CNBC

CNBCIA no espaço: startup apoiada pela Nvidia dá passo inédito em órbita

Tecnologia & Inovação

Mercado e Opinião: Executivos se reúnem para debater impacto da IA na competitividade das empresas brasileiras

Publicado 11/12/2025 • 12:47 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • Executivos e investidores se reuniram em São Paulo para o último encontro do ano do Grupo Mercado e Opinião, em um debate sobre como a inteligência artificial e as plataformas digitais estão redefinindo a competitividade das empresas brasileiras.
  • O presidente do grupo, que abriu as discussões, destacou a velocidade das mudanças no setor.
  • Ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, o CEO da Azul, John Hodgerson, ressaltou o uso da tecnologia para aprimorar a experiência do passageiro e aprofundar a proximidade com os públicos da companhia.

Executivos e investidores se reuniram em São Paulo para o último encontro do ano do Grupo Mercado e Opinião, em um debate sobre como a inteligência artificial e as plataformas digitais estão redefinindo a competitividade das empresas brasileiras. O evento contou com representantes de empresas como Magazine Luiza, Stefanini Group e Google Cloud.

Ao abrir as discussões, o presidente do grupo, Marcos Koenigkan, destacou a velocidade das mudanças no setor. “A IA não é mais um tema novo. O que é novo é essa atualização diária. O que falamos há três ou quatro meses já não vale hoje. As empresas que não estão usando IA já estão ultrapassadas. A tecnologia finalmente ficou pronta para realizar o nosso sonho”, afirmou.

Em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, o CEO da Azul, John Hodgerson, ressaltou o uso da tecnologia para aprimorar a experiência do passageiro e aprofundar a proximidade com os públicos da companhia. “A IA está ajudando a gente a chegar mais perto dos nossos clientes”, disse.

Segundo o executivo, a ferramenta é usada tanto para personalizar o atendimento quanto para aprimorar processos internos, como malha aérea e manutenção. “Imagina a próxima vez que você viaja, a pessoa sabe que o último voo foi atrasado e pede desculpas. Essa informação já chega pronta para a gente atender melhor.” A lógica também vale para dentro da empresa: “Quando alguém me manda um e-mail interno, não seria melhor saber na hora tudo sobre aquela pessoa?”.

O encontro também reuniu lideranças do varejo. Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magalu, defendeu a integração entre tecnologia e lojas físicas e citou a inauguração de uma unidade que mistura elementos históricos da antiga Livraria Cultura com recursos digitais. “Quem diz que loja física saiu de moda? Não, nós estamos redefinindo a loja física.”

Sobre IA, a executiva reforçou o caráter de apoio da ferramenta. “Ela está facilitando. Dá mais tempo para nos dedicarmos às pessoas. Quando você entra nela e usa, o humano não fica descartável.”

O CEO do Magazine Luiza, Frederico Trajano, reforçou a visão de convergência entre físico e digital e explicou como a evolução da IA permitiu ampliar o papel da influenciadora virtual Lu. “A tecnologia ficou pronta para realizar o nosso sonho”, disse.

Hoje, segundo ele, a personagem é capaz de conduzir uma jornada completa de compras via WhatsApp, com atendimento personalizado que pesquisa entre 37 milhões de itens do ecossistema Magalu, Netshoes e Kabum.

“Ela vai devolver aquele produto mais adequado para a tua necessidade de compra”, afirmou, lembrando que a ideia sempre foi traduzir “o calor humano” do varejo físico para o digital. “Eu sempre acreditei no encontro do digital com o físico.”

A fundadora da Blue Tree Hotels, Chieko Aoki, também destacou o papel da tecnologia como aliada. “É uma ferramenta incrível, porque dá mais tempo para nos dedicarmos às pessoas. A humanização vem muito forte. Com a tecnologia, é muito bom”, disse.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tecnologia & Inovação

;