CNBC Trump vai se reunir com executivos da Walmart, Target e Home Depot para discutir tarifas

Tecnologia & Inovação

Amazon pausa alguns compromissos de locação de data centers, diz Wells Fargo

Publicado 21/04/2025 • 16:40 | Atualizado há 3 horas

CNBC

Redação CNBC

Reprodução

Analistas do Wells Fargo escreveram em um relatório na segunda-feira (21) que ouviram durante o fim de semana que a Amazon está pausando conversas de locação com parceiros de colocation. No início deste mês, o CEO da Amazon, Andy Jassy, afirmou que não via a empresa recuando na construção de data centers.

A Amazon adiou alguns compromissos relacionados a novas locações de data centers, disseram analistas do Wells Fargo na segunda-feira (21), o que é mais um sinal de que preocupações econômicas podem estar afetando os planos de gastos das empresas de tecnologia. Na semana passada, um executivo da Microsoft mencionou que a empresa de software estava desacelerando ou adiando temporariamente alguns projetos iniciais.

Amazon Web Services e Microsoft são os principais fornecedores de infraestrutura em nuvem e ambos aumentaram seus gastos de capital nos últimos trimestres para atender à demanda do boom da inteligência artificial generativa.

Pausas nas negociações de locação

“Durante o fim de semana, ouvimos de várias fontes do setor que a AWS pausou uma parte de suas discussões de locação no lado de colocation (particularmente as internacionais)”, escreveram analistas do Wells Fargo em uma nota. Eles acrescentaram que “a posição é semelhante ao que ouvimos recentemente da MSFT”, no sentido de que ambas as empresas estão segurando alguns novos projetos, mas não cancelando acordos já assinados.

Impacto econômico e tarifas

As ações de tecnologia têm sofrido pressão geral este ano, pois as propostas do presidente Donald Trump para tarifas generalizadas aumentaram a perspectiva de custos dramaticamente mais altos em importações de equipamentos, além de ameaçar desacelerar a economia. Provedores de infraestrutura em nuvem têm anunciado agressivamente planos para gastar coletivamente centenas de bilhões de dólares garantindo as unidades de processamento gráfico (GPUs) da Nvidia e construindo novos data centers.

Isso foi antes do anúncio sobre tarifas no início deste mês. Microsoft e Amazon divulgarão seus resultados trimestrais na próxima semana. Os preços das ações caíram na segunda-feira (21), levando a uma queda de 25% nas ações da Amazon e de 15% nas da Microsoft ao longo do ano.

Posicionamento da AWS e expectativas futuras

Um porta-voz da AWS não forneceu um comentário imediato. No início deste mês, o CEO da Amazon, Andy Jassy, disse a Andrew Ross Sorkin, da CNBC, que não via a empresa reduzindo a construção de data centers.

O Wells Fargo mantém uma classificação de “manter” para as ações da Amazon.


📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Tecnologia & Inovação