CNBC

CNBCAos 19 anos, novato da NBA começa a investir pensando na aposentadoria

Tecnologia & Inovação

Companhia na Indonésia fortalece cenário global de vacinas para países em desenvolvimento

Publicado 27/10/2025 • 07:35 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • Com uma capacidade de mais de 3,5 bilhões de doses por ano, a Bio Farma fornece vacinas para mais de 150 países e possui pré-qualificação da OMS para 12 vacinas.
  • Desde a fundação da Rede de Fabricantes de Vacinas dos Países em Desenvolvimento em 2000, Bio Farma tem sido um dos principais impulsionadores do avanço da autossuficiência em vacinas e da capacidade de saúde pública.
  • Inovação da Bio Farma foi exemplificada em 2020, quando sua vacina nOPV2 recebeu a Lista de Uso de Emergência da OMS (Organização Mundial da Saúde).

PR Newswire

Laboratório de produção da Bio Farma na Indonésia

A Indonésia tem se destacado no cenário global de vacinas junto à Rede de Fabricantes de Vacinas dos Países em Desenvolvimento (DCVMN), e a PT Bio Farma (Persero) é a companhia que tem desempenhado um papel estratégico no setor. Desde a fundação da DCVMN em 2000, a Bio Farma tem sido um dos principais impulsionadores do avanço da autossuficiência em vacinas e da capacidade de saúde pública nos países em desenvolvimento.

A colaboração entre as duas partes foi estabelecida desde o início da rede. Na primeira Assembleia Geral Anual da DCVMN em 2000, a Bio Farma foi um dos dez membros fundadores dedicados ao avanço da colaboração vacinal. Em abril de 2001, a Bio Farma sediou a 2ª AGM, em que a rede formalizou a estrutura e a governança da DCVMN. A reunião estabeleceu a Indonésia como um centro de colaboração em vacinas e compartilhamento de conhecimento entre os países em desenvolvimento.


O diretor-presidente da Bio Farma, Shadiq Akasya, afirmou que a participação da empresa na DCVMN reflete o compromisso da Indonésia em contribuir para a saúde global além dos interesses nacionais. “O envolvimento da Bio Farma na DCVMN desde a sua criação não é apenas sobre representação, mas sobre fazer uma contribuição tangível para a autossuficiência global da vacina. Por meio da colaboração e da inovação, temos o compromisso de oferecer soluções de saúde equitativas e sustentáveis para todos”, disse Shadiq.


Segundo Akasya, “a Bio Farma acredita que a colaboração fortalece as indústrias de vacinas nos países em desenvolvimento e visa garantir o acesso global a vacinas seguras e acessíveis, mostrando o papel da Indonésia na segurança da saúde”.


Desde 2004, a Bio Farma tem desempenhado um papel prático na expansão do acesso à vacina, como em parceria com o Instituto Holandês de Vacinas na vacina pentavalente. Suas contribuições cresceram em confiança global, hospedando a AGM da DCVMN em Bali em 2012 e atuando como presidente do Conselho em 2023-2025.


A inovação da Bio Farma foi exemplificada em 2020, quando sua vacina nOPV2 recebeu a Lista de Uso de Emergência da OMS (Organização Mundial da Saúde), permitindo uma implantação rápida durante emergências de saúde. Essa conquista destacou a capacidade científica da Indonésia e o papel do país na saúde global.


Com uma capacidade de mais de 3,5 bilhões de doses por ano, a Bio Farma fornece vacinas para mais de 150 países e possui pré-qualificação da OMS para 12 vacinas. É também o Centro de Excelência da OIC para o desenvolvimento de vacinas, ressaltando o papel estratégico da Indonésia.


A próxima 26ª AGM da DCVMN, realizada de 29 a 31/10 em Bali, Indonésia, de acordo com Shadiq Akasya, “será uma plataforma significativa para a Indonésia reafirmar a liderança e promover a inovação, a colaboração e a autossuficiência vacinal na saúde global”.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tecnologia & Inovação

;