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NFT é o novo cartão: entenda novo papel da tecnologia que fideliza clientes e gera receita extra

Publicado 12/12/2025 • 19:11 | Atualizado há 20 minutos

KEY POINTS

  • A tecnologia NFT deixou de ser exclusividade da arte digital e agora é um certificado que empresas utilizam para fidelizar clientes.
  • Sobre o assunto, Sergio All, fundador da Conta Black e comentarista do Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, afirmou que as NFTs vieram para "transformar e redesenhar como as pessoas se relacionam com esse novo mundo digital".
  • Sergio All evitou a definição técnica e foca no valor prático do NFT, que ele chama de "transformação de ativos".

A tecnologia NFT (Token Não Fungível) deixou de ser exclusividade da arte digital e agora funciona como um certificado que empresas utilizam para fidelizar clientes e criar novas fontes de receita.

Sobre o assunto, Sergio All, fundador da Conta Black e comentarista do Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC, afirmou que as NFTs vieram para “transformar e redesenhar como as pessoas se relacionam com esse novo mundo digital”.

NFT: transformação de ativos e experiência

Sergio All evitou a definição técnica e foca no valor prático do NFT, que ele chama de “transformação de ativos”. Para ele, a tecnologia tem o poder de redesenhar a forma como as pessoas se relacionam no mundo digital, seja em experiências ou finanças.

“A NFT veio para facilitar justamente a questão das experiências, das exclusividades, até mesmo com o produto de investimento. No mundo dos negócios, dentro da experiência, as NFTs têm vindo para transformar e redesenhar como as pessoas se relacionam com esse novo mundo digital”, disse.

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O comentarista enfatizou que a aplicabilidade dos tokens vai além do universo digital: “Faz sentido para empresas fora desse universo. Elas têm utilizado, pensado na ferramenta do NFT justamente para construir facilidades de acessos, descontos ou até mesmo numa negociação ela ser utilizada como uma ferramenta de rastreabilidade e segurança para isso”.

Tokens para pequenas e médias empresas (PMEs)

Para as PMEs, os tokens e NFTs podem ser usados para superar a complexidade técnica e gerar impactos concretos no relacionamento com o consumidor. Sergio destacou três benefícios principais, que demonstram a facilidade de implementação e o potencial de receita:

  1. Diferenciação de Marca: O NFT pode substituir o cartão físico, oferecendo uma experiência mais completa: “NFT é melhor que um cartão. Ela pode servir como uma experiência digital que pelo próprio app a pessoa possa utilizar ali para os processos de fidelização, para os descontos especiais”.
  2. Aumento da Fidelidade: Introduzir o NFT gradualmente ajuda a criar familiaridade com a tecnologia e a digitalizar a experiência: “Tecnologias como essas, para um público que grande parte do Brasil ainda não tem tanta destreza tecnológica, introduzir esse modelo de ativo, de experiência aos poucos, pode ajudar a trazer uma facilidade digital, de tirar o físico e trazer o digital”.
  3. Receita Extra: Além do produto principal, a tecnologia abre caminho para a monetização de colecionáveis e outros ativos digitais: “Além do produto principal, a empresa pode monetizar, como utilizar em coleções de arte. Vem justamente como uma forma de construir essa experiência e, quando se fala de receita, trazer uma nova possibilidade de receita“.

Foco no valor, não na moda

Sergio All diferencia o uso de NFT como mero marketing da sua aplicação como ferramenta real de negócio. Ele adverte que muitas iniciativas fracassaram porque seguiram a tendência passageira: “Como marketing, acredito que muitos que seguiram esse caminho não se deram muito bem, porque virou um boom, uma bolha ali. Muitas empresas como Lufthansa, Nike e até mesmo marcas de luxo têm utilizado as NFTs justamente com esse objetivo, de gerar experiências, permitir com que as pessoas tenham vantagens exclusivas“.

Para empresas que querem adotar a tecnologia de forma estratégica, ele recomenda quatro passos práticos. O conselho mais importante é focar no benefício real para o cliente: “A moda é algo passageiro, e quando você explica para o cliente o benefício real da NFT, e que ele tem a ver com desconto, tem o propósito da fidelidade, isso automaticamente acaba sendo um produto da empresa”.

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