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Como as etiquetas de preço digitais podem mudar o futuro das compras de supermercado
Publicado 03/10/2025 • 10:08 | Atualizado há 2 meses
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Publicado 03/10/2025 • 10:08 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Etiquetas eletrônicas de prateleira – as telas digitais que exibem o preço de um item – estão substituindo as etiquetas de preço tradicionais de papel em supermercados nos Estados Unidos. A tecnologia já pode ser encontrada no Whole Foods, Amazon Fresh e Kroger, juntamente com lojas no Canadá, Europa, Ásia e outras regiões.
Espera-se que as etiquetas eletrônicas de prateleira se tornem mais comuns: o mercado global para esses produtos foi estimado em US$ 1,85 bilhão em 2024 e está projetado para atingir US$ 7,54 bilhões até 2033, de acordo com a Grand View Research. “É definitivamente uma indústria que está buscando um crescimento significativo de dois dígitos ano a ano no futuro próximo”, disse Cullen Hendrix, membro sênior do Peterson Institute for International Economics. O Walmart, o maior varejista dos EUA, disse que planeja implementar etiquetas eletrônicas de prateleira em 2.300 lojas até 2026.
A empresa disse que a tecnologia permite que os funcionários atualizem os preços das prateleiras usando um aplicativo móvel, reduzindo uma mudança de preço que normalmente leva dois dias para um associado a uma questão de minutos. “O único impedimento para a rapidez com que eles podem mudar os preços neste momento é o tempo que leva para o humano envolvido decidir mudar os preços”, disse Hendrix.
Mas alguns legisladores temem que as etiquetas eletrônicas de prateleira possam permitir que os supermercados aumentem os preços durante períodos de alta demanda. “Etiquetas de preço digitais podem permitir que a Kroger e outras redes de supermercados façam a transição para ‘preços dinâmicos’, nos quais o preço de bens básicos domésticos pode subir com base na hora do dia, no clima ou em outros eventos transitórios – permitindo que as lojas calibrem os aumentos de preços para extrair o máximo de lucros”, escreveram a senadora Elizabeth Warrene o então senador Bob Casey, em uma carta de agosto de 2024 ao então presidente e CEO da Kroger, Rodney McMullen.
“Para ser claro, a Kroger não se envolve e nunca se envolveu em ‘preços de surto'”, disse a Kroger em uma carta de resposta. “[As etiquetas] nos fornecem dados operacionais para melhor gerenciar o estoque. Essas informações nos permitem identificar oportunidades onde podemos reduzir os preços de itens perecíveis, sazonalmente específicos ou que precisam ser movimentados mais rapidamente, incluindo itens essenciais.”
Preços dinâmicos reduzem o desperdício de alimentos em até 21%, de acordo com um estudo da Rady School of Management da Universidade da Califórnia, San Diego, que foi revisado pela última vez em dezembro de 2023. Ioannis Stamatopoulos, professor associado da Universidade do Texas em Austin e um dos pesquisadores por trás de um estudo separado sobre o tema publicado em junho, disse que “os fatos mostram que não há aumento de preços ocorrendo atualmente”.
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