Amazon lança agente de IA e entra em concorrência direta com OpenAI e Anthropic
Publicado 31/03/2025 • 14:07 | Atualizado há 2 dias
Criadores e marcas do TikTok seguem otimistas antes do segundo prazo de banimento nos EUA
Política francesa pode ficar ‘ainda mais bagunçada’ enquanto Le Pen protesta contra proibição, alertam analistas
China inicia exercícios militares perto de Taiwan, e adverte que ‘independência’ da ilha significa guerra
Casa Branca confirma que tarifas de Trump do dia 2 “entrarão em vigor imediatamente” após anúncio
DOJ buscará pena de morte para Luigi Mangione no caso de assassinato do CEO Brian Thompson
Publicado 31/03/2025 • 14:07 | Atualizado há 2 dias
KEY POINTS
Cada vez mais empresas estão criando agentes de IA, buscando ir além dos geradores de texto e imagem
Pexels
Nesta segunda-feira (31), a Amazon lançou um novo modelo de IA, chamado Nova Act, que pode realizar ações em um navegador web em nome do usuário, colocando a empresa em competição direta com OpenAI, Anthropic e outras companhias que desenvolveram os chamados “agentes”.
O novo modelo foi projetado para ajudar desenvolvedores a criar agentes, ou softwares de IA capazes de completar tarefas complexas para os usuários sem supervisão. Um exemplo mostrado pela Amazon foi o Nova Act buscando “apartamentos a uma distância de bicicleta da estação de trem”.
Cada vez mais empresas estão criando agentes de IA, buscando ir além dos geradores de texto e imagem.
A Anthropic, startup de IA apoiada pela Amazon e fundada por ex-executivos de pesquisa da OpenAI, lançou sua ferramenta Computer Use em outubro. A ferramenta pode interpretar o que está na tela de um computador, selecionar botões, digitar texto, navegar em sites e executar tarefas em qualquer software, além de navegar na web em tempo real.
Em janeiro, a OpenAI lançou uma funcionalidade similar chamada Operator, que automatiza tarefas como planejar férias, preencher formulários, fazer reservas em restaurantes e comprar mantimentos. A startup apoiada pela Microsoft descreve o Operator como “um agente que pode ir à web realizar tarefas por você”.
Em fevereiro, a OpenAI lançou outra ferramenta chamada Deep Research, que permite a um agente de IA compilar relatórios de pesquisa complexos e analisar perguntas e tópicos de escolha do usuário.
O Google também lançou uma ferramenta similar com o mesmo nome em dezembro, que atua como “assistente de pesquisa, explorando tópicos complexos e compilando relatórios em seu nome”.
O lançamento faz parte de uma estratégia mais ampla da Amazon para investir pesadamente em software de IA generativa. A Amazon introduziu uma série de produtos de IA, incluindo seus próprios modelos Nova, chips Trainium, assistentes de compras e saúde, além de um marketplace para modelos de terceiros, chamado Bedrock.
A empresa também está reformulando o Alexa, o assistente digital lançado há mais de uma década, com capacidades de IA.
No início deste mês, a Amazon anunciou a formação de um grupo dedicado ao desenvolvimento de IA agentiva, liderado pelo veterano executivo da Amazon Web Services, Swami Sivasubramanian.
A empresa também criou uma equipe interna focada no desenvolvimento de inteligência artificial geral (AGI), que se refere a uma IA tão inteligente ou mais inteligente que os seres humanos. Essa equipe se reporta diretamente ao CEO da Amazon, Andy Jassy.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Suécia compra quatro aviões da Embraer e amplia parceria com o Brasil
OpenAI levanta US$ 40 bilhões na maior rodada privada de tecnologia da história
A importância de abordar as emoções no ambiente de trabalho
De vídeos caseiros ao sucesso: Patrícia Elias transformou dicas de beleza em negócio milionário
Empresas têm adotado medidas para se blindar de ofertas de compra