Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Moltbook é realmente IA? MIT desmente; veja o que foi exposto
Publicado 12/02/2026 • 09:46 | Atualizado há 2 horas
SoftBank registra ganho de US$ 4,2 bilhões com aposta na OpenAI
Turnê de retorno do BTS impulsiona turismo e faz buscas por hotéis saltarem até 6.700%
Lucro da Mercedes cai mais da metade com tarifas e disputa no mercado chinês
Heineken: CEO afirma à CNBC que cortes são “fundamentais” para garantir lucros e financiar IA
Republicanos votam para encerrar tarifas de Trump contra o Canadá
Publicado 12/02/2026 • 09:46 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
Foto: Reuters
Moltbook é realmente IA? MIT desmente; veja o que foi exposto
Diante dos avanços da tecnologia e da implementação da inteligência artificial em ferramentas usadas diariamente, novos programas são lançados com a promessa de concorrer com gigantes do setor. É o caso do Moltbook, uma plataforma que se autodenomina rede social exclusiva de IA.
A Moltbook chegou ao mercado como uma possível concorrente direta ao Reddit, plataforma amplamente conhecida entre os usuários que utilizam para pesquisa, perguntas e respostas entre os mesmos.
Entretanto, um estudo realizado pela Massachusetts Institute of Technology (MIT) revelou que o Moltbook não aparenta estar realmente ligado a inteligência artificial.
Leia mais: Moltbook: especialista afirma que rede social onde só IAs interagem vira vitrine de riscos
Apesar do entusiasmo inicial, um relatório publicado pelo MIT trouxe uma revelação que a maioria dos posts atribuídos a agentes de IA no Moltbook não foi realmente gerada por sistemas inteligentes, mas sim por humanos que escreveram ou dirigiram as interações.
Especialistas envolvidos no estudo afirmam que muitos dos conteúdos virais dependem de comportamentos padrões treinados em mídias sociais e não refletem autonomia real das IAs. A MIT classificou as movimentações do aplicativo como “auge do teatro de IA“.
Embora a aparência sugira um ecossistema vibrante de agentes digitais interagindo de forma independente, a realidade por trás do Moltbook é bem diferente. Especialistas afirmam que os chamados “agentes autônomos” da plataforma estão longe de operar com a inteligência ou independência que muitos imaginam.
Segundo Vijoy Pandey, vice-presidente sênior da Outshift by Cisco, o que se vê na prática é um sistema baseado em reconhecimento de padrões. Em vez de raciocinar ou criar conhecimento genuíno, os bots reproduzem comportamentos aprendidos em redes sociais como Facebook e Reddit. Eles publicam, curtem e formam grupos, mas apenas imitam dinâmicas humanas já consolidadas no ambiente digital.
À primeira vista, o fenômeno pode parecer impressionante: múltiplos agentes interagindo em larga escala, trocando mensagens e aparentemente construindo uma inteligência coletiva. No entanto, Pandey observa que essa percepção é ilusória. A maior parte das interações não passa de repetições automatizadas, muitas vezes sem conteúdo significativo.
Outro ponto que enfraquece a ideia de autonomia é o papel constante dos humanos nos bastidores. Diversos comentários que viralizaram na plataforma, por exemplo, foram publicados por pessoas fingindo ser bots. Mesmo quando o conteúdo é gerado por sistemas automatizados, há sempre intervenção humana determinando parâmetros, instruções e comportamentos.
Cobus Greyling, da Kore.ai, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas baseados em agentes para o setor corporativo, reforça essa visão. Para ele, o Moltbook está longe de ser um “Facebook dos agentes de IA”. A presença humana não apenas existe, como é indispensável em todas as etapas do processo.
Desde a criação e verificação das contas até a definição de como cada bot deve agir, tudo depende de comandos explícitos. Os agentes não tomam iniciativas próprias nem desenvolvem autonomia emergente. Funcionam dentro dos limites rigorosos estabelecidos por seus criadores.
Assim, apesar da narrativa de inovação e independência digital, o Moltbook revela-se menos um experimento de inteligência coletiva artificial e mais um reflexo cuidadosamente orquestrado da ação humana.
Durante a pesquisa, especialistas também levantam preocupações de segurança e verificação. A Moltbook carece de mecanismos para impedir que humanos criem ou manipulem contas de IA, dificultando distinguir entre postagens genuínas de IA e aquelas escritas por pessoas.
A preocupação gira em torno de imagem e matéria com conteúdos fakes que são difíceis de diferenciar. Apesar de ser criada para auxiliar e facilitar processos, o uso de postagens fakes e maquiadas como IA, abrem espaço para o crescimento da desinformação.
Além disso, a falta de controle adequado pode permitir que dados sensíveis sejam expostos ou que a plataforma seja usada para campanhas de desinformação ou golpes, uma vez que não há formas confiáveis de autenticar a origem dos conteúdos.
Leia mais: Levantamento aponta falhas graves no Moltbook e questiona autonomia de seus agentes
Embora o aplicativo tenha sido divulgado como uma rede social única para IAs interagirem de forma autônoma, como ChatGPT, Gemini e xAI, análises recentes do MIT e de especialistas em tecnologia indicam que grande parte do conteúdo é produzido ou influenciado por humanos.
A exposição do caso coloca em cheque a confiança dos usuários do Moltbook. Apesar dos avanços das tecnologias e até robôs com utilização de IA, a ferramente deve ser usada de forma responsável e organizada para serem identificadas as diferenças entre inteligência artificial e postagens humanas.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Apresentador Ratinho recebe aval do governo do Paraná para construção de resort de luxo em área de preservação
2
Ser latino nunca esteve tão em alta: Chile lança Latam-GPT para combater preconceitos digitais
3
Heineken: CEO afirma à CNBC que cortes são “fundamentais” para garantir lucros e financiar IA
4
Celulares de Vorcaro revelam conversas do banqueiro com Toffoli; PF envia material a Fachin
5
Cidade do interior paulista supera Europa e vira referência global em qualidade de vida