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Com IA, “a chance de compra aumenta com atendimento imediato”, diz CTO do Webmotors

Publicado 13/06/2025 • 13:15 | Atualizado há 18 horas

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • A WebMotors está usando inteligência artificial generativa para transformar a experiência de compra e venda de veículos pelo WhatsApp.
  • Desenvolvida em parceria com a AWS, a tecnologia simula uma conversa natural com o comprador, oferecendo informações sobre o carro, o vendedor e até simulações de financiamento.
  • “Ela tem todas as ferramentas necessárias para apoiar a decisão do comprador”, explicou Daniel Polistchuck, CTO da empresa, em entrevista ao Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC nesta sexta-feira (13).

A WebMotors está usando inteligência artificial generativa para transformar a experiência de compra e venda de veículos pelo WhatsApp. Desenvolvida em parceria com a AWS, a tecnologia simula uma conversa natural com o comprador, oferecendo informações sobre o carro, o vendedor e até simulações de financiamento.

“Ela tem todas as ferramentas necessárias para apoiar a decisão do comprador”, explicou Daniel Polistchuck, CTO da empresa, em entrevista ao Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC nesta sexta-feira (13).

Segundo Polistchuck, a IA já opera em 1.800 concessionárias e elevou em oito vezes o engajamento dos consumidores nas negociações. “Quando o cliente é atendido de forma imediata, a chance de ele seguir com a compra aumenta consideravelmente”, disse.

O executivo destacou que a tecnologia também resolve um dos principais gargalos do setor: a demora nas respostas, que pode desengajar mais de 50% dos potenciais compradores em 24 horas.

Polistchuck falou ainda sobre o uso do modelo Claude Sonnet, da Anthropic, por meio da plataforma Bedrock da AWS, para garantir segurança nas interações. A IA generativa se tornou central no negócio. oje, a WebMotors opera cerca de 15 projetos com foco na melhoria da experiência do cliente.

Um dos mais promissores permite ao usuário descrever o carro desejado em linguagem natural, como “carro para família, porta-malas grande, cor azul”, para receber sugestões personalizadas. “Estamos vendo um aumento de 6% nas conversões com essa nova jornada”, disse.

Mesmo com os juros altos, Polistchuck afirmou que o mercado de usados segue aquecido em 2025. “Ainda não tivemos uma desaceleração”, comentou.

A WebMotors também mira a expansão nacional. “Temos planos interessantes para ampliar nossa presença em diversas regiões do Brasil, além do Sudeste e Sul, onde já somos muito fortes”, concluiu.

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