Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Google Brasil anuncia R$ 5 milhões para capacitação em inteligência artificial no terceiro setor
Publicado 11/06/2025 • 06:52 | Atualizado há 3 meses
OpenAI inaugura primeiro data center do projeto Stargate no Texas em aposta bilionária na infraestrutura de IA
YouTube vai permitir que criadores banidos por desinformação sobre Covid-19 e eleições peçam para voltar para a plataforma
Powell diz que desaceleração no mercado de trabalho motivou corte de juros e prevê ‘situação desafiadora’ pela frente
‘Workslop’ gerado por IA ameaça produtividade e confiança em empresas
Equilíbrio entre vida pessoal e profissional na Europa é um atrativo-chave para talentos com Trump reformulando visto H-1B
Publicado 11/06/2025 • 06:52 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
Google.
O Google Brasil vai investir R$ 5 milhões em um programa de capacitação em inteligência artificial (IA) voltado ao terceiro setor. O anúncio foi feito na terça-feira (10), durante o evento Google for Brasil 2025, em São Paulo.
O projeto será conduzido pelo IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) ao longo de três anos, com o objetivo de impactar mil organizações sociais. Destas, até 200 serão treinadas diretamente com ferramentas e habilidades voltadas para a adoção estratégica da IA, com a meta de beneficiar 100 mil pessoas atendidas por essas instituições.
Leia também:
iFood e Google fecham parceria para facilitar busca por delivery e pagamentos
Itaú lança agente de investimentos baseado em inteligência artificial generativa
A iniciativa surge em meio a um cenário de baixa adoção de tecnologia avançada por organizações sociais. Um levantamento do Canal Sabiar em parceria com o Instituto Beja revelou que apenas 10% dos movimentos sociais e coletivos utilizam tecnologias de ponta.
A pesquisa também apontou uma lacuna significativa de conhecimento técnico nas equipes dessas instituições, o que dificulta o uso eficiente de soluções como a inteligência artificial.
“A IA tem o potencial de ajudar o terceiro setor a otimizar recursos e ganhar eficiência. Mais uma vez, o Brasil sai na frente ao apoiar tecnicamente quem atua nessas entidades”, disse Fábio Coelho, presidente do Google Brasil. Segundo ele, o treinamento busca melhorar a eficácia e a sustentabilidade das organizações, além de ampliar seu impacto social.
Além da capacitação, o IDIS irá desenvolver uma metodologia de pesquisa para avaliar como o uso da IA influencia o desempenho das organizações. A proposta é produzir evidências sobre o impacto real da tecnologia na produtividade, na tomada de decisões baseadas em dados e no alcance de beneficiários.
“Essa iniciativa foi desenhada para gerar resultados concretos, como acesso a plataformas pagas, aprimoramento de capacidades tecnológicas e maior impacto social. Ao final, vamos consolidar tudo em um estudo analítico que ajude a entender se, de fato, houve transformação e como ela ocorreu”, explicou Guilherme Sylos, diretor de prospecção e parcerias do IDIS.
Fundado em 1999, o IDIS é uma organização social independente que atua no fortalecimento do investimento social privado no Brasil. Além de consultoria e projetos de impacto, a instituição promove conhecimento e ações voltadas à redução das desigualdades sociais.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
‘
Mais lidas
Ibovespa B3 bate novo recorde histórico após Trump anunciar encontro com Lula
Mercado de brinquedos no Brasil avança em 2025 e tem melhor desempenho em dez anos
Rússia e Emirados Árabes Unidos reforçam laços comerciais e testam limites dos EUA
A nova cartografia da liderança: IA, talento, geração Z, o humano, o planeta, os modelos de negócios e os vínculos na era digital
Exportações de carne bovina crescem, mas tarifaço derruba vendas aos EUA