Brasileiros formam maior delegação de estrangeiros no SXSW, diz cofundadora da XRBR
Publicado 13/02/2025 • 22:54 | Atualizado há 1 mês
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Publicado 13/02/2025 • 22:54 | Atualizado há 1 mês
KEY POINTS
Evento consolidado, o South by Southwest (SXSW) recebe cerca de meio milhão de pessoas de mais de 100 países, tendo os brasileiros em grande presença. “Nos últimos anos, formamos a maior delegação de estrangeiros, e a previsão é que isso se repita em 2025”, afirmou Simone Kliass, cofundadora da XRBR. A edição deste ano acontece de 7 a 15 de março.
Kliass, que também é palestrante e mentora do festival, afirmou que o SXSW não é apenas um festival de música e tecnologia, mas um evento que reúne uma diversidade de temas, com a Inteligência Artificial (IA) se destacando nas últimas edições.
“Nos últimos anos, vemos a Inteligência Artificial se sobressaindo. Ela interliga diversos temas, e daqui a pouco será integrada a tudo. Não será mais uma trilha separada, será um aspecto presente em todas as discussões”, afirmou.
Ela também destacou a importância de acompanhar as palestras e os conteúdos disponíveis online para quem não pode estar presente fisicamente. “Esses assuntos estão aí, e todo o conteúdo vai ficar disponível no YouTube. Quem não puder ir, poderá acompanhar e aproveitar as discussões”, disse.
A XR Experience, que envolve realidade aumentada, virtual e mista, é uma das experiências mais procuradas no festival, e Simone falou das diferenças entre essas tecnologias.
“XR é um termo guarda-chuva para várias tecnologias, como realidade aumentada, virtual e mista. A realidade aumentada sobrepõe elementos digitais ao nosso mundo físico, enquanto a realidade virtual cria mundos completamente digitais. A realidade mista integra os elementos digitais com o mundo real de uma maneira que permite maior interação”, afirmou.
Ela também contou que o festival terá cerca de 35 experiências imersivas, com instalações interativas e performances ao vivo, além de atividades de grupo, como a experiência musical no domo.
Para ajudar os participantes a aproveitarem o máximo dessas experiências, Simone e sua equipe criaram um guia para orientar os visitantes sobre quais tecnologias estão sendo utilizadas e como elas se aplicam a diferentes indústrias, como varejo, educação, saúde e automobilismo. “A ideia é ajudar as pessoas a entenderem as experiências e como essas tecnologias estão sendo usadas em diferentes áreas.”
Kliass também reforçou a importância das mentorias no SXSW, que oferece encontros individuais com especialistas de diversas áreas. “As mentorias são uma oportunidade única. Elas não são apenas para tirar dúvidas, mas também para fazer conexões valiosas. O mentor vai te ajudar a entender o festival e a se conectar com as pessoas certas.”
“Tem gente que vai lá só para fazer networking, outros para aprender, e outros ainda para buscar novas oportunidades de trabalho. O importante é estar aberto e aproveitar as oportunidades que o festival oferece”, completou.
A Casa São Paulo, um dos principais pontos de encontro dos brasileiros no SXSW, também foi mencionada por Kliass. Ela disse que o espaço é não apenas para os brasileiros, mas também para os estrangeiros que desejam conhecer mais sobre a cultura e as inovações do Brasil.
“A Casa São Paulo é um lugar especial. É o ponto de encontro dos brasileiros, mas também de muitos estrangeiros. Lá mostramos a força do Brasil no evento”, afirmou.
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