CNBC Inflação do Japão atinge máxima de 2 anos e reforça argumentos por alta de juros

Tecnologia & Inovação

Apesar da Deepseek, OpenAI ultrapassa 400 milhões de usuários

Publicado qui, 20 fev 2025 • 11:06 AM GMT-0300 | Atualizado há 1 dias

CNBC

CNBC

KEY POINTS

  • A empresa de inteligência artificial alcançou 400 milhões de usuários ativos semanais, um aumento de 33% em menos de três meses, disse o diretor de operações da OpenAI, Brad Lightcap, à CNBC.
  • Esse crescimento aconteceu em meio a uma competição maior com modelos de código aberto como a DeepSeek.
  • A OpenAI parece estar crescendo rapidamente apesar da concorrência crescente.
OpenAI.

OpenAI.

Divulgação/OpenAI.

A empresa de inteligência artificial OpenAI alcançou 400 milhões de usuários ativos semanais, um aumento de 33% em menos de três meses, disse o diretor de operações, Brad Lightcap, à CNBC.

Esse crescimento aconteceu em meio a uma competição maior com modelos de código aberto como a DeepSeek.

“Há um efeito geral de as pessoas realmente quererem essas ferramentas e perceberem que elas são muito valiosas”, afirmou Lightcap.

Crescimento acelerado e reconhecimento público

A OpenAI parece estar crescendo rapidamente apesar da concorrência crescente. A empresa de tecnologia com sede em São Francisco tinha 400 milhões de usuários ativos semanais em fevereiro, um aumento de 33% em relação aos 300 milhões de dezembro, conforme relatou Brad Lightcap à CNBC. Esses números não haviam sido divulgados anteriormente.

Lightcap destacou a “progressão natural” do ChatGPT à medida que se torna mais útil e familiar para um público mais amplo.

“As pessoas ficam sabendo disso pelo boca a boca. Elas veem a utilidade. Observam seus amigos usando”, disse Lightcap em uma entrevista, acrescentando que leva tempo para que as pessoas encontrem usos que lhes façam sentido. “Há um efeito geral de as pessoas realmente quererem essas ferramentas e perceberem que elas são muito valiosas.”

Leia também:

Expansão no mercado empresarial

A OpenAI está vendo isso se refletir em seu crescente negócio empresarial. A empresa agora conta com 2 milhões de usuários empresariais pagantes, aproximadamente o dobro desde setembro, mencionou Lightcap, apontando que frequentemente os funcionários usam o ChatGPT pessoalmente e sugerem às suas empresas que implementem a ferramenta.

“Nós ganhamos muitas vantagens e um impulso do consumo orgânico, onde as pessoas já estão familiarizadas com o produto”, ele disse. “Há um crescimento realmente saudável, em uma curva diferente.”

O tráfego de desenvolvedores também dobrou nos últimos seis meses, quintuplicando para o modelo de “raciocínio” o3 da empresa, segundo Lightcap. Os desenvolvedores usam a OpenAI para integrar a tecnologia em seus próprios aplicativos. A OpenAI conta com a Uber, Morgan Stanley, Moderna e T-Mobile entre alguns de seus maiores clientes empresariais.

Comparações com serviços de nuvem

Lightcap comparou esse uso aos serviços de nuvem, que a Amazon Web Services pioneirou há duas décadas. Enquanto o negócio de consumo pode crescer mais rapidamente, já que as pessoas podem adotá-lo à vontade, o empresarial está em “processo de construção”, disse ele.

“Há um ciclo de compra e um processo de aprendizado para expandir um negócio empresarial”, afirmou Lightcap. “A IA vai ser como os serviços de nuvem. Será algo que você não pode gerir um negócio que, no fim das contas, não está realmente rodando com esses modelos muito poderosos por trás.”

O efeito Deepseek

O crescimento da OpenAI ocorre em meio à nova concorrência do rival chinês DeepSeek, que agitou os mercados de tecnologia em janeiro, quando investidores temeram que isso prejudicaria a futura lucratividade das empresas de inteligência artificial dos EUA e sua dominância.

As grandes empresas de tecnologia foram particularmente atingidas. A Nvidia perdeu 17% na segunda-feira que a DeepSeek causou impacto, eliminando quase 600 bilhões de dólares em valor de mercado.

Mais tarde naquela semana, a OpenAI acusou a DeepSeek de colher seus modelos de forma inadequada em uma técnica conhecida como destilação. Lightcap disse que a nova concorrência não mudou a forma como a OpenAI pensa sobre código aberto, sua linha de produtos ou planos de mega-investimento.

“A DeepSeek é uma prova de quanto a IA entrou na consciência pública no mainstream – seria impensável há dois anos”, disse ele. “É um momento que mostra o quão poderosos esses modelos são e quanto as pessoas realmente se importam.”

Desafios legais e ofertas de aquisição

Além do surgimento da DeepSeek, a OpenAI também tem lidado com um período tenso na frente legal.

O bilionário Elon Musk, cofundador da empresa, processou a OpenAI por quebra de contrato enquanto tenta se converter em uma empresa com fins lucrativos.

A Microsoft injetou bilhões na empresa, enquanto o SoftBank está perto de finalizar um investimento de 40 bilhões de dólares, que pode avaliar a empresa em cerca de 300 bilhões de dólares, de acordo com fontes próximas ao negócio.

Musk e um grupo de investidores fizeram uma oferta para comprar os ativos da organização sem fins lucrativos por 97,4 bilhões de dólares no início deste mês. Em uma carta ao advogado de Musk, o advogado da OpenAI disse que o conselho da empresa determinou que a “muito divulgada ‘oferta’ de Musk na verdade não é uma oferta”. O presidente da OpenAI, Bret Taylor, afirmou em um comunicado que a empresa “não está à venda”.

“Os números contam a história”, disse Lightcap. “Tentamos ser muito transparentes sobre onde estamos em tudo isso. (Musk) é um concorrente. Ele está competindo. É uma forma não convencional de competir.”

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Tecnologia & Inovação