Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Modernização de pagamentos: empresários confiam em suas empresas, mas inovação ainda é a maior prioridade
Publicado 02/12/2025 • 07:30 | Atualizado há 3 horas
Indústria da China recua em novembro com demanda fraca e perda de fôlego nos serviços
Costco processa Trump e pede suspensão de tarifas até decisão da Suprema Corte
Instagram passa a exigir que funcionários voltem ao regime presencial nos EUA
Indo contra política de Trump, Elon Musk critica tarifaço e defende talentos estrangeiros
Cobertura na torre do relógio em Nova York está à venda; saiba o valor
Publicado 02/12/2025 • 07:30 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
Pexels
Os líderes do setor de pagamentos continuam confiantes no ritmo da inovação do setor, mas muitos correm o risco de ficar para trás à medida que as expectativas crescem. Nova pesquisa mundial da ACI Worldwide e Globant revela uma lacuna cada vez maior entre confiança e prontidão, a qual poderá definir a liderança do setor em 2026 e nos anos seguintes.
O relatório Pagamentos em Transição: Liderança em uma Era de Transformação, baseado em uma pesquisa com 500 líderes do setor na América do Norte, Europa, América Latina, Oriente Médio e África e Ásia-Pacífico, mostra que, embora 69% dos executivos considerem suas organizações líderes em pagamentos, menos da metade (44%) declara que a inovação em pagamentos é uma prioridade da alta direção.
Esta desconexão é impulsionada por barreiras que irão se tornar cada vez mais custosas no próximo ano. Mais da metade (55%) dos executivos admite não estar utilizando plenamente a tecnologia já disponível, e 44% citam plataformas legadas como o maior obstáculo à inovação. A resistência interna agrava o desafio, com 53% apontando para obstáculos culturais como um fator-chave que retarda a transformação.
O resultado é uma lacuna de modernização, onde a ambição supera a execução e as organizações correm o risco de ficar para trás, à medida que demandas tecnológicas e regulatórias se aceleram. Até 2026, transações seguras, instantâneas e descomplicadas serão o padrão mínimo, já que as crescentes expectativas de clientes e consumidores aumentam ainda mais a pressão. De fato, 79% dos entrevistados citam a demanda do cliente como o principal catalisador para a mudança, com a expectativa de que os pagamentos sejam instantâneos, seguros e confiáveis.
Principais descobertas em resumo:
Os planos de modernização estão atrasados: Apenas 36% dos executivos do setor de pagamentos afirmam que suas organizações possuem um plano estratégico claro a longo prazo para modernizar pagamentos e investimentos, deixando muitos sem uma visão estratégica para a transformação.
A infraestrutura legada desacelera o progresso: Apenas 25% das organizações estão eliminando gradualmente plataformas de pagamento obsoletas, apesar do amplo reconhecimento de que sistemas desatualizados limitam a agilidade e atrasam o lançamento de novos produtos.
Preocupações com fraudes e segurança cibernética predominam: 77% dos executivos mencionam fraudes e riscos de segurança cibernética como as principais barreiras à inovação.
A complexidade regulatória aumenta a pressão: 63% apontam os requisitos regulatórios como um fator que retarda o progresso, ao criar impedimentos adicionais para as organizações que buscam se modernizar com rapidez.
Desafios referentes a talentos e custos persistem: 14% citam a pressão dos custos como uma barreira, enquanto outros 14% destacam a escassez de talentos. Apenas 25% acreditam que suas organizações atraem, desenvolvem e retêm os melhores talentos em termos de pagamentos e tecnologia.
A automação orientada por IA irá redefinir o desempenho: Até 2026, a IA irá além da detecção de fraudes, ao impulsionar o roteamento dinâmico, a detecção de anomalias em tempo real e modelos de autoaprimoramento. O comércio agêntico e a orquestração de pagamentos orientada por IA irão dominar o mercado, exigindo que as empresas incorporem inteligência em cada transação para se manterem competitivas.
A pesquisa ressalta a necessidade urgente de os líderes do setor de pagamentos alinharem ambição com ação, ao modernizar a infraestrutura, incorporar inteligência e se preparar para as mudanças regulatórias de 2026, como a migração para a ISO 20022 e a conformidade com serviços bancários abertos. Plataformas que oferecem soluções escaláveis e em tempo real irão ajudar as organizações a modernizar sistemas legados, melhorar a agilidade e acelerar a inovação, sem comprometer a segurança ou a conformidade.
“Chegou a hora de os líderes do setor de pagamentos transformarem a confiança em ação”, disse Philip Bruno, Diretor de Estratégia e Crescimento na ACI Worldwide. “A modernização não é mais uma meta a longo prazo. É uma necessidade imediata. Aqueles que aposentarem os sistemas legados e incorporarem inteligência e agilidade às suas plataforma irão definir agora o padrão para 2026 e mais além.”
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Entenda a crise do Grupo Mateus por trás de erro bilionário no balanço
2
Indústria de defesa brasileira cresce 114% em dois anos
3
Petrobras vai investir R$ 8 bi para dobrar capacidade de refinaria em Pernambuco
4
Liquidação do Banco Master completa 10 dias; pagamentos do FGC continuam sem previsão
5
Nova lei do IR dispara corrida por dividendos, diz Fernanda Rocha