CNBC

CNBCPor que as vendas da Tesla Cybertruck estão abaixo do esperado?

Tecnologia & Inovação

Com urgência aprovada, Câmara deve votar projeto sobre adultização esta semana

Publicado 20/08/2025 • 10:13 | Atualizado há 1 hora

Agência Brasil

KEY POINTS

  • A Câmara dos Deputados aprovou requerimento de urgência para o projeto de lei que protege crianças e adolescentes no uso de aplicativos, jogos e redes sociais.
  • O PL 2628/22 estabelece obrigações para fornecedores e garante controle de acesso por pais e responsáveis; com a urgência, poderá ser votado direto no Plenário.
  • O presidente da Câmara, Hugo Motta, pretende votar a proposta nesta quarta-feira (20), após a comissão geral que debaterá o tema.

© Bruno Peres/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou requerimento de urgência para o projeto de lei que cria regras para a proteção de crianças e adolescentes durante o uso de aplicativos, jogos, redes sociais e outros programas de computador.

Projeto de Lei 2628/22 estipula obrigações para os fornecedores e garante controle de acesso por parte dos pais e responsáveis. Com a aprovação da urgência, o projeto poderá ser votado no Plenário sem passar antes pelas comissões.

O presidente da Câmara, Hugo Motta, já anunciou a intenção de votar a proposta nesta quarta-feira (20), logo após a comissão geral que vai debater o tema no Plenário.

Leia também:

AGU pede que Meta exclua chatbots que promovem erotização infantil

Acusado de exploração de jovens e crianças, influenciador Hytalo Santos é preso em SP

Apelidado de ECA Digital em referência ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o texto obriga as plataformas digitais a tomarem medidas “razoáveis” para prevenir riscos de crianças e adolescentes acessarem conteúdos ilegais ou considerados impróprios para essas faixas etárias.

O projeto de lei entrou na pauta da Câmara nesta semana após a repercussão do vídeo do influenciador Felca Bressanim Pereira, que denunciou o uso de perfis nas redes sociais com crianças e adolescentes em situações consideradas inapropriadas para idade, a fim de conseguir engajamento e monetização dos seus canais.

De autoria do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), o projeto foi relatado na Câmara pelo deputado Jadyel Alencar (Republicanos-PI) e tem o apoio de centenas de organizações da sociedade civil que atuam com a proteção das crianças e adolescentes no Brasil.

*Com informações da Agência Câmara

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tecnologia & Inovação