Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Briga com Musk vira propaganda e impulsiona vendas da Ryanair
Publicado 22/01/2026 • 09:55 | Atualizado há 1 hora
Publicado 22/01/2026 • 09:55 | Atualizado há 1 hora
KEY POINTS
Elon Musk está envolvido em mais uma polêmica e, desta vez, quem saiu ganhando foi a Ryanair.
O CEO da companhia aérea de baixo custo, Michael O’Leary, afirmou que a troca pública de farpas com o bilionário trouxe um efeito positivo imediato nas vendas, que avançaram entre 2% e 3% nos últimos cinco dias. Segundo ele, a visibilidade gerada pelo embate funcionou como uma espécie de propaganda gratuita para a empresa.
A controvérsia começou depois que Musk sugeriu nas redes sociais que poderia comprar a Ryanair e criticou O’Leary, após o executivo rejeitar o uso da tecnologia Starlink para oferecer wi-fi a bordo nos voos da companhia.
Em entrevista coletiva, O’Leary minimizou os ataques e disse que está acostumado a críticas – inclusive dentro de casa – e reforçou que Musk é livre para investir em ações da Ryanair, embora leis da União Europeia impeçam que não europeus detenham controle majoritário em companhias aéreas do bloco.
O executivo acrescentou que a equipe da empresa planeja ir até o escritório da plataforma X, em Dublin, para entregar a Musk um bilhete gratuito da Ryanair como agradecimento pelo que chamou de “impulso extraordinário de publicidade”.
Segundo O’Leary, a instalação do sistema da Starlink exigiria um investimento de cerca de €250 milhões em equipamentos, além de elevar os custos de combustível em aproximadamente €100 milhões por ano.
Na avaliação da companhia, apenas 5% dos passageiros estariam dispostos a pagar pelo serviço, o que tornaria o projeto pouco atrativo financeiramente.
Apesar das provocações, O’Leary disse que veria com bons olhos um eventual investimento de Musk: a Ryanair é uma empresa listada em bolsa, mas continua sujeita às regras europeias de controle acionário.
A empresa irlandesa também reconheceu que, embora considere as redes sociais um ambiente tóxico, elas seguem sendo ferramenta central de marketing, estratégia alinhada ao tom irreverente adotado pela companhia online.
(*com informações da BBC)
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Foguete SLS da Nasa leva astronautas de volta à Lua após 54 anos
2
Reservas de água doce da Groenlândia são vistas como “capital congelado”
3
Banco do Brasil adota postura cautelosa para dividendos
4
Trading controlada por grupo russo “some do mapa” e demite 344 no Brasil
5
Quem é o dono do Will Bank? Conheça o executivo por trás da aquisição