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EXCLUSIVO: Inteligência artificial transforma 20 peças em milhares de anúncios para Black Friday

Publicado 28/11/2025 • 15:43 | Atualizado há 22 minutos

KEY POINTS

  • A inteligência artificial (IA) está transformando a produção criativa para grandes eventos de varejo como a Black Friday.
  • A plataforma Trakto.io, integrada a gigantes como Google e Adobe, utiliza IA multimodal para automatizar a criação e distribuição de peças.
  • Paulo Tenorio, CEO e fundador da empresa, falou sobre o tema em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.

A inteligência artificial (IA) está transformando a produção criativa para grandes eventos de varejo como a Black Friday, permitindo que marcas escalem campanhas com agilidade e eficiência.

A plataforma Trakto.io, integrada a gigantes como Google e Adobe, utiliza IA multimodal para automatizar a criação e distribuição de peças, disse Paulo Tenorio, CEO e fundador da Trakto.io, em entrevista ao Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC.

Escala e hiperpersonalização na Black Friday

O CEO explica que a plataforma permite que as agências multipliquem rapidamente os modelos de anúncios (Key Visuals), transformando poucas peças em milhares de anúncios hiperpersonalizados: “Quando uma marca tem que criar uma campanha para Black Friday, ela tem que sair de um Key Vision para milhares de anúncios, para que o público tenha uma publicidade mais direcionada. A Trakto ajuda nesse processo de multiplicação, transformando 20 peças em milhares de peças”.

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Paulo Tenorio citou o caso de um grande varejista que, na última Black Friday, utilizou a plataforma para gerar um volume inédito de conteúdo: “Montamos uma wall room, uma sala de guerra, para atender esse grande varejista. O desafio era a hiperpersonalização das peças. Foram mais de 5 mil vídeos gerados que permitiram uma escala que esse grande varejista nunca tinha tido antes”.

Ele destacou que a velocidade em aplicar dados variáveis e testar diferentes peças é a chave do Retorno sobre Investimento (ROI) das campanhas: “É muito mais fácil criar não só imagens, mas também vídeos. Com a Trakto, ele sobe essas peças, aplicamos dados variáveis no design, e ela é capaz de gerar centenas e milhares de peças. Isso agiliza muito o processo e é o que traz o ROI, o retorno sobre investimento das campanhas”.

Medição de ROI e foco na estratégia

O grande diferencial em termos de ROI é a capacidade de validar hipóteses de forma ágil, garantindo que o alto investimento gere resultados concretos em vendas: “A Trakto permite testar novos canais de comunicação com o cliente. Conseguimos validar hipóteses de que tipo de anúncio vai mais engajar na Black Friday. Não é só uma questão de dinheiro, é uma questão de estratégia esses dados, o que garante o aumento das vendas”.

A velocidade da IA libera as equipes criativas de tarefas manuais e repetitivas, permitindo que os designers foquem na criação de valor: “Quando um time criativo para de fazer tarefas manuais, como repetir, trocar texto ou imagem, e foca em criação de verdade, é aí onde está um grande segredo de utilizar uma plataforma como a nossa. A inteligência artificial seja usada para ajudar um ser humano a poder fazer o seu trabalho melhor”.

O CEO reforça que a Trakto.io aproveita a capacidade da IA generativa de criar conteúdo ultrarrealista, sendo uma mudança profunda na forma de trabalho: “A inteligência artificial é uma mudança muito profunda. Quando a gente fala de criatividade, estamos falando de modelos que chamamos IA generativa, que é capaz de criar imagens e vídeos muito realistas. A Trakto tem todos esses modelos integrados ao ecossistema do Google”.

Governança e futuro da IA na publicidade

Ainda que o volume de produção seja massivo, a plataforma garante a consistência visual da marca (Branding), crucial para grandes varejistas: “Marcas grandes têm que tomar um cuidado ainda maior com a forma que se comunica. Dentro da Trakto, temos uma funcionalidade chamada Brand Kit, onde você consegue subir todos os elementos da marca. Conseguimos fazer em escala, mantendo o branding intacto”.

Tenorio afirma que houve uma evolução perceptível no uso da IA desde 2023, sendo que 2025 já demonstra um uso impressionante da tecnologia: “Houve esse abraço pela comunidade da publicidade e do marketing. A tendência é que a IA agora perca aquele medo que existe de se utilizar numa campanha. A tendência é campanhas mais criativas, público mais engajado e retorno mais alto”.

Para as campanhas futuras, ele recomenda a experimentação ampla, aproveitando o poder da IA para testar centenas de formatos em multicanais: “A garantia de que você está testando novas formas de comunicação é também uma forma de validar a sua oferta com o cliente. A grande dica é acredite no design, na variação de design, e crie um multicanal. Essa aposta dos vídeos curtos, hiper personalizados, é o grande segredo de uma campanha de sucesso”.

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