Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
NFT é o novo cartão: entenda novo papel da tecnologia que fideliza clientes e gera receita extra
Publicado 12/12/2025 • 19:11 | Atualizado há 20 minutos
Publicado 12/12/2025 • 19:11 | Atualizado há 20 minutos
KEY POINTS
A tecnologia NFT (Token Não Fungível) deixou de ser exclusividade da arte digital e agora funciona como um certificado que empresas utilizam para fidelizar clientes e criar novas fontes de receita.
Sobre o assunto, Sergio All, fundador da Conta Black e comentarista do Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC, afirmou que as NFTs vieram para “transformar e redesenhar como as pessoas se relacionam com esse novo mundo digital”.
Sergio All evitou a definição técnica e foca no valor prático do NFT, que ele chama de “transformação de ativos”. Para ele, a tecnologia tem o poder de redesenhar a forma como as pessoas se relacionam no mundo digital, seja em experiências ou finanças.
“A NFT veio para facilitar justamente a questão das experiências, das exclusividades, até mesmo com o produto de investimento. No mundo dos negócios, dentro da experiência, as NFTs têm vindo para transformar e redesenhar como as pessoas se relacionam com esse novo mundo digital”, disse.
Leia mais:
Nvidia considera ampliar produção de novo chip H200; entenda por que
Eli Lilly mostra medicamento experimental para perda de peso; veja o que o estudo revelou
O comentarista enfatizou que a aplicabilidade dos tokens vai além do universo digital: “Faz sentido para empresas fora desse universo. Elas têm utilizado, pensado na ferramenta do NFT justamente para construir facilidades de acessos, descontos ou até mesmo numa negociação ela ser utilizada como uma ferramenta de rastreabilidade e segurança para isso”.
Para as PMEs, os tokens e NFTs podem ser usados para superar a complexidade técnica e gerar impactos concretos no relacionamento com o consumidor. Sergio destacou três benefícios principais, que demonstram a facilidade de implementação e o potencial de receita:
Sergio All diferencia o uso de NFT como mero marketing da sua aplicação como ferramenta real de negócio. Ele adverte que muitas iniciativas fracassaram porque seguiram a tendência passageira: “Como marketing, acredito que muitos que seguiram esse caminho não se deram muito bem, porque virou um boom, uma bolha ali. Muitas empresas como Lufthansa, Nike e até mesmo marcas de luxo têm utilizado as NFTs justamente com esse objetivo, de gerar experiências, permitir com que as pessoas tenham vantagens exclusivas“.
Para empresas que querem adotar a tecnologia de forma estratégica, ele recomenda quatro passos práticos. O conselho mais importante é focar no benefício real para o cliente: “A moda é algo passageiro, e quando você explica para o cliente o benefício real da NFT, e que ele tem a ver com desconto, tem o propósito da fidelidade, isso automaticamente acaba sendo um produto da empresa”.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Aeroportos de SP ainda sofrem com atrasos e cancelamentos na manhã desta sexta-feira
2
Aeroportos de Congonhas e Guarulhos já operam normalmente
3
Trump retira Alexandre de Moraes e esposa da Lei Magnitsky
4
Correios em crise: entenda o que fez o governo pedir ajuda à Caixa em operação de emergência
5
Flamengo no Intercontinental da FIFA: que horas o time entra em campo sábado (13)?