Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Como colmeias robóticas com IA ajudam a proteger abelhas das mudanças climáticas
Publicado 21/09/2025 • 15:30 | Atualizado há 4 meses
Trump vai perdoar ex-governadora de Porto Rico em caso de financiamento de campanha, diz autoridade
Google recorre de decisão que declarou monopólio ilegal em buscas nos EUA
Geopolítica agora define também as estratégias da segurança cibernética; entenda
Trump ameaça impor novas tarifas para pressionar negociação sobre a Groenlândia
Dono do Los Angeles Rams se torna o maior proprietário privado de terras dos EUA
Publicado 21/09/2025 • 15:30 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
Imagem de colmeia robótica da Beewise
Divulgação/Beewise
As abelhas são essenciais para garantir alimentos em abundância durante todo o ano, mas a espécie enfrenta uma crise grave.
Mais de um terço dos alimentos que consumimos depende da polinização feita por elas. No entanto, segundo a Beewise, cerca de 40% das colmeias estão colapsando a cada ano.
Um dos motivos para isso é a mudança climática, especialmente furacões mais intensos, incêndios mais frequentes e o uso crescente de pesticidas.
A colmeia de madeira foi inventada por volta de 1850 para a polinização comercial, mas essas caixas básicas não oferecem muita proteção e não são acolhedoras para as abelhas.
A startup Beewise está revolucionando as colmeias tradicionais com inteligência artificial e robótica. A empresa criou a BeeHome, uma colmeia robótica comandada por IA que pode ser alugada por agricultores.
“Uma colmeia robótica é basicamente como uma colmeia tradicional. Ela é totalmente compatível com os modelos antigos, usa o mesmo quadro, as mesmas abelhas. Nós colocamos as abelhas nessas colmeias robóticas, e lá dentro há câmeras que monitoram as abelhas“, explicou Saar Safra, CEO da Beewise.
Leia mais:
Falhas em demonstração de óculos da Meta expõem desafio de confiança em tecnologia de IA
Huawei lança supercluster de inteligência artificial e aumenta pressão sobre a Nvidia
Essas câmeras se conectam a um software de inteligência artificial que observa cada abelha individualmente e identifica o que ela precisa. O sistema robótico pode então tratar as abelhas de acordo com suas características.
“Se estiver faltando comida na colmeia, há um compartimento de alimento dentro dessa colmeia robótica, e o robô leva a comida até as abelhas. O mesmo acontece com remédios, controle de temperatura — se está frio ou quente demais, ou se tem uma tempestade. Conseguimos manter as abelhas confortáveis em casa, sem que elas sejam prejudicadas pelas condições do tempo”, disse Safra.
No ano passado, os furacões Helene e Milton danificaram ou destruíram milhares de colmeias comerciais só na Flórida, Geórgia e Carolina do Norte.
A BeeHome custa mais ou menos o mesmo que uma colmeia tradicional de madeira e consegue cuidar de até 10 colmeias de maneira automática, o que reduz bastante o gasto com mão de obra para os produtores. Os produtos de próxima geração devem aumentar muito essa capacidade — um diferencial que chama a atenção de investidores.
“Daqui a alguns anos, você vai ver uma BeeHome que não só vai cuidar de 10 colmeias, mas de 40 ou até mais. É aí que dá para ter uma margem operacional e um lucro muito maior com o mesmo investimento”, afirma John Caddedu, cofundador e sócio da Corner Ventures.
Safra afirma que a BeeHome reduz em 70% a perda das colônias de abelhas e resulta em colmeias mais saudáveis. Já existem milhares dessas colmeias em funcionamento no campo. Segundo ele, o crescimento em receita, número de dispositivos e clientes tem sido enorme, e os equipamentos já alcançam uma margem bruta de 40%.
Além da Corner Ventures, a Beewise também conta com o apoio de investidores como Insight Partners, Fortissimo, Lool Ventures e APG. Até agora, o total investido já soma US$ 170 milhões (cerca de R$ 901,7 milhões).
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
2
Trading controlada por grupo russo “some do mapa” e demite 344 no Brasil
3
IPVA Rio de Janeiro 2026: veja datas de pagamento, descontos e como emitir o boleto
4
Amazon fecha parceria com Roku e amplia oferta de canais gratuitos no Fire TV
5
West Ham aceita vender Paquetá ao Flamengo, mas faz uma exigência; veja qual