Huawei apresenta cinco soluções tecnológicas para melhorar eficiência em aeroportos
Publicado 18/04/2025 • 10:19 | Atualizado há 22 horas
Leia a carta do CEO da Hertz aos funcionários sobre a participação ‘significativa’ de Bill Ackman na locadora de veículos pós-falência
Fusão entre Capital One e Discover é aprovada pelo Fed em transação de mais de US$ 35 bi
Pré-venda do Nintendo Switch 2 nos EUA começa em 24 de abril após atraso causado por tarifas
Onde o ‘Made in China 2025’ falhou
Não há problema em usar IA no seu currículo, diz recrutador que já contratou centenas de pessoas: ‘Ninguém vai perceber’
Publicado 18/04/2025 • 10:19 | Atualizado há 22 horas
KEY POINTS
Estande da Huawei no MWC Barcelona 2025.
Divulgação
A Huawei anunciou cinco novas soluções voltadas à modernização do setor aeroportuário, durante a Passenger Terminal Expo 2025. Segundo a empresa, o objetivo é integrar tecnologias digitais como nuvem, inteligência artificial (IA) e conectividade para aumentar a eficiência operacional, a segurança e a experiência dos passageiros.
A principal novidade é o Intelligent Operation Center (IOC) para aeroportos, que centraliza informações de mais de 30 sistemas operacionais em uma única interface. A proposta é permitir decisões mais rápidas e precisas com base no conceito de gestão total do aeroporto (Total Airport Management).
A ferramenta acompanha as operações em tempo real, antecipa alocação de recursos e melhora o gerenciamento de interrupções e segurança.
Leia mais
Receita da Huawei em 2024 dispara para quase um recorde, com recuperação de smartphones na China
Huawei lança dobrável de US$ 1 mil com HarmonyOS 5, sistema operacional próprio
Outra solução apresentada é o sistema de segurança perimetral com detecção por fibra óptica, capaz de identificar invasões mesmo em condições climáticas adversas. A Huawei destaca que o sistema, apoiado por algoritmos de IA, reduz alarmes falsos e aumenta a confiabilidade na proteção da área aeroportuária.
A empresa também lançou uma plataforma digital inteligente que utiliza computação em nuvem, governança de dados e inteligência artificial para aprimorar a gestão aeroportuária. Segundo a Huawei, a migração de serviços para a nuvem reduz o tempo de recuperação de dados de uma hora para apenas cinco minutos, atendendo a uma disponibilidade de 99,99%.
Na área de conectividade, a companhia apresentou a solução Xinghe, uma rede integrada de alta confiabilidade. Com Wi-Fi 7, o sistema promete melhorar a experiência de navegação dos passageiros e destina maior largura de banda aos usuários VIP. A tecnologia também inclui um sistema de proteção de dados durante a transmissão via interface aérea.
Por fim, a Huawei revelou uma rede de fibra óptica totalmente conectada, que adota tecnologias como IP e LAN óptica passiva (POL). Um dos destaques é a unidade de rede óptica OptiXstar P892M, projetada especialmente para ambientes aeroportuários e compatível com diferentes modos de instalação.
Segundo a empresa, mais de 210 aeroportos, companhias aéreas e autoridades de tráfego aéreo já adotaram suas soluções globalmente.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Volkswagen considera fabricar Audis nos EUA para evitar tarifas de Trump
Trump amplia o cerco contra Harvard com devassa fiscal e investigação sobre doadores
Site da Casa Branca dos EUA culpa a China por 'vazamento de laboratório' da Covid-19
Pré-venda do Nintendo Switch 2 nos EUA começa em 24 de abril após atraso causado por tarifas
Leia a carta do CEO da Hertz aos funcionários sobre a participação ‘significativa’ de Bill Ackman na locadora de veículos pós-falência