Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Ações de tecnologia caem 7% desde a posse de Trump com guerra comercial gerando incertezas
Publicado 04/03/2025 • 13:12 | Atualizado há 7 meses
Anthropic abrirá primeiro escritório na Índia enquanto rival OpenAI aumenta presença no país
Ações de gigantes automobilísticos despencam com as novas tarifas de aço da União Europeia
Verizon fecha acordo com AST SpaceMobile para fornecer serviço celular a partir do espaço; Ações da AST disparam
Indústria siderúrgica do Reino Unido alerta para a “maior crise” de todos os tempos com aumento de tarifas
Importadora prevê falta de árvores de Natal no fim do ano
Publicado 04/03/2025 • 13:12 | Atualizado há 7 meses
KEY POINTS
Saul Loeb | Via Reuters
As ações de tecnologia caíram mais de 7% desde a posse do presidente Donald Trump. Novas tarifas deram início a uma guerra comercial e aumentaram o sentimento de aversão ao risco em Wall Street. Nvidia e ações de tecnologia dependentes de peças e fabricação no exterior sofreram perdas significativas, com a fabricante de chips caindo mais de 17% desde que Trump assumiu o cargo.
As ações de tecnologia despencaram mais de 7% desde que o presidente Donald Trump assumiu o cargo em janeiro, com novas tarifas iniciando uma guerra comercial e intensificando o sentimento de aversão ao risco em Wall Street.
Economistas alertaram que a disputa tarifária pode aumentar a inflação e causar ondas de choque no mundo todo, levando investidores a se desfazerem de ações vencedoras para mitigar riscos.
Os temores abalaram as ações de tecnologia que lideraram o mercado após a vitória presidencial de Trump. O setor de tecnologia do S&P 500 caiu 3,5% na sessão de segunda-feira (3), e perdeu 7,6% desde a posse de Trump. As tarifas podem aumentar os custos de fabricação para grandes empresas de tecnologia, como Apple e Nvidia, que montam e fabricam produtos fora dos EUA.
A principal fabricante de chips de inteligência artificial caiu quase 9% na segunda-feira (3) em resposta às tarifas e despencou mais de 17% desde que Trump assumiu o cargo. As ações continuaram a cair na terça-feira (4).
A empresa fabrica a maioria de seus chips em Taiwan, mas produz alguns sistemas mais complexos em outras regiões. A Nvidia informou que planeja produzir alguns chips nas instalações da Taiwan Semiconductor Manufacturing nos EUA, anunciadas na segunda-feira (3).
As ações de semicondutores também tiveram desempenho inferior, com o VanEck Semiconductor ETF caindo quase 14% desde a posse. A Advanced Micro Devices perdeu cerca de 20%, enquanto Broadcom e Marvell Technology caíram mais de 21% e 31%, respectivamente.
Ações de tecnologia de grande capitalização e a Tesla, apoiada por Elon Musk, perderam um terço do valor desde a posse. A Alphabet caiu cerca de 15%, enquanto Microsoft e Amazon caíram pelo menos 10% cada. A Apple teve um aumento de 3%.
Trump destruiu a esperança de um possível acordo de última hora na segunda-feira (3), abrindo caminho para tarifas de 25% sobre o Canadá e o México entrarem em vigor. Trump disse que não havia mais espaço para discutir alternativas após semanas de negociações. Ele também aplicou uma tarifa adicional de 10% sobre produtos chineses.
Os três países responderam às novas tarifas. O Canadá disse que implementaria tarifas retaliatórias já na terça-feira (4), enquanto o México se preparava para anunciar um plano no domingo (9). A China reagiu com uma tarifa de até 15% sobre alguns produtos dos EUA.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Como a crise de Ambipar e Braskem explica o derretimento dos COEs e as perdas expressivas dos investidores de XP e BTG
Liderar na era da IA: como evitar a gestão de superfície
Apesar de crescimento, baixa eficiência tira R$ 42,4 bi da indústria têxtil em 2024
Brasil propõe integração mundial dos mercados de carbono na COP30
Tokenização de imóveis avança com proposta de mudanças na CVM 88