CNBC
Logo da Shell

CNBCGigante do petróleo Shell lança recompra de ações de US$ 3,5 bilhões após lucro acima do esperado

Tecnologia & Inovação

Microsoft planeja contratar, mas com ‘muito mais alavancagem’ graças à IA, diz o CEO Satya Nadella

Publicado 02/11/2025 • 08:30 | Atualizado há 6 horas

CNBC

KEY POINTS

  • A Microsoft expandirá seu quadro de funcionários novamente, disse o CEO Satya Nadella em um podcast que foi ao ar na sexta-feira (31/11).
  • A base de funcionários ficou estagnada em 228 mi no ano fiscal encerrado em junho, com mais de 6 mil demitidos.
  • No próximo ano ou mais, os funcionários irão “desaprender” e “reaprender” funções de trabalho, adotando ferramentas de inteligência artificial, após o que o crescimento do quadro de funcionários poderá retornar, disse Nadella.

Jason Redmond / AFP

Presidente do Conselho e CEO da Microsoft, Satya Nadella, fala durante a palestra de abertura da conferência Microsoft Build em Seattle, Washington, em 19/5/2025

A Microsoft expandirá novamente sua base de funcionários, disse o CEO Satya Nadella ao investidor Brad Gerstner em um podcast que foi ao ar na sexta-feira (30/11). 

A força de trabalho da fabricante de software não aumentou no ano fiscal de 2025, que terminou em junho. Ela permaneceu em 228 mil, com múltiplas rodadas de demissões reduzindo o número total em pelo menos 6 mil. Em julho, a Microsoft demitiu mais 9 mil trabalhadores. 

“Eu direi que cresceremos nosso quadro de funcionários, mas a maneira como vejo é que esse quadro de funcionários que crescemos crescerá com muito mais alavancagem do que o quadro de funcionários que tínhamos antes da IA”, disse Nadella no podcast BG2. O quadro de funcionários da Microsoft cresceu 22% no ano fiscal de 2022. 

Leia mais:

Publicidade digital impulsiona crescimento de Alphabet, Meta, Microsoft e Amazon no 3º trimestre

Microsoft supera projeções e cresce 18% com impulso da nuvem e da IA

Apple e Microsoft ultrapassam US$ 4 trilhões em valor de mercado

Os funcionários descobrirão como fazer seus trabalhos de forma diferente, disse Nadella, acrescentando que a empresa quer garantir que eles possam acessar recursos de inteligência artificial no software de produtividade Microsoft 365 e no assistente de codificação de IA GitHub Copilot. Esses serviços utilizam modelos de IA da Anthropic e da OpenAI. “É o processo de desaprender e aprender que eu acho que levará o próximo ano ou mais, então o crescimento do quadro de funcionários virá com alavancagem máxima”, disse ele. 

Um ajuste semelhante ocorreu em corporações décadas atrás, disse Nadella. Para preparar previsões, memorandos internos circulavam por vários locais por fax, e depois vieram e-mail e planilhas do Excel, disse ele. “Atualmente, qualquer planejamento, qualquer execução, começa com IA. Você pesquisa com IA, você pensa com IA, você compartilha com seus colegas e o que você tem”, disse Nadella. 

Esta semana, a Amazon, que está correndo contra a Microsoft para alugar infraestrutura de nuvem para executar modelos de IA, cortou 14 mil funcionários corporativos. A vice-presidente sênior de experiência e tecnologia de pessoas da Amazon, Beth Galetti, disse aos trabalhadores em um memorando que “esta geração de IA é a tecnologia mais transformadora que vimos desde a internet, e está permitindo que as empresas inovem muito mais rápido do que nunca (em segmentos de mercado existentes e em outros totalmente novos)”. 

No podcast, Nadella falou sobre um executivo da Microsoft que lida com fibra de rede. Enquanto a empresa aumentava as operações de data centers para atender à crescente demanda por nuvem, a executiva percebeu que não seria capaz de contratar todas as pessoas que pensava precisar, e então ela construiu agentes de IA para lidar com a manutenção, disse Nadella. “Esse é um exemplo de você, para o seu ponto, uma equipe com ferramentas de IA sendo capaz de obter mais produtividade”, disse Nadella a Gerstner, que é fundador e CEO da empresa de investimento em tecnologia Altimeter Capital. Na quarta-feira, a Microsoft relatou um crescimento de receita de 12% ano a ano e mostrou a maior margem operacional desde 2002.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Tecnologia & Inovação

;