Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Inteligência artificial ajuda criminosos a criar e-mails perigosos, diz João Brasio sobre fraudes na Black Friday
Publicado 26/11/2025 • 17:39 | Atualizado há 2 meses
OpenAI alerta investidores para declarações “absurdas” de Elon Musk; entenda
Cloudflare adquire mercado de dados de inteligência artificial
Juiz anula decisão de Trump, e companhia retomará projeto eólico em Nova York
Morgan Stanley supera estimativas impulsionado por gestão de fortunas; veja os números
Austrália completa um mês de proibição de redes sociais para menores; veja os efeitos da medida
Publicado 26/11/2025 • 17:39 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
A Black Friday entrou no calendário de compras dos brasileiros, mas também é o período que mais concentra tentativas de golpe. Nos Estados Unidos, a própria Amazon e o FBI reforçaram o alerta para ataques que imitam marcas conhecidas e miram dados de acesso.
O especialista em cibersegurança João Brasio, comentarista do Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC, explicou quais são os principais sinais de golpe durante a Black Friday: “Em primeiro lugar, preços fora da realidade. Sabe aquela televisão que você vê o ano inteiro por mil reais, e de repente aparece por cem reais? Um preço que agora dá para comprar dez televisões. Até para Black Friday está demais”.
Ele também destacou a pressão psicológica para tomar decisões rápidas e a importância de verificar o domínio de sites recém-criados: “Você entra no site e vê que foi criado há um mês? Sinal de perigo”.
Leia mais:
IA na Justiça não pode ser ‘atalho’ para decisões humanas, diz presidente de entidade nacional de advogados
Bolha, empregos, imprensa: os desafios da inteligência artificial em 2026
A inteligência artificial também tem sido utilizada pelos criminosos para tornar os golpes mais sofisticados. “A inteligência artificial hoje na mão dos atacantes pode ajudá-los a imitar o atendimento oficial de uma loja, criar sites e e-mails personalizados, muito credíveis”. João ainda alertou para a crescente dificuldade de identificar erros ortográficos em e-mails fraudulentos, que, antes, eram um sinal clássico de alerta: “Hoje, os e-mails estão escritos de forma melhor do que os oficiais”.
Para se proteger, João Brasio sugere algumas medidas de segurança: “Sempre ative o segundo fator de autenticação, isso é muito importante. E, ao fazer compras, prefira usar cartão de crédito virtual com limite reduzido”. Ele explicou que essa medida ajuda a proteger o consumidor, já que, caso o site seja fraudulento ou a plataforma invadida, o dano será minimizado.
Ele também alerta para o perigo de clicar em links desconhecidos, enviados por WhatsApp ou e-mail: “Eles usam a comunicação direcionada, buscando o seu telefone, disparando mensagens fraudulentas. A inteligência artificial ajuda a tornar essas mensagens ainda mais convincentes”.
Por fim, João explicou em que momentos o consumidor deve desconfiar de uma relação comercial: “Se você receber uma mensagem desconhecida, dizendo que um pagamento foi recusado ou oferecendo suporte de uma compra que você não lembra, é um grande sinal de alerta. Outra tática dos criminosos é postergar os prazos de entrega, para que os clientes demorem mais a perceber a fraude”.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
2
CSN prepara venda de ativos para desalavancar até R$ 18 bilhões em 2026
3
Banco Central decreta liquidação extrajudicial da Advanced Corretora de Câmbio
4
O que é liquidação extrajudicial? Entenda regime aplicado pelo BC à Reag
5
Lucratividade extraordinária? Fundo ligado à Reag multiplicou patrimônio em 30 mil vezes após operação com Banco Master