Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Artemis 2: o que é a missão que muda o rumo dos voos tripulados da NASA
Publicado 10/02/2026 • 22:26 | Atualizado há 2 horas
YouTube star MrBeast compra o aplicativo de serviços financeiros Step, focado em jovens
Ações da BP caem 5% após petroleira suspender plano de recompra de ações
Kering, dona da Gucci, salta 10% após novo CEO traçar plano de retomada
Cadillac revela pintura para estreia na Fórmula 1 e é processada por Michael Bay
Oracle sobe 9% enquanto setor de tecnologia tenta se recuperar de perda de US$ 1 trilhão
Publicado 10/02/2026 • 22:26 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Foto: NASA
O que é a Artemis 2 e por que ela é diferente de tudo que a NASA fez nas últimas décadas?
O mais recente lançamento da NASA levou a empresa americana a rever seus planos após a identificação de problemas que forçaram o adiamento da data original. Apesar dos desafios, a missão Artemis 2 surge como um projeto revolucionário, recolocando a Lua no centro das atenções e abrindo um novo capítulo na exploração espacial.
Ao contrário das missões das últimas décadas, que se concentraram na órbita terrestre baixa e na Estação Espacial Internacional, a Artemis 2 pretende levar astronautas além da órbita lunar, abrindo caminho para o retorno humano à Lua e, no futuro, para Marte.
Leia mais: Nasa divulga imagens de intensa erupção solar que gerou alerta
Desde o fim da Guerra Fria em 1991, que marcou a corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética, as missões tripuladas para a Lua deixaram de ser uma prioridade entre os países que investem no setor espacial. Apesar da grande notoriedade e paixão humana pelo satélite natural da terra, os lançamentos para a Lua eram considerados caros.
Entretanto, a chegada do primeiro astronauta na Lua em 1969, abriu caminhos para que a humanidade colocasse outra conquista como algo. A principal dúvida atualidade, envolvendo viagens espaciais, é quando o homem pousará pela primeira vez em Marte.
A Artemis 2 será a primeira missão tripulada do programa da NASA, sucedendo a Artemis 1, que foi um teste não tripulado do foguete Space Launch System (SLS) e da cápsula Orion.
Segundo a NASA, enquanto a Artemis 1 serviu para validar sistemas e trajetórias, o primeiro lançamento buscava entender possíveis problemas ou dificuldades durante o voo. Já a Artemis 2 dará um passo histórico ao enviar uma tripulação além da Lua, mesmo que não haja pouso planejado.
A missão volta a colocar os astronautas em uma trajetória que circunda a Lua, permitindo testes cruciais de sistemas em um ambiente onde a comunicação com a Terra fica temporariamente interrompida.
Leia mais: Foguete SLS da Nasa leva astronautas de volta à Lua após 54 anos
A NASA precisou adiar o lançamento da Artemis 2 depois que foi identificado um vazamento de hidrogênio líquido em um dos sistemas durante os preparativos. A agência decidiu adiar a missão para revisar o problema e garantir a segurança da tripulação.
Mesmo com o adiamento, o novo lançamento da agência espacial mais famosa do planeta, volta a receber a atenção do mundo com um lançamento que pode ser um grande passo para novas descobertas espaciais.
Ao longo dos anos, os lançamentos com tripulação envolve um maior cuidados para que não aconteçam erros após e durante a decolagem. Em decorrência da altura e do grau de riscos envolvendo um lançamento de foguete, todos os preparativos para o lançamento da Artemis 2 irão passar por uma forte fiscalização.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Tesouro Reserva: o que é e como funciona o novo título da B3?
2
Cidade do interior paulista supera Europa e vira referência global em qualidade de vida
3
NASA adia Artemis 2 após vazamento e redefine cronograma da volta humana à Lua
4
Flamengo: ida de Allan ao Corinthians pode render milhões ao clube; veja valores
5
Relatório aponta distorções bilionárias e crise de liquidez na Patria Investimentos; Fundo nega