CNBC

CNBCConcorrente da Wikipedia movido por IA de Elon Musk entra no ar após lançamento turbulento

Tecnologia & Inovação

Com o aumento da demanda de energia por IA, Google e NextEra reativarão usina nuclear em Iowa

Publicado 28/10/2025 • 08:36 | Atualizado há 9 horas

CNBC

KEY POINTS

  • Duane Arnold Energy Center, que fechou em 2020, poderá começar a operar no início de 2029, aguardando aprovação regulatória.
  • Diante do aumento da demanda de energia, Washington e a indústria de tecnologia têm impulsionado a energia nuclear como uma forma potencial de resolver as crescentes preocupações sobre os impactos da computação de IA nas redes de energia locais.
  • Além de colocar mais energia online, a energia nuclear oferece um caminho potencial para as Big Tech continuarem a implantação de seus data centers, ao mesmo tempo em que reduzem as emissões de carbono.

Anthony Quintano / Wimimedia Commons

O Google e a gigante americana de energia elétrica NextEra Energy anunciaram uma parceria na segunda-feira (27/10) para reativar a única usina nuclear de Iowa para atender à crescente demanda de energia de baixo carbono da inteligência artificial.

O Duane Arnold Energy Center, que fechou em 2020, poderá começar a operar no início de 2029, aguardando aprovação regulatória. “Uma vez operacional, o Google comprará energia da usina de 615 MW como uma fonte de energia sem carbono 24 horas por dia, 7 dias por semana, para ajudar a alimentar a crescente infraestrutura de nuvem e IA do Google em Iowa, ao mesmo tempo em que fortalece a confiabilidade da rede local”, disseram as empresas em um comunicado de imprensa.

A Central Iowa Power Cooperative, a maior provedora de energia do estado, concordou em comprar o excedente de eletricidade que sobrar do Google. O desligamento anterior do Duane Arnold Energy Center ocorreu em um momento em que o setor nuclear estava lutando para competir com o gás natural e outras fontes de energia renovável devido aos altos custos operacionais e aos desafios de percepção pública em torno da segurança.

No entanto, a reativação do local nuclear marca uma tendência, pois a demanda de energia nos EUA tem aumentado, com empresas de tecnologia como o Google investindo bilhões no desenvolvimento de data centers de IA que consomem muita energia. De acordo com a U.S. Energy Information Administration, o consumo total anual de eletricidade no país atingiu um recorde em 2024 – um teto que pode continuar a subir se os data centers continuarem a se expandir em seu ritmo atual.

Diante do aumento da demanda de energia, Washington e a indústria de tecnologia têm impulsionado a energia nuclear como uma forma potencial de resolver as crescentes preocupações sobre os impactos da computação de IA nas redes de energia locais. O projeto de Iowa segue parcerias nucleares semelhantes, incluindo uma entre a Constellation Energy e a Microsoft. Enquanto isso, a gigante da computação Oracle disse recentemente que está projetando um data center alimentado por três pequenos reatores nucleares.

Além de colocar mais energia online, a energia nuclear oferece um caminho potencial para as Big Tech continuarem a implantação de seus data centers, ao mesmo tempo em que reduzem as emissões de carbono. “(A parceria Google-NextEra) serve como um modelo para os investimentos necessários em todo o país para construir capacidade de energia e fornecer energia limpa e confiável, ao mesmo tempo em que protege a acessibilidade e cria empregos que impulsionarão a economia impulsionada pela IA”, disse Ruth Porat, presidente e diretora de investimentos da Alphabet e do Google.

Veículos de mídia notaram quando o Google, em junho, removeu discretamente seu compromisso de atingir emissões líquidas zero de carbono até 2030 da página principal de seu site de sustentabilidade corporativa em meio à expansão de seus planos de IA.

Projetos de data centers em todo os EUA também enfrentaram uma crescente oposição pública. Em setembro, o Google retirou os planos para um novo data center em Indiana depois que grupos comunitários levantaram preocupações sobre o uso de recursos e os impactos ambientais, informou a mídia local.

Por outro lado, Iowa tem se mostrado receptiva a esses projetos, com o Google tendo investido mais de US$ 6,8 bilhões em data centers no estado. Os legisladores de Iowa elogiaram o mais recente projeto no comunicado conjunto, dizendo que ele apoiará empregos locais e redes de energia.

“Trazer Duane Arnold de volta online é uma grande vitória para o Condado de Linn e todo o estado de Iowa”, disse o senador estadual Charlie McClintock, acrescentando que o anúncio mostra que Iowa pode “manter as luzes acesas” para moradores e empresas.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tecnologia & Inovação

;