usados por seus clientes.
A empresa disse que ainda não possui um cronograma para a restauração completa dos serviços, e que o ataque não afetou sistemas executados em plataformas baseadas em nuvem pública.
A Starbucks afirmou que o ataque de ransomware afetou as lojas próprias da rede na América do Norte. O incidente prejudicou a capacidade da empresa de pagar os baristas e gerenciar suas escalas, obrigando os gerentes das cafeterias a calcular manualmente os pagamentos dos funcionários.
Por enquanto, a Starbucks está pagando os funcionários com base nas escalas programadas. A empresa garantiu que os baristas receberão posteriormente o pagamento correto por todas as horas trabalhadas.
No Reino Unido, as redes de supermercados Sainsbury’s e Morrisons recorreram a planos de contingência para manter suas operações em funcionamento.
A Morrisons, com cerca de 1,6 mil lojas de conveniência e 500 supermercados no Reino Unido, informou que a interrupção afetou seus sistemas de gestão de armazéns para alimentos frescos e produtos perecíveis. Segundo um porta-voz da Morrisons, a empresa está operando de forma satisfatória com seus sistemas de backup e trabalhando para atender os clientes em todo o país.
A Sainsbury’s, que possui 600 supermercados e mais de 800 lojas de conveniência, disse que está em “estreito contato” com a Blue Yonder e que implementou processos de contingência.
A Blue Yonder, de propriedade do conglomerado japonês Panasonic, desenvolve softwares para empresas de varejo e fabricantes gerenciarem operações como armazéns, transporte e devoluções. Entre seus clientes estão empresas como Kroger, Albertsons, Procter & Gamble e Walgreens, que não responderam a pedidos para comentar o assunto.