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Publicado 22/11/2024 • 11:33
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Na sexta-feira, a Amazon anunciou que investirá mais US$ 4 bilhões (cerca de R$ 20 bilhões) na Anthropic, a startup de inteligência artificial fundada por ex-executivos de pesquisa da OpenAI.
Com esse novo aporte, o investimento total da gigante de tecnologia chega a US$ 8 bilhões (aproximadamente R$ 40 bilhões), embora a Amazon continue como investidora minoritária, segundo a Anthropic, empresa sediada em São Francisco e responsável pelo chatbot Claude e pelo modelo de IA.
A Amazon Web Services também se tornará o “principal parceiro de nuvem e treinamento” da Anthropic, de acordo com uma postagem no blog. A partir de agora, a Anthropic usará os chips Trainium e Inferentia da AWS para treinar e implantar seus maiores modelos de IA.
A Anthropic é a empresa por trás do Claude — um dos chatbots que, assim como o ChatGPT da OpenAI e o Gemini do Google, ganhou enorme popularidade. Startups como a Anthropic, junto com gigantes da tecnologia como Google, Amazon, Microsoft e Meta, estão todas em uma corrida armamentista de IA generativa para garantir que não fiquem para trás em um mercado que deve ultrapassar US$ 1 trilhão em receita dentro de uma década.
Em março, o investimento de US$ 2,75 bilhões (cerca de R$ 13,75 bilhões) da Amazon na Anthropic foi o maior investimento externo da empresa em seus trinta anos de história. As empresas anunciaram um investimento inicial de US$ 1,25 bilhão (aproximadamente R$ 6,25 bilhões) em setembro de 2023.
A Amazon não possui um assento no conselho da Anthropic.
A notícia do investimento adicional da Amazon surge um mês após a Anthropic anunciar um marco significativo para a empresa: agentes de IA que podem usar um computador para realizar tarefas complexas como um humano faria.
A nova capacidade de Uso de Computador da Anthropic, parte de seus dois modelos de IA mais recentes, permite que sua tecnologia interprete o que está na tela de um computador, selecione botões, insira texto, navegue por sites e execute tarefas através de qualquer software e navegação na internet em tempo real.
A ferramenta pode “usar computadores basicamente da mesma forma que nós”, disse Jared Kaplan, diretor científico da Anthropic, em entrevista à CNBC no mês passado, acrescentando que ela pode realizar tarefas com “dezenas ou até centenas de etapas”.
A Amazon teve acesso antecipado à ferramenta, informou a Anthropic à CNBC na época, e os primeiros clientes e testadores beta incluíram Asana, Canva e Notion. A empresa vinha trabalhando na ferramenta desde o início deste ano, segundo Kaplan.
Em setembro, a Anthropic lançou o Claude Enterprise, seu maior novo produto desde a estreia do chatbot, voltado para empresas que buscam integrar a IA da Anthropic. Em junho, a empresa apresentou seu modelo de IA mais poderoso, o Claude 3.5 Sonnet, e em maio, lançou seu plano “Team” para pequenas empresas.
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