Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Meta revisa diretrizes da IA após revelação de autorização para conversas sensuais com menores
Publicado 15/08/2025 • 21:03 | Atualizado há 2 meses
ALERTA DE MERCADO:
Como efeito do shutdown, dólar opera em queda, abaixo de R$ 5,30
Warren Buffett está de olho na maior aquisição da Berkshire Hathaway em três anos
CEO da Ford prevê queda de 50% nas vendas de carros elétricos com fim dos incentivos
JPMorgan Chase avança todo dia para se tornar o primeiro megabanco do mundo totalmente movido a IA
Com críticas de empresários e rivais, primeiro-ministro do Reino Unido se prepara para discurso decisivo
DeepSeek da China lança modelo de IA de nova geração
Publicado 15/08/2025 • 21:03 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Mark Zuckerberg, CEO da Meta.
Foto: Anurag R Dubey/Wikipedia Commons
A Meta revisou recentemente as diretrizes de sua inteligência artificial, MetaAI, após a revelação de que o sistema tinha autorização para conduzir conversas de teor sensual e romântico com menores em plataformas como Instagram, WhatsApp e Facebook. Um documento interno de duzentas páginas, analisado pela Reuters, detalhava padrões que permitiam interações dessa natureza, além de tolerar a disseminação de informações médicas falsas e argumentos racistas.
Segundo o material, aprovado por diferentes áreas da empresa — incluindo o setor jurídico e o chefe de ética — era considerado aceitável que a IA descrevesse crianças de forma a ressaltar sua atratividade ou empregasse frases como “cada centímetro seu é uma obra-prima — um tesouro que eu aprecio profundamente”. Entretanto, havia restrições para evitar a sexualização explícita de menores de treze anos.
Leia mais:
Meta gasta US$ 250 milhões para contratar jovem de 24 anos; saiba quem é o prodígio da IA que fez Mark Zuckerberg gastar esta fortuna
OpenAI lança modelos mais baratos para competir com Meta, Mistral e DeepSeek
Qualcomm supera expectativas nos lucros e destaca crescimento com óculos inteligentes da Meta
A Meta reconheceu a existência do documento e, depois de questionada pela imprensa, informou que removeu os trechos que permitiam flertes e envolvimento romântico entre chatbots e crianças. O porta-voz Andy Stone declarou à Reuters que as conversas desse tipo jamais deveriam ter sido autorizadas e que as diretrizes estão sendo revistas.
“Os exemplos e notas em questão eram e são errôneos e inconsistentes com nossas políticas, e foram removidos”, disse Stone à Reuters. “Temos políticas claras sobre o tipo de respostas que os personagens de IA podem oferecer, e essas políticas proíbem conteúdo que sexualize crianças e dramatizações sexualizadas entre adultos e menores”, afirmou o porta-voz.
Entre as simulações descritas no documento, havia exemplos de respostas que a IA poderia dar a adolescentes, como expressões de carinho e envolvimento afetivo, desde que não envolvessem descrições sexuais explícitas. As normas indicavam que esse tipo de diálogo era aceitável, desde que não ultrapassasse certos limites impostos pelas diretrizes internas.
O documento também abordava a possibilidade de a IA produzir conteúdos discriminatórios. Mesmo com políticas que proibiam discursos de ódio, era permitido, por exemplo, criar textos que humilhassem pessoas com base em características protegidas. Um caso citado permitia que a MetaAI respondesse a comandos racistas com parágrafos que defendiam diferenças de inteligência entre negros e brancos, desde que não utilizasse linguagem abertamente ofensiva.
O arquivo que detalha essas regras e exemplos não foi tornado público nem pela Reuters nem pela Meta. Em nota ao Estadão, a Meta reiterou que as normas foram excluídas e reafirmou seu compromisso em proibir conteúdos que sexualizem crianças ou incentivem representações inapropriadas entre adultos e menores, além de reforçar que os exemplos inadequados já foram removidos.
__
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streaming
Mais lidas
Aporte na Cosan deixa a situação da Raízen mais indefinida
Oktoberfest de Munique suspende atividades após explosão e incêndio
Com shutdown, governo dos EUA começa a fechar operações de serviços federais; paralisação preocupa o mundo e o Brasil
Casa Branca determina início de paralisação nos EUA após derrota de Trump no Senado
Wolfspeed reduz dívida em 70% e evita falência