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Jovens se tornam maiores vítimas de golpes digitais, mostra pesquisa da Serasa
Publicado 14/11/2025 • 10:43 | Atualizado há 23 minutos
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Publicado 14/11/2025 • 10:43 | Atualizado há 23 minutos
KEY POINTS
Aplicativos da Meta vem sendo investigados por golpes aplicados em suas plataformas
Marcello Casal r/Agência Brasil
As tentativas de fraudes digitais cresceram em todas as faixas etárias no primeiro semestre de 2025, mas o avanço entre os mais jovens acendeu um alerta.
Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (14) pela Serasa, os golpes contra pessoas de até 25 anos dispararam 43% no período, alcançando 1,04 milhão de ocorrências, volume superior ao registrado entre indivíduos de 51 a 60 anos (946 mil) e acima de 60 anos (837 mil).

Para Rodrigo Sanchez, diretor de Autenticação e Prevenção a Fraude da Serasa Experian, o avanço entre jovens representa uma mudança relevante no comportamento dos golpistas.
“A familiaridade com o meio digital pode gerar uma falsa sensação de segurança”, afirma. “Embora esse público tenha nascido em um ambiente digital, muitos ainda estão amadurecendo em relação à proteção de dados.”
Mesmo com a aceleração entre os mais novos, as faixas etárias economicamente ativas continuam concentrando a maioria das investidas. Pessoas entre 36 e 50 anos responderam por 33% das tentativas, enquanto o grupo de 26 a 35 anos representou 26,3% dos registros no semestre.
O movimento, segundo a Serasa, reflete um ambiente digital cada vez mais explorado por criminosos. Ao todo, o país somou mais de 6,9 milhões de tentativas de fraude nos seis primeiros meses do ano, o maior volume da série histórica.
“O aumento nas tentativas de fraude é um reflexo direto da crescente digitalização dos consumidores e do uso intensivo de tecnologia pelos fraudadores, que hoje conseguem aplicar golpes em larga escala e com alto grau de personalização”, disse Sanchez.

A análise da Serasa Experian mostra que os golpistas têm recorrido a técnicas mais sofisticadas de engenharia social, uso de dados vazados e ferramentas capazes de burlar sistemas de segurança. O cenário reforça, segundo a empresa, a necessidade de múltiplas camadas de proteção tanto para consumidores quanto para empresas.
• Garantir que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
• Desconfiar de ligações ou mensagens que afirmem ser do banco informando compras ou empréstimos suspeitos. Essa abordagem é comum entre golpistas e visa obter dados pessoais ou senhas de acesso.
• Desconfiar de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
• Ter atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;
• Cadastrar suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
• Não fornecer senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
• Não transferir nenhum valor ou dado para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
• Incluir suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
• Monitorar o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.
• Investir em tecnologias de prevenção à fraude para proteger a integridade e a segurança das operações da sua empresa;
• Garantir a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e ameaças das fraudes;
• Entender profundamente o perfil do seu usuário e busque constantemente minimizar pontos de fricção em sua jornada digital, garantindo uma experiência fluida e sem comprometer a segurança.
• Utilizar a prevenção à fraude como uma alavanca para gerar receita, implementando uma orquestração inteligente de soluções que maximize a segurança, reduza perdas e permita uma experiência de compra mais ágil e confiável para o cliente
• Em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, onde as fraudes evoluem e se ampliam rapidamente a prevenção à fraude em camadas não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade estratégica;
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