Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Inteligência artificial ajuda criminosos a criar e-mails perigosos, diz João Brasio sobre fraudes na Black Friday
Publicado 26/11/2025 • 17:39 | Atualizado há 29 minutos
Famílias de vítimas do ataque de 7 de outubro processam a Binance por suposto apoio financeiro ao Hamas
Trump deve anunciar novo presidente do Fed antes do Natal, diz secretário à CNBC
Nvidia cita Michael Burry em memorando secreto para rebater alegações de bolha de IA
Ação da Nvidia cai após notícia de que Meta avalia usar chips de IA do Google
Ações do Alibaba sobem com IA impulsionando salto de 34% nas vendas de nuvem
Publicado 26/11/2025 • 17:39 | Atualizado há 29 minutos
KEY POINTS
A Black Friday entrou no calendário de compras dos brasileiros, mas também é o período que mais concentra tentativas de golpe. Nos Estados Unidos, a própria Amazon e o FBI reforçaram o alerta para ataques que imitam marcas conhecidas e miram dados de acesso.
O especialista em cibersegurança João Brasio, comentarista do Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC, explicou quais são os principais sinais de golpe durante a Black Friday: “Em primeiro lugar, preços fora da realidade. Sabe aquela televisão que você vê o ano inteiro por mil reais, e de repente aparece por cem reais? Um preço que agora dá para comprar dez televisões. Até para Black Friday está demais”.
Ele também destacou a pressão psicológica para tomar decisões rápidas e a importância de verificar o domínio de sites recém-criados: “Você entra no site e vê que foi criado há um mês? Sinal de perigo”.
Leia mais:
IA na Justiça não pode ser ‘atalho’ para decisões humanas, diz presidente de entidade nacional de advogados
Bolha, empregos, imprensa: os desafios da inteligência artificial em 2026
A inteligência artificial também tem sido utilizada pelos criminosos para tornar os golpes mais sofisticados. “A inteligência artificial hoje na mão dos atacantes pode ajudá-los a imitar o atendimento oficial de uma loja, criar sites e e-mails personalizados, muito credíveis”. João ainda alertou para a crescente dificuldade de identificar erros ortográficos em e-mails fraudulentos, que, antes, eram um sinal clássico de alerta: “Hoje, os e-mails estão escritos de forma melhor do que os oficiais”.
Para se proteger, João Brasio sugere algumas medidas de segurança: “Sempre ative o segundo fator de autenticação, isso é muito importante. E, ao fazer compras, prefira usar cartão de crédito virtual com limite reduzido”. Ele explicou que essa medida ajuda a proteger o consumidor, já que, caso o site seja fraudulento ou a plataforma invadida, o dano será minimizado.
Ele também alerta para o perigo de clicar em links desconhecidos, enviados por WhatsApp ou e-mail: “Eles usam a comunicação direcionada, buscando o seu telefone, disparando mensagens fraudulentas. A inteligência artificial ajuda a tornar essas mensagens ainda mais convincentes”.
Por fim, João explicou em que momentos o consumidor deve desconfiar de uma relação comercial: “Se você receber uma mensagem desconhecida, dizendo que um pagamento foi recusado ou oferecendo suporte de uma compra que você não lembra, é um grande sinal de alerta. Outra tática dos criminosos é postergar os prazos de entrega, para que os clientes demorem mais a perceber a fraude”.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Entenda a crise do Grupo Mateus por trás de erro bilionário no balanço
2
SÉRIE EXCLUSIVA 4 – O escândalo Ambipar: aquisições desenfreadas e governança paralela impulsionaram derrocada da empresa
3
Governo sanciona projeto que define novo marco para o setor elétrico, com 10 vetos; veja
4
Hapvida: após tombo, companhia anuncia recompra de ações; entenda o que isso significa
5
Grupo Mateus: os mistérios por trás do ajuste no balanço e quantos milhões a rede perdeu