Nintendo prevê venda de 15 milhões de unidades do Switch 2 até março de 2026
Publicado 08/05/2025 • 08:38 | Atualizado há 4 horas
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Nintendo prevê venda de 15 milhões de unidades do Switch 2 até março de 2026
Publicado 08/05/2025 • 08:38 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
Nintendo Switch.
Foto: Philip FONG/AFP.
A Nintendo anunciou nesta quinta-feira (8) que espera vender 15 milhões de unidades do novo console Switch 2 ao longo do ano fiscal que termina em março de 2026.
Essa é a primeira estimativa oficial divulgada pela gigante japonesa dos games desde que anunciou o sucessor do bem-sucedido Switch, previsto para chegar às lojas em junho.
A empresa também divulgou os resultados financeiros do quarto trimestre fiscal e do acumulado do ano. Veja o desempenho da Nintendo no trimestre encerrado em 31 de março, comparado com as projeções da LSEG (London Stock Exchange Group):
A receita caiu 24,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto o lucro despencou quase 50%. A retração já era esperada, já que muitos fãs da marca aguardam o Switch 2 e postergaram a compra do console atual.
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Mais cedo neste ano, a Nintendo revisou para baixo sua projeção de vendas do Switch original, de 15 milhões para 11 milhões de unidades no ano encerrado em 31 de março.
No balanço desta quinta, a empresa informou que vendeu 10,8 milhões de unidades no período, número ligeiramente abaixo da meta e 31% inferior ao registrado no ano anterior.
A consultoria de mercado Omdia projeta que a Nintendo venderá 14,7 milhões de unidades do Switch 2 apenas em 2025, cerca de 10% acima do desempenho do primeiro ano de vendas do Switch original.
“O Switch 2 será lançado em uma posição mais forte do que seu antecessor, com mais de 100 milhões de usuários ativos do Switch atual, o que representa uma base sólida para adoção”, afirmou George Jijiashvili, analista sênior da Omdia, em entrevista por e-mail à CNBC.
Investidores também estão de olho nas previsões da Nintendo para o novo ano fiscal. A empresa espera uma receita líquida de 1,9 trilhão de ienes — alta de 63% na comparação anual, embora abaixo dos 2 trilhões de ienes esperados pela LSEG. Já o lucro líquido deve subir 7,6%, para 300 bilhões de ienes, também abaixo da expectativa de 388,8 bilhões de ienes.
A Nintendo observou, no entanto, que todas as previsões consideram as tarifas dos Estados Unidos válidas a partir de 10 de abril, após uma pausa nas tarifas retaliatórias impostas pelo governo Donald Trump a diversos países.
Em abril, a Nintendo adiou a pré-venda do Switch 2 nos EUA após o anúncio inicial das novas tarifas de Trump sobre produtos importados. Os consoles da empresa são fabricados no Vietnã, que poderá sofrer com tarifas de 46% quando a suspensão for encerrada.
Segundo a agência Reuters, o presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, disse nesta quinta que, se novas tarifas forem impostas e os preços precisarem ser reajustados, a demanda nos EUA poderá cair. Furukawa também afirmou que os impostos poderiam reduzir o lucro da companhia em dezenas de bilhões de ienes.
Serkan Toto, CEO da consultoria Kantan Games, com sede em Tóquio, disse à CNBC que as projeções da Nintendo costumam ser conservadoras.
“A Nintendo adora subestimar suas próprias previsões, e o atual cenário em torno das tarifas dá a ela ainda mais motivos para ser cautelosa”, afirmou.
Segundo ele, as tarifas criam um “futuro incerto” para a empresa, dificultando qualquer previsão de vendas para fabricantes de hardware.
“O que acontece se as tarifas sobre importações da China permanecerem altas por mais tempo ou se forem ampliadas para o Vietnã?”, questionou Toto.
“Se a Nintendo tiver que aumentar os preços em US$ 100 ou mais, tudo muda de figura e a empresa enfrentaria enorme pressão no mercado norte-americano, essencial para ela.”
O foco dos investidores agora está em como o Switch 2 vai se sair após o lançamento. O novo console custará US$ 449,99 nos EUA e terá recursos aprimorados em relação ao modelo anterior.
Além da meta de vender 15 milhões de unidades no ano fiscal até março de 2026, a Nintendo espera vender 45 milhões de unidades de jogos no mesmo período.
Os jogos são essenciais para o sucesso de qualquer console. A Nintendo afirmou que o Switch 2 será lançado com dois títulos: “Mario Kart World” e “Nintendo Switch 2 Welcome Tour”. Também haverá versões adaptadas para o novo console de jogos já conhecidos, como “Zelda: Breath of the Wild”. A estratégia da empresa é apostar no apelo de personagens clássicos, como Mario e Zelda, para atrair os consumidores.
Lançado originalmente em 2017, o Switch se tornou o segundo console mais vendido da história da Nintendo, com mais de 150 milhões de unidades comercializadas. O sucesso foi impulsionado por jogos de franquias consagradas como Super Mario e Pokémon, além da expansão da propriedade intelectual da empresa para o cinema.
Os investidores esperam que a Nintendo continue surfando essa onda de popularidade. As ações da empresa acumulam alta de cerca de 30% neste ano e 64% nos últimos 12 meses.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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