Bill Gates: Em 10 anos, IA substituirá muitos médicos e professores – humanos não serão necessários ‘para a maioria das coisas’
Publicado 26/03/2025 • 16:22 | Atualizado há 3 dias
Imagens virais de IA no estilo Studio Ghibli reacendem debate sobre direitos autorais
Elon Musk diz que sua empresa xAI adquiriu o X em acordo que avalia a rede social em US$ 33 bilhões
Groenlândia forma novo governo horas antes da visita do vice-presidente dos EUA
Ações da Lululemon caem mais de 10% após CEO citar preocupações com inflação e economia
Xi, da China, convoca executivos de grandes empresas para ajudar a ‘manter a ordem global’
Publicado 26/03/2025 • 16:22 | Atualizado há 3 dias
Bill Gates falou sobre o crescimento das tecnologias de IA
Fotos públicas.
Nos próximos dez anos, os avanços na inteligência artificial (IA) farão com que os humanos não sejam mais necessários “para a maioria das coisas” no mundo, afirmou Bill Gates.
Foi o que o cofundador da Microsoft e bilionário filantropo disse ao comediante Jimmy Fallon durante uma entrevista no programa “The Tonight Show”, da NBC, em fevereiro. No momento, a expertise ainda é “rara”, explicou Gates, apontando para especialistas humanos dos quais ainda dependemos em muitos campos, incluindo “um ótimo médico” ou “um ótimo professor”.
Mas “com a IA, na próxima década, isso se tornará gratuito, comum — ótimos atendimentos médicos, ótimos tutores”, disse Gates.
Em outras palavras, o mundo está entrando em uma nova era do que Gates chamou de “inteligência gratuita” em uma entrevista no mês passado com o professor da Universidade de Harvard e especialista em felicidade, Arthur Brooks. O resultado será avanços rápidos em tecnologias impulsionadas por IA que são acessíveis e tocam praticamente todos os aspectos de nossas vidas, disse Gates, desde medicamentos e diagnósticos aprimorados até tutores de IA amplamente disponíveis e assistentes virtuais.
“É algo muito profundo e até um pouco assustador — porque está acontecendo muito rápido, e não há um limite superior”, Gates disse a Brooks.
O debate sobre como exatamente a maioria dos humanos se encaixará nesse futuro impulsionado por IA está em andamento. Alguns especialistas dizem que a IA ajudará os humanos a trabalhar de forma mais eficiente — em vez de substituí-los completamente — e estimulará o crescimento econômico que levará à criação de mais empregos.
Outros, como o CEO de IA da Microsoft, Mustafa Suleyman, argumentam que os avanços tecnológicos contínuos nos próximos anos mudarão a aparência da maioria dos empregos em quase todas as indústrias e terão um impacto “extremamente desestabilizador” na força de trabalho.
“Essas ferramentas apenas aumentarão temporariamente a inteligência humana”, Suleyman escreveu em seu livro “The Coming Wave”, publicado em 2023. “Elas nos tornarão mais inteligentes e eficientes por um tempo e desbloquearão enormes quantidades de crescimento econômico, mas são fundamentalmente substitutas de trabalho”.
Gates é otimista em relação aos benefícios gerais que a IA pode trazer para a humanidade, como “tratamentos inovadores para doenças mortais, soluções inovadoras para a mudança climática e educação de alta qualidade para todos”, ele escreveu no ano passado.
Conversando com Fallon, Gates reafirmou sua crença de que certos tipos de empregos provavelmente nunca serão substituídos por IA, afirmando que as pessoas provavelmente não querem ver máquinas jogando beisebol, por exemplo.
“Haverá algumas coisas que reservaremos para nós mesmos. Mas em termos de fazer, mover coisas e cultivar alimentos, com o tempo, esses serão problemas basicamente resolvidos”, disse Gates.
O desenvolvimento da IA vem com preocupações “compreensíveis e válidas”, Gates escreveu em um post de blog em 2023. Os programas de IA de ponta de hoje estão repletos de erros e propensos a permitir a disseminação de conteúdos falsos online, por exemplo.
Mas se ele tivesse que começar um novo negócio do zero, ele lançaria uma startup “centrada em IA”, disse Gates ao CNBC Make It em setembro de 2024.
“Hoje, alguém poderia arrecadar bilhões de dólares para uma nova empresa de IA com algumas ideias esboçadas”, disse ele, acrescentando: “Estou encorajando os jovens na Microsoft, OpenAI, onde quer que eu os encontre: ‘Ei, aqui está a fronteira.’ Porque vocês estão olhando para isso de maneira mais nova do que eu, e essa é a sua oportunidade fantástica”.
Gates viu a revolução da IA chegando quase uma década atrás: quando perguntado em qual indústria ele se concentraria se tivesse que começar do zero, ele escolheu rapidamente a IA.
“O trabalho com inteligência artificial hoje está em um nível realmente profundo”, disse Gates em um evento de 2017 na Universidade de Columbia ao lado do CEO da Berkshire Hathaway, Warren Buffett. Ele apontou para o “marco profundo” do laboratório de IA DeepMind do Google ao criar um programa de computador que poderia derrotar humanos no jogo de tabuleiro “Go”.
Na época, a tecnologia estava a anos de distância de textos generativos no estilo ChatGPT, impulsionados por grandes modelos de linguagem. No entanto, em 2023, até mesmo Gates ficou surpreso com a velocidade do desenvolvimento da IA. Ele desafiou a OpenAI a criar um modelo que pudesse obter uma pontuação alta em uma prova de Biologia do ensino médio, esperando que a tarefa levasse dois ou três anos, escreveu em seu post de blog.
“Eles terminaram em apenas alguns meses”, escreveu Gates. Ele chamou a conquista de “o avanço mais importante na tecnologia desde a interface gráfica do usuário [em 1980]”.
___
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Brasileirão 2025 começa neste sábado; confira quem é o jogador mais valioso
Pedido da Starlink por satélites entra na pauta da Anatel
Lollapalooza Brasil 2025: confira as ativações das marcas presentes no festival
H&M expande planos no Brasil e confirma novas lojas em SP
Alta mundial do cacau impacta custos do chocolate e vendas da Páscoa